domingo, 4 de abril de 2010

QUIETUDE



QUIETUDE

Como é necessária a quietude [...], como nos faz bem termos momentos em que sozinhos, podemos nos acalmar, abrandar o coração, respirar pausadamente, sentir o Amor do mundo a nos envolver completamente e como que abraçados pelo universo, sentirmos Paz.

Quando fico assim, me sinto especialmente abençoada [...].

Abençoada por estar viva, por estar exatamente aqui, podendo aprender cada dia um pouco mais [...].

Sei que sou abençoada, não porque tenho uma boa vida, pois de nada adiantaria tê-la, se eu não a enxergasse com os olhos da minha alma e não a valorizasse devidamente, tendo plena consciência que tudo o que “tenho” é somente um grande empréstimo que Deus me concedeu.

Sou uma pessoa muito simples, adoro sentar pelo chão do meu quintal, olhando a água da piscina a ondular, as plantas do jardim, enquanto olho um bando de andorinhas, a voar sobre mim, como que a me presentear com suas companhias. É tão bom ouvir e ver as rolinhas sentarem mansamente pelo muro, enquanto vou sentindo a brisa fresca do fim desta tarde.

Que benção poder dedicar-me a tantas atividades que amo, ter oportunidade de estudar, ler bons livros, me aprofundar, escrever e compartilhar com vocês, meus tão queridos amigos e amigas que aqui vem me visitar.

Convido-os a também ter esses momentos de silêncio em suas vidas, um espaço para reflexão, tempo de mansidão, seja quieto em casa ou junto à natureza, pois isto lhes trará Paz, e encherá seus corações de Amor.

E com nossas energias recarregadas, renovados, podemos então, continuar a trabalhar pelo Bem, pela Paz e pelo Amor!

ValériaC em 01/04/2010 num finalzinho de tarde...

E agora, vos convido a ler este belo texto... eu o li enquanto apreciava a calmaria da minha tarde... do livro: “Horizontes da Fala” – João Nunes Maia – Espírito Miramez




PENSAR É UM DOM

Pensar é um dom indescritível na linguagem humana, é um tesouro inigualável que recebemos do coração de Deus.

Muitas escolas falam na educação da mente, mas poucas se lembram da disciplina da palavra. É grandioso que eduquemos os nossos pensamentos, mas sem provocar sua morte na congênita expressão das idéias. Se temos o dom de pensar, temos igualmente, o de falar. Os pensamentos são como rios, que vão beneficiando por onde passam, e a boca tem grande função no colégio apostolar dos homens. Ela, quando pronuncia sons de ouro, é como jóia de Deus, no terminal do verbo.

Exercita os teus pensamentos, porém, em conexão com as palavras. Começa a pensar e a falar coisas positivas, que o hábito te colocará no caminho da tranqüilidade de consciência, mas não te esqueças também de ser uma pessoa operosa, pois a inatividade destrói quase todos os esforços da natureza em teu favor.

Quando falamos da palavra, não podemos esquecer-nos dos pensamentos; é como se pensar fosse o mar e falar, o rio. O rio, logicamente, corre para o mar; no entanto, nasce igualmente dele. Costuma-se dizer que é melhor não pensar, do que pensar mal, mas nós pedimos licença para não concordar com esta frase. Melhor é pensar sempre; mesmo que queiramos, não conseguiremos ficar inativos na área da mente. Todavia, acrescentamos: convém esforçarmo-nos todos os dias para educarmos as idéias que nascem como flores dos céus, no centro da alma. Eis que este é o nosso trabalho, que sempre conta com a ajuda da espiritualidade superior. Não deves deixar para amanhã o que podes fazer hoje, agora! Não te custa nada, somente querer.

Estamos cercados por um acúmulo de ondas mentais, procedentes de muitos mundos que se interfundem com o planeta. Elas são vivas, por procederem de vidas. Elas nos visitam quando em nós encontram guarida, através da sintonia que as atrai. Se queres forças superiores que te ajudarão a construir a tua vida, emite ondas na gama do amor, desprende energias no clima da caridade, trabalha para entender a tua missão no lugar onde estiveres, que os teus caminhos serão iluminados e não tropeçarás nas pedras das incompreensões.

Meu filho, falta-lhe alguma coisa na vida que levas, na cruz da carne? Certamente que te falta, e o que te falta não é culpa de ninguém, nem mesmo de ti; é falta de aprendizagem maior, que só encontrarás nos bastidores do ministério do Cristo. Procura mais, e se ainda continuar a faltar, continua procurando, porque é do dito evangélico que quem buscar, achará. Não deixes que o esmorecimento te envolva no clima da revolta, nem na atmosfera da disciplicência. Planta as sementes do bom ânimo em todos os canteiros do coração, e cuida delas, que não faltará alegria para o teu gasto diário, nem esperança para o teu alimento. Se pensar é um dom, usa este talento que é teu, conscientizando-te de que tudo, mas tudo o que imprimires nas forças mentais, retornará a ti na mesma quota, para te encarcerar ou libertar-te; depende apenas de ti.

Experimenta – se já não tens o costume de assim proceder – ao despertares e levantares do teu leito, sentir e falar na alegria, pensar e meditar na felicidade, repetindo que tudo durante o dia correrá bem e, mesmo se surgirem alguns problemas, haverá de vê-los como lições de entendimento. Não quebres a tua boa disposição por motivo nenhum e, ao chegar à tarde, estarás revestido de uma expressão serena. Todos notarão algo mais sendo acrescentado ao teu mundo interno, algo que somente as mãos de Deus puderam oferecer-te... O amor que plantaste com o exercício, em poucas horas crescerá e florescerá pela graça d’Aquele que nos criou, e pelas bênçãos de Jesus que nos acompanha sempre.

Não deixes de prosseguir nos ditames da lei: “Sempre servir, servir sempre”, com os recursos que o Senhor nos dotou. Pensa servindo e fala ajudando, que o dia não passará em vão, e o prazer de viver começará a nascer em ti.

Imagens: http://images.google.com.br



32 comentários:

Jorge disse...

Valéria, meu Anjo
paz interior!! Quem não a deseja?
É cultivo íntimo de cada um.
Aquietar a alma nõa precisa necessariamente silenciar-se, mas sim, pensar, falar e agir com serenidade.
É no meio da tempestade, manter o equilíbrio.

Amiga luz, beijo teu coração com todo carinho te desejando uma ótima semana!!!

ValériaC disse...

Jorge, meu tão querido amigo, li seu comentário e espero que ele apareça, até agora ele não apareceu aqui.
Adorei o que você disse e concordo com você. É preciso encontrar a Paz, tanto em momentos em que ficamos sozinhos, mas especialmente, em meio as tempestades que a vida nos traz... Muitos são os caminhos de se conquistar a Paz e cada um deve cultivá-la em seu interior, pois ela é maravilhosa de ser sentida. Mais linda ainda quando a sentimos em todos os momentos de nossas vidas.
É uma grande aprendizagem e uma grande conquista a ser buscada por todos nós.
Tenha uma semana iluminada e plena de serenidade...
Beijos no seu coração...

ValériaC disse...

Que bom Jorge, seu comentário apareceu... suas palavras são sempre sábias...que alegria!

Valvesta disse...

BOM DIA QUERIDA NESTA SEMANA,
Guarde, carinhosamente, esse instante! Seja agradecido!
Não espere grandes ocasiões ou grandes milagres para dizer "obrigado, Senhor".
Deixando de apreciar as gotas de bênçãos, perdemos muito do poder que elas têm nas nossas vidas;
olhando para elas com olhos sempre novos,
outras janelas se abrem e percebemos que a vida é um poço de oportunidades.
Aprecie as gotas de bênção que são derramadas todos os dias em Sua Vida e de Sua Família!!!
Um dia regado de vitórias pra você!!!
Beijossssssssss

Deus te abençoe

Livinha disse...

Valeria,
Quietude é a necessidade do pensar, poder assim encontrar as respostas, as razões, uma infidade de buscas interior. É um estado d'alma de contemplação ao sussurro do vento, a leitura do universo, paz e interiorização.
O recanto da imagem que colocaste, que coisa mais esplendorosa, cheiro de outono, onde cada folha torna-se uma palavras na sensação da quietude. O silêncio é o amigo companheiro, que entende o tempo, que fica de ouvido atento a nos escutar e guarda nossos segredos para o vento não levar...
Mto bom minha querida... A paz se instala dentro da gente e a gente respira outro ar, tudo torna-se um lenimento pra gente ter força de continuar...

Adorei a tua postagem...

Bom Dia pra ti
bjs linda amiga
Livinha
=)

ValériaC disse...

Val, minha querida, amei seu comentário... quanta sabedoria nele...
Deus está em tudo que faço amiga, me sinto imensamente feliz por me sentir assim...
Querida te agradeço do fundo do coração, tudo o que você me desejou e saiba que quero o mesmo em sua vida... um dia, uma semana, uma vida abençoada...
Beijos...

ValériaC disse...

Livinha, minha linda flor amiga...que lindas e sempre tão poéticas suas palavras...
A Paz é uma benção...
Tenha uma semana maravilhosa!!! Gosto demais de tê-la como minha amiga... Serenidade em seus dias...sempre...
Beijos...

Silvana Nunes .'. disse...

Bom dia, minha querida Valéria.
Ah... quem não procura a quietude? Adorei o post.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Beijo grande.
Saudações Educacionais !

wcastanheira disse...

Q bela foto!! Q lindo texto, a quietude é tão necessária q CRISTO qdo buscava as coisas de DEUS, buscava a quietude da montanha, o silêncio do mar o isolamento do campo, quer dica maior q esta se o grande MESTRE buscava a quietude para estar ainda mais perto do PAI? Lindo e verdadeiro texto, pra vc bjos, bjos e bjossssssss

Valvesta disse...

Bom dia
"Alguns pensamentos são preces.
Há momentos em que, qualquer que seja a posição do corpo, a alma está de joelhos.
(Vitor Hugo)
uma semana cheia de alegria e paz. abraços, val.

ValériaC disse...

Silvana, minha flor querida...obrigada por sua visita aqui... adorei suas saudações!!!
Desejo uma semana encantadora para você!!!
Beijos...

ValériaC disse...

Meu querido Castanheira, lindíssimo seu comentário...que exemplo perfeito você deu: Jesus... o sigamos sempre, em tudo... e estaremos no melhor caminho...
Beijos...

ValériaC disse...

Val, minha flor amiga...você está absolutamente certa: alguns pensamentos são preces... me sinto feliz de sempre ter bons pensamentos assim, isso me traz Paz...
Linda semana pra você também querida...
Beijos...

JR disse...

valeria,precisamos sim de momentos de reflexão ,em pé ou sentados no chão ,é necessario as vezes parar.
Silenciar nossa mente interior ,para relaxar nosso corpo exterior, em busca da serenidade.
Esta vida tão agitada, que não deixa ninguem ficar parada ,não nos dispensa de tempo maior pra respirar.
Adoro o livro Horizontes da Fala e foi meu livro de cabeceira por muitos anos e agora com sua dica a saudade voltou e retorno leitura outra vez.
Abraços carinhosos

ValériaC disse...

JR minha querida amiga...a vida é sempre uma correria, mas, nos é vital, pararmos um pouquinho, faz um bem enorme.
Acabei de ler este livro e amei...vale a pena ser relido de tempos em tempos... eu leio seguidamente a anos, livros espíritas ...eu adoro. Quanta riqueza encontramos neles...
Tenha uma semana iluminada...e cheia de serenidade.
Um abraço e meu carinho...

Cacau Loureiro disse...

Sim, sim, Valéria amiga e irmã... A profunda reflexão é o pensamento ligado ao divino, e quando nos ligamos ao divino a nossa força mental e por conseguinte a força da palavra nos faz mais fortes, nos faz mais sábios. O Senhor do Universo nos pede tão pouco, então no profundo silêncio de nossas almas e com os olhos bem abertos à observação teceremos lindos poemas de amor á vida. Bj

Jeanne disse...

Muito legal, Valéria, vou procurar este livro.
li deste espírito iluminado o livro Saúde, e adorei.
este deve ser tão bom quanto...
Meu contato com a natureza só no parque, quando posso vou, realmente é um bálsamo, um renovar de energias.
Beijos :)

Sandrinha disse...

Cada vez que passo para ler suas postagens abençoadas me sinto presenteada! Estive em um retiro nessa Páscoa e praticamos muito disso que vc escreveu! Aquietar-se para o encontro interior... Lindo isso! Mais uma vez parabéns, querida!!

Bjs carinhosos para vc amiga!!!

Sandrinha

ValériaC disse...

Cacau, minha irmã e amiga...belíssimas suas palavras...disse lindamente o que temos que fazer sempre em nossas vidas: estarmos ligados ao Divino...
Beijos...

ValériaC disse...

Jeanne minha tão querida amiga, leia mesmo é maravilhoso...fiquei encantada com tanta sabedoria deste espírito Miramez...
Que delícia este contato com a natureza em parques...também adoro...faz um bem imenso.
Beijos...

ValériaC disse...

Querida Sandrinha, fico muito feliz que você aqui encontre uma boa leitura... tudo que aqui coloco são textos que muito me tocaram e que gosto de compartilhar com vocês, meus amigos...obrigada pelo seu carinho amiga...
Beijos...

Garota Zen disse...

Olá ! Amei seu blog, gosto muito de ler textos reflexivos e espiritualizados. O ser humano precisa cada vez mais buscar sua essência, e você escrevendo sobre a quietude me fez ver que há muito tempo não tiro um momento pra mim. Precisamos recarregar nossas baterias sempre, entrar em conexão com nosso ser superior. Voltarei sempre no seu cantinho, um grande abraço !

ValériaC disse...

Garota Zen, que alegria recebê-la aqui em meu cantinho...fico feliz que de alguma maneira, pelos textos que coloco aqui, leve as pessoas à reflexão.
Ficarmos na quietude faz um bem enorme, precisamos disto.
Volte sim querida, será sempre muito bem vinda.
Um grande abraço...

VASCODAGAMA disse...

Oi Amiga
Adorei
Obrigada plo comentario no m/blog
vou voltar
Beijo de Portugal

Mariana disse...

Começando pela imagem, ela já transmite paz.
o texto está divino, valeu a leitura.

Valerie disse...

Valzinha, teu cantinho emana paz. Como é bom estar aqui!
Precisamos cada vez mais, em meio a correria do cotidiano, estar em quietude, em companhia de nós mesmos e sintonizar com essa força maior que é Deus.

Paz sempre,amiga amada.

ValériaC disse...

Minha flor VascodaGama, que alegria revê-la... e que bom que gostou do texto...
Que maravilha seu beijo de Portugal... adorei...
Beijos em seu coração,minha querida amiga...

ValériaC disse...

Mariana minha querida, fico feliz que sinta Paz... é tudo o que eu mais quero... Paz para você minha amiga!!!
Beijos...

ValériaC disse...

Valerie minha tão especial amiga, como é bom saber que você sente Paz... aqui em meu cantinho...
Serenidade em seu coração minha flor...
Beijos...

ONG ALERTA disse...

Sim saber ouvir nosso próprio coração é uma arte...aproveita estes momentos mágicos, paz.

ValériaC disse...

Lisette minha flor querida, belo seu comentário...nem tudo é Paz nesta vida e então realmente precisamos aproveitar momentos em que a sentimos...
Paz em seu coração amiga!
Beijos...

Lia Noronha disse...

Que lugar Divino...amei!!!
Abraços fraternos pra ti.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails