sexta-feira, 23 de abril de 2010

INVEJA

INVEJA

O tema que vou propor hoje para refletirmos, é algo delicado, o qual em muito podemos ser resistentes em admitir que já sentimos, mesmo que eventualmente: A Inveja.

O que é sentir inveja? [...].

Sei que algumas pessoas de pronto me dirão:

- Espere aí...existe inveja ruim, mas, existe uma inveja que é boa[...], e eu pergunto:

- Inveja boa? Como dizermos que pode existir uma inveja que seja boa?

Ao meu ver, inveja é um sentimento deplorável, empobrecedor, que se possa nutrir por algo ou alguém. Portanto, não devemos sequer sentir uma “inveja boa”.

Quando se sente inveja estamos na verdade dizendo, mesmo que sem palavras, a nós mesmos o quanto somos pequenos, insignificantes [...], ou seja, estamos nos desvalorizando. Isto é reflexo da insegurança que infelizmente, para nos sentirmos melhores, queremos tudo somente para nós ou então menosprezamos o outro, para nos sobressair.

Seja nos sentindo um nada ou nos sentindo superior a todos, a insegurança se mostra sob a face da inveja, o que é um sentimento altamente destrutivo de se ter.

Portanto, procuremos não sentir inveja de ninguém, pois bem sabemos, que cada qual tem suas alegrias e suas cruzes [...]; ninguém deveria se iludir com meras aparências, a ilusão sempre nos engana e o principal é lembrarmos que cada um se faz merecedor do que tem e do que não tem, na vida. Não é invejando o que não nos pertence, que o conseguiremos, nem tão pouco será, destruindo o que é alheio.

Por outro lado, podemos sim, sentir algo nobre: “admirar” verdadeiramente uma situação e/ou alguma pessoa em especial.

Admirar significa darmos real valor no semelhante e até seguirmos seu exemplo, claro que sempre ao nosso próprio modo, respeitando a nossa individualidade.

Se observarmos bem, quando invejamos, podemos perceber até mesmo fisicamente os reflexos, uma vez que no fundo estamos nos comparando, e na maioria das vezes, nos inferiorizando, nessa hora percebemos algo como se fosse uma força que vem em nosso peito e nos oprime, como que querendo nos achatar, nos colocar para baixo. Ao passo que, ao admirarmos, a sensação é diferente, interiormente nos é agradável, nos causa certa alegria, sentimos algo que vem de dentro e se expande para fora de nós. Se distinguirmos a diferença entre a inveja e o admirar poderemos nos corrigir.

Cuidemos de nos “construir” positivamente, nos apoiando, nos nutrindo, buscando sempre um crescimento interior ininterrupto [...], cuidando em fazer escolhas que levem a nos sentir bem conosco e com a vida que temos. Assim, nos tornaremos seguros de nosso valor diante de tudo e de todos, passando ser natural o sentimento de admiração, ao invés do de inveja.

Sintamo-nos gratos pelo que somos e com a vida que temos, pois, se quisermos ser felizes, trabalhemos para isso, afinal, tudo é conquista em nossas vidas. É natural em nossa evolução querermos o melhor, mas só o façamos, quando realmente fizer “sentido” e não porque não queremos nos sentir inferiores ao nos comparar com os outros, pois, nenhuma comparação é justa, com nenhuma das partes.

Saibamos admirar mais as qualidades, a beleza, a capacidade, o valor que temos e o de cada um que conosco compartilha esta jornada abençoada, não se esquecendo que aos olhos do Criador, em seu infinito Amor, cada qual na sua peculiar maneira de ser, possui um valor inestimável.

Texto escrito por ValériaC em 21/04/2010

Revisado por: Danilo Carvalho

Imagem: http://images.google.com.br

28 comentários:

  1. Minha querida amiga Valéria, a inveja é um dos sentimentos mais destrutivos que podem contaminar o nosso viver. Você disse bem, temos que "nos construir positivamente". Assino embaixo. Nada melhor para evitar a inveja, do que olhar para nossa vida real e agradecer tudo o que somos e o que temos, lembrando sempre que nossa estada no planeta azul é provisória. Lindo post, obrigada.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Olá Valéria querida,
    amei ler este texto. Nós precisamos nos amar, sermos felizes com o que temos e nos aceitarmos do jeitinho que somos. Inveja nao traz nada, só energias negativas. O ideal é nao nos compararmos com ninguém, pois sempre vai haver pessoas mais simples e pessoas mais sofisticadas que a gente.
    Obrigada por sua amável visita.
    Beijos e um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto!
    Concordo e assino em baixo.
    bom fim de semana!

    Marineide

    ResponderExcluir
  4. Penso que inveja seja um sentimento de quem não se dar a capacidade de lutar, deseja obter tudo com facilidade e perante a falta sente inveja do outro naquilo que tem. São pessoas desprovida do querer, do si mesmo, julgando-se infelizes e se acomodam.

    Lindos ensinamentos Valéria
    Gosto de estar aqui.
    Bjs
    Livinha

    ResponderExcluir
  5. Marli querida, a inveja é terrível, é algo muito destrutivo mesmo... nada como investirmos positivamente em nós.
    Beijos amiga...

    ResponderExcluir
  6. Marcia minha amiga...concordo totalmente com suas palavras. Fico feliz que o que escrevi tenha sido algo que nos leve a uma reflexão proveitosa. Ótimo final de semana!!!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Livinha meu anjo, você está certa...a inveja é algo sentido por aquele tipo de pessoa que nada quer fazer para crescer e dar o melhor de si...pois quem busca o seu melhor dentro de sua individualidade, entende que cada um tem o que faz por merecer e não fica preso a tal sentimento.
    Adoro que venha aqui flor...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Marineide, meu encanto de amiga...bom demais tê-la por aqui...bom final de semana...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso o texto , e altamente verdadeiro concordo quando vc diz que nao existe inveja boa, o que existe é admiração e saber que cada um tem o que lhe é merecido e lógico ao seu tempo, cada um tem seu momento, hoje é o do vizinho amanhâ poderá ser o seu, é só ter um pouco de paciência."Deus" roga por todos nós, isso é certo...

    Bjim:*

    Tenha um otimo Fim de Semana!!!

    ResponderExcluir
  10. A inveja, uma bela proposta, é a falta de capacidade, a crença e a admissão d q não posso conseguir o q o irmão conseguiu, q inveja, é admitir q sou menor, pra vc parabéns e bjos, bjos e bjossssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Cassia querida...belo seu comentário... temos que aprender a trabalhar pelo nosso progredir, em todos os aspectos da vida. Olhar o outro, somente se for para admirar...
    Lindo final de semana amiga...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Castanheira meu amigo... trabalhemos sempre em prol do nosso melhor, tanto físico, emocional,como espiritual... aceitemos o somos e façamos tudo o que nos é possível pelo nosso crescer, sem nos incomodarmos com o caminhar do outro. Cada um tem seu próprio caminho, seus mérito e suas conquistas.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  13. ValeriaC, amiga da eternidade

    Trabalhar o coração para ficar feliz com os outros e suas conquistas é o caminho para não termos mais a inveja. Afinal, ela é corrosiva e acaba com o nossa saúde. Você disse que denota insegurança e isso é motivado pela falta de confiança em si mesmo.
    Uma coisa que aprendi é que reencarnamos para aprendermos a nos valorizar buscando confiar em nós mesmos. Por ser tão difícil esta caminhada, acabamos crendo que a inveja, ciúmes, e outros sentimentos deletérios fazem bem. Significa que a vida não é justa para conosco. É um cego caminhando para o precipício.

    Anjo, um doce beijo!!
    Jorge

    ResponderExcluir
  14. Jorge meu tão querido amigo, belíssimas suas palavras. Assim como você, creio que precisamos muito trabalhar o Amor...buscar nosso crescimento,aprendermos a nos valorizar...tudo isso é antídoto bendito para que não sintamos inveja, nem ciúme, nem qualquer outro tipo de sentimento que nos faça mal.
    A vida nos dá aquilo que nos damos a ela. Portanto ela é justa, nos cabe prestarmos atenção ao que estamos oferecendo ao mundo, pois bem sabemos que toda semente que semeamos, colhemos de volta.
    Anjo amigo... beijos...

    ResponderExcluir
  15. Olá criatura especial Valéria, sabemos que neste mundo ainda estamos galgando os degraus do aperfeiçoamento, que sirvamos de exemplo então. Muita gente vive a vida comparando-se aos outros, colocando a si mesmos abaixo do que o próprio Deus nos deu como virtudes, habilidades, menosprezando o seu próprio aperfeiçoamento diante do Criador. Quando nos esforçamos em ser realmente aquilo que somos de dentro para fora todas as outros dons afloram, não há porque da inveja, pois que nenhuma inveja é boa. Meu beijo!

    ResponderExcluir
  16. Minha flor amiga Cacau...amei seu comentário...é isso mesmo...invistamos em nosso crescer, trabalhemos pelo florescer de nossos tantos dons, às vezes, meio que escondidos...é preciso valorizar a unicidade de cada um que Deus criou...se ele quisesse que todos fossem iguais e tivessem as mesmas experiências, nos teria feito assim...ele foi e é, criador criativo...sejamos nós, melhores a cada dia, dentro do que somos e podemos.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. As pessoas estão perdidas, inveja do que, para que se cada um faz sua história...paz.

    ResponderExcluir
  18. Oi menina linda, sim agente sonha cada coisa linda, que não tem como não ser feliz, por isso divido meus sentimentos, obrigada por seus carinhos.
    sim a inveja é horrivel, o invejoso é um incapaz, iincompetente por isso sente inveja, mas hoje vamos ser feliz, pra isso Deus fez esse dia. bjão, amo sua presença.

    ResponderExcluir
  19. Não existe inveja boa, ou inveja branca como alguns tentam abrandar os efeitos deste sentimento negativo.
    Infelizmente a maioria das pessoas ainda sente inveja.
    É natural e humano, mas importa reconhecer o sentimento e afastar logo da mente, reconhecendo seu poder deletério.
    Não somos anjos, ainda falta muito,rsrsrs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Valéria,menina! Ótimo texto! Gostamos de usar máscara e mascarar também os sentimentos. Esta de inveja boa ou má realmente não existe. É inveja ruim mesmo. Sentimos! Devemos admitir! Agora encarando a verdade trabalhar para eliminá-la do nosso foro íntimo. Um beijo!

    ResponderExcluir
  21. Lisette minha querida, concordo com você... as pessoas estão em muito perdidas...e se esquecem de que são autores de suas próprias vidas.
    Um beijo amiga...

    ResponderExcluir
  22. Val minha flor...você é preciosa em beleza, em alegria, em Paz e Amor... adoro podermos fazer parte da vida uma da outra. Nossa amizade é uma riqueza...um belo jardim...
    Beijos amiga...

    ResponderExcluir
  23. Jeanne querida, você está absolutamente certa no que diz. Por isso quis escrever sobre este tema,pois imperfeitos ainda somos, mas podemos nos observar e sempre que preciso nos corrigir...e assim avançamos um pouquinho mais em nosso crescimento. Mas pra virar anjo falta muito mesmo amiga rsrsrs....
    Beijos...

    ResponderExcluir
  24. Gi minha flor amiga...é isso mesmo...aprendamos a ver o que infelizmente as vezes tentamos disfarçar, encarando a verdade e nos corrigindo sempre que preciso.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    A inveja é falta de gratidão. O invejoso nunca olha para o que tem e procura agradecer mas, olha para o alheio e, com cobiça, quer ter o que o outro tem...Ele pensa: as uvas do vizinho são mais doces! E esquece de olhar as suas que estão apodrecendo.
    Um abraço
    Marineide

    ResponderExcluir
  26. Marineide querida, você definiu muito bem a inveja em seu comentário...temos sim, que nos olhar e fazer o melhor para nosso desenvolvimento ao invés de olhar com cobiça o que é do outro. Cada qual, faça por merecer tudo o que tenha.
    Grande abraço amiga...

    ResponderExcluir
  27. A inveja é algo tão real e pesado que está na bíblia.
    A inveja faz mal para todos.
    Um grande abraço e um beijo.

    ResponderExcluir
  28. Mariana querida é isso mesmo...inveja é algo que pesa tanto que só pode ser algo que faz muito mal.
    Beijos amiga...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails