domingo, 11 de abril de 2010

HUMILDADE


O tema que quero abordar hoje é bastante amplo, e claro que, só vou colocar uma pequena idéia, para que reflitamos um pouco sobre este importante assunto: Humildade, que está diretamente ligada ao enriquecer o desenvolvimento interior de cada um de nós.

Quando falamos sobre humildade, será que sabemos o que realmente significa ser humilde?

Paremos e pensemos um pouco: o que é ser humilde? [...]

O que geralmente a maior parte das pessoas faz é associar humildade com pobreza, financeiramente falando: “- Ah, tal pessoa é muito humilde, mora numa casa bem simples, etc [...]

Porém, isso é um grande engano. Temos muitos nesta situação que não são humildes, pelo contrário, são pessoas que nutrem algo terrível chamado: orgulho. Se bem que orgulho é um mal que pode afetar qualquer um, nas mais diversas situações.

Estamos nesta vida para nosso polimento, através de constantes aprendizagens e muito podemos aprender vivendo diferentes lições [...] , dentre elas, as diferenças socioeconômicas, raciais, religiosas, demográficas, [...], que na verdade, são apenas situações que a Vida coloca para todos. São características, limitações ou aparente “favorecimento”, para o exercício de vida mais apropriado para o que cada um de nós mais precisa desenvolver.

Cada qual “veste” os papéis que seu espírito mais necessita aprimorar, mesmo que muitas vezes não os aceitemos. Porém, cabe a cada um, vivê-los dignamente, sejam eles quais forem os desafios que a Vida nos impõe.

Humilde, para mim, é todo aquele que sabe viver estas realidades, e as aceita [...], que é grato pelo que é, pelo que possui, pelo que vivencia[...], que acolhe o aprender constantemente com a Vida.

Termos humildade é sabermos claramente nossos limites, conhecendo também, nossas qualidades, nossos defeitos [...]; humildade nunca vai combinar com orgulho. Lembremos que para sermos humildes nunca podemos ser movidos por qualquer tipo de orgulho, por menor que seja. Uma vez envenenados por ele, nos tornamos impossibilitados de viver a humildade verdadeira.

Sejamos humildes e saibamos que, mesmo dando o nosso melhor, podemos errar, nos enganar, falhar e não encontrar todas as repostas [...], porém nesse momento temos que ter a coragem em nos assumir inteiramente em toda e qualquer situação, pois se faz fundamental termos plena consciência que, acertando ou errando sempre estaremos indo em direção ao melhor.

Humildade é um exercício constante que temos que colocar em nossas vidas. E paralelamente a isto, dispamo-nos de todo tipo de orgulho e vivamos a humildade que tanto nos liberta.


Texto escrito por ValériaC em 19/03/2010

Revisado por Danilo Carvalho

Imagem : http://images.google.com.br

24 comentários:

Livinha disse...

É minha querida,
desfazendo-se das grifes do orgulho,
nos deparamos com ela, a bendita
humildade que nos apascenta a alma,
nos transforma em seres tranquilo, serenos
e vivos para a vida eterna...

Linda postagem.

Feliz semana pra ti minha amiga
e todos os teus

Livinha

Jeanne disse...

Valéria, para mim, a humildade é a mais dificil virtude a ser conquistada.
Mas devagar vale a pena perseverar sempre, um dia a gente consegue...
Beijos

ValériaC disse...

Livinha querida amiga...belíssimo o que você escreveu...
A humildade é algo maravilhoso e que muito temos que trabalhar e aprender...mas vale a pena, pois nos liberta.
Linda semana pra ti também...
Beijos...

ValériaC disse...

Jeanne querida...põe difícil nisso...porque o orgulho sempre quer falar mais alto em nossas vidas. Quando entendermos que ninguém é dono da verdade ou que tem que saber tudo, pois todos estamos em constante "construção",isso nos tranquilizará e nos ajudará a dar mais alguns passos rumo a humildade.
Beijos amiga...

Zatonio disse...

Parabéns!!!! Belo texto!

ValériaC disse...

Querido Zatonio, muito obrigada por sua presença aqui em meu cantinho e por estar o seguindo também...você será sempre muito bem vindo aqui!!!
Um grande abraço

Renata de Aragão Lopes disse...

"Estamos nesta vida para nosso polimento"

Que bonita lição!

Há tantos papéis difíceis
a encararmos ao longo da vida...

A humildade nos é imprescindível!

Um grande abraço,
doce de lira

ValériaC disse...

Querida Renata, é com muita alegria que te recebo aqui...obrigada por seguir meu blog...
É mesmo, muitos são nossos "papéis", mas tenhamos coragem de encará-los... com a humildade sempre nos guiando.
Beijos...

Mariana disse...

Valéria, lindo o texto, e sábias palavras.
humildade éo que está faltando na humanidade.

ValériaC disse...

Mariana querida, muito temos que aprender e exercitar neste sentido... humildade...mas não desistamos...porque a vida sempre nos trará situações para que isso ocorra e aprendamos cada dia mais...
Beijos amiga...

Carlos Varoli disse...

Querida amiga Valéria; corações doces como o seu é que estimulam meu trabalho no blog carlos espirita. Seu trabalho é muito lindo.
Deus te ilumine sempre.
Felicidades,

ValériaC disse...

Querido Carlos, muito obrigada...fico muito feliz em estimular seu trabalho...e meu objetivo de coração, é realmente fazer algo que nos leve à reflexão e crescimento, assim como o seu.
Amigo...plantemos sementes boas onde formos e com certeza Deus estará sempre nos abençoando...
Paz em sua vida...
Um grande abraço...

Silvana Nunes .'. disse...

Bom dia, minha doce valéria.
Como sempre momentos belíssimos de reflexão.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... e MEU CADERNO DE POESIAS, deseja um dia de muito Sucesso e realizações plenas.
Saudações Educacionais !

José disse...

Olá ValériaC,Parabéns pelo texto.
A humildade e a simplicidade, são qualidades que eu gosto de verdade.

José

ValériaC disse...

Silvana minha amiga flor...que bom que teve momentos de reflexão por aqui... fico muito feliz...
Saudações pra você e para seus blogs tão lindos...
Beijos...

ValériaC disse...

José, obrigada por seu comentário e seja muito bem vindo aqui, em meu cantinho...assim como você, admiro muito estas qualidades, que sempre temos que buscar.
Um grande abraço...

Jonathas Nascimento disse...

Oi Valéria,

Estava à deriva aportei aqui e gostei. A gente às vezes leva um bom tempo para aprender o que é de fato ser humilde. Depois de um bocado de trombadas, acho que hoje compreendo melhor quem sou, o que quero, o que posso oferecer a quem amo, a sociedade, aos animais, a natureza...

Humildade é realmente isso, mais que um estado de espirito é uma forma de vida calcada em valores acima dos $$$$ (cifrões) que vemos tanta gente cega correndo atrás, tomando, no vale tudo pelo poder - qualquer que seja o tipo.

Obrigado pelo texto,

Estarei por aqui

Abraços,

Estou no meu cantinho acervo pop passa por lá!!

ValériaC disse...

Jonathas, que alegria você ter vindo aqui em meu cantinho...seja muito bem vindo...adorei seu comentário...muito lindo...
Venha sempre...ficarei muito feliz...
Um grande abraço...

VASCODAGAMA disse...

OI
OBRIGADA PLO COMENTARIO NO M/BLOG
A HUMILDADE FAZ PARTE DA FELICIDADE
BASTA QUERER...... E QUERER é PODER

VOU VOLTAR
BEIJOOOOOOOOOOOOOO

Julimar Murat disse...

Querida Valéria

Em primeiro lugar quero agradecer o seu carinho e os seus comentários que tanto tem enriquecido o meu blog. Não comentei antes pois o meu pc estava com virus, mas agora tudo ok.
Quanto ao texto ele é bastante providencial diante das atitudes encontradas no nosso dia a dia.
É a oportunidade que temos quando deparamos com a arrogãncia, a prepotência, o orgulho, a vaidade, que nos leva a refletir o quão mesquinhos são essas atitudes que que só nos compromete no nosso processo evolutivo.
A consciência de um comportamento mais simples, mais humilde, mais generoso, mais fraterno com as pessoas nos eleva o espirito a uma dimensão que só que os tem pode desfrutar.
Que todos nós tenhamos um olhar diferente do mundo e ajamos com mais complacência e amor para com os nossos irmãos.

Um grande beijo

Julimar

ValériaC disse...

Oi minha querida VascodaGama...adoro seu blog...amo as flores dele...me sinto num jardim...
Humildade, assim como tudo o que possa nos fazer crescer, é uma questão de escolha... querendo de verdade...tudo é possível.
Beijos pra você...

ValériaC disse...

Julimar minha flor querida...obrigada por seu belo comentário...você também enriquece meu blog com tão sábias palavras.
Você está certa...muito temos que fazer para melhorarmos em todos os sentidos ... é trabalho para uma eternidade... mas sigamos sempre sem desanimar...aos poucos vamos melhorando...
Beijos amiga...

Cacau Loureiro disse...

Olá, boa noite querida e estimada Valéria, "humildade", um tema para nossos espíritos refletirem profundamente, os pontos de vistas colocados eu dou aceite e concordância, conheço pessoas sem recursos que são extremamente educadas e humildes, mesmo com seus vícios, por outro lado pessoas que tem tudo e tratam os outros dito "simples" com "asco", muito mais difícil quando se junta a escassez do espírito com a escassez material e o indivíduo não faz o menor esforço para esta mudança de estado. Tenho "persistido" e não desistido das pessoas, e também este sofrido processo é inevitável. bj bj

ValériaC disse...

Cacau querida...precisamos todos refletir muito e trabalhar arduamente para sermos verdadeiramente humildes...infelizmente o orgulho é algo terrível e que realmente pode afetar a todos e precisa ser muito combatido...pois todo e qualquer tipo de orgulho é motivo para nos aprisionar...
E persistamos sim, em aprender cada vez mais...
Beijos amiga...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails