quinta-feira, 20 de maio de 2010

O PODER DA AMIZADE


O PODER DA AMIZADE

A amizade converge de pontos afins, onde os corações se unem em plena fraternidade. A afeição mutua é garantia para o amor e o desencanto dos sentimentos é a falta de Cristo no coração.

A presença de Jesus altera todo ambiente em dissonância, mudando-o para a cordialidade e o afeto passa a ser a atmosfera comum entre as criaturas. Pressupõe o homem ignorante que aquilo ou aquele que o desagrada deve-se esquecer, senão desprezar, maltratar e perseguir.

Entrementes, a filosofia do Evangelho afirma o contrário: que devemos sempre nos unir e que o amor deve surgir em tudo e em todas as almas, pois para isto fomos criados. O poder da amizade nos leva a crer na felicidade e a esperança nos estimula para grandes realizações. O agrado de uns para com os outros faz clarear a inteligência, sem subestimar os ideais dos sentimentos elevados.

Cada passo que dermos, no caminho do bem, para granjear amizades é luz que acendemos em nossa subida para a libertação espiritual.

A atração entre as pessoas tem muito a ver com a presença do amor. Carinho é coisa muito seria. Logo que recebemos ou doamos, reconhecemos a manifestação do amor que somente existe com abundância nos planos maiores da vida. Ele, na Terra, pode parecer, por vezes, envolvido em fortes interesses físicos, ou exigindo permutas inconfessáveis. No entanto, traz no seu coração, se assim podemos dizer, uma luz imortal, que no amanhã brilhará qual as estrelas, na harmonia divina. Nada se perde, tornamos a dizer. Tudo o que plantamos nasce e torna a nascer por mil meios, na multiplicação da vida, em busca do esplendor de Deus.

Não pode existir vida sem convivência, sem aconchego na exuberância da fraternidade. Não pode existir saúde sem a força poderosa da amizade. Ela é que:

nos oferta o leito para recuperarmos nossas forças quando fracos;

nos oferta o alimento, quando temos fome;

nos fornece agasalho, quando nus;

nos oferece água, quando sedentos;

nos traz o remédio, quando enfermos;

nos manifesta a alegria, quando tristes;

nos dispõe à companhia, quando solitários.

A amizade é que nos dá coragem para viver, diante de todos os problemas e infortúnios. Se é esta norma de vida a melhor, granjeemos amigos, nos adverte Pedro, o Apóstolo e, para tanto, é indispensável que surja no coração o amor e que a harmonia se estenda entre os homens.

Porém, toda intimidade requer vigilância, para que ela possa durar, afeiçoando-se com a eternidade. Toda inimizade desconhece o valor do bom comportamento e, se vivemos discutindo, separando-nos dos nossos semelhantes, dando asas à maledicência e fomentando a discórdia, nunca teremos saúde.

Saúde é harmonia em tudo o que pensamos e fazemos. Se estamos alimentando ódio contra os nossos companheiros, dá-se uma disfunção em todos os nossos corpos, levando-nos à enfermidade, enquanto durar a nossa ignorância.

Jesus nos induz, a cada segundo, para a conjunção dos nossos ideais na amplitude de todos os nossos sentimentos, para a grandeza da amizade.

Sede amigo de tudo e de todas as criaturas, que a saúde surgirá em vossos caminhos, como luz do sol a vos alegrar.

Trecho do livro “Saúde” – João Nunes Maia (pelo espírito Miramez)

Imagem: http://images.google.com.br

37 comentários:

  1. OI, VALÉRIA

    A VERDADEIRA AMIZADE É UM PRESENTE DE DEUS!
    LINDO TEXTO!
    SABE, ESTOU LENDO MARIA DE NAZARÉ, DE JOÃO NUNES MAIA, PELO ESPÍRITO MIRAMEZ, E TE DIGO QUE ESTOU ENCANTADA... VOCÊ JÁ LEU? SE NÃO, RECOMENDO, POIS É LINDO!

    BEIJOS E ATÉ.

    ResponderExcluir
  2. Gislene querida, com toda certeza a amizade é um presente Divino!
    Ainda não li, já anotei o nome e vou procurar para ler sim, adoro este autor.
    Beijos amiga...

    ResponderExcluir
  3. Valéria,

    Vamos lá deixa eu tentar
    buscar na minha inspiração
    o que procura dizer
    o meu pobre coração
    Ao contrário da canção
    amigo, não é coisa
    e nem foi feito pra se guardar
    se guardar, fica esquecido
    esquecido, não se faz lembrar
    Do lado esquerdo do peito
    ele faz tum, tum,tum,tum
    é o tok do carinho
    crescendo fazendo zoom
    Acionando as lembranças
    de sua presença amiga,
    falando no pensamento
    vem comigo, me siga!
    Nos momentos de tristeza
    parece advinhar
    mandando poemas lindos
    lembrando o verbo amar
    Outras vzes na alegria
    conosco segue a cantar
    com festejo e simpatia
    na torcida a saltitar
    Amigo é pra se guardar?
    sim, ao tok despertador,
    é não deixa-lo dormir
    pra saudade não virar dor
    Não trancar em 7 chaves
    amigos devemos doar
    para alguém já esquecido
    no mundo, n'algum lugar
    Amigo amo você
    e muito temos por trocar
    o tudo que você sabe
    quero aprender
    o tudo que eu já sei,
    vou te ensinar
    meu beijo carinhoso
    em seu lindo coração
    pelo que me representas,
    eis a minha inspiração

    Lívi@petitto
    Março/2008

    Eis a amizade florida minha
    querida amiga...
    Trouxe lá do meu recanto
    pra você...

    Belíssimo texto
    parabéns
    Bjs
    Livinha

    ResponderExcluir
  4. Livinha meu anjo de amiga...ameiiii!!! Muito linda sua inspiração...
    Você sabe que a considero demais...agradeço do fundo do meu coração por sua presença amiga em minha vida e saiba que muitíssimo a estimo...
    Beijos ...

    ResponderExcluir
  5. Olá Valéria,
    Que lindo esse texto. Tudo se resume nas palavras do Mestre: "Amai-vos uns aos outros". O amor é a mola mestra da felicidade, e a amizade é uma face do amor. Bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Lindo e verdadeiro o seu texto, amizade quando é sincera é uma arma poderosa contra todos os males.
    Parabéns pela escolha do texto!
    Um grande abraço!!!
    Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  7. Marli querida, obrigada por suas palavras...você está absolutamente certa: a amizade é uma das faces mais belas do Amor...
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  8. Dora minha flor querida...amizade é algo maravilhoso que podemos cultivar e imenso poder tem contra todos os males, como você disse...é uma verdadeira benção.
    Um imenso abraço pra ti amiga!

    ResponderExcluir
  9. A amizade verdadeira faz muito bem e nem precisa de contato físico. Sabemos que no encontro,o fio da meada será retomado.É lindo!beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela visita. Realmente a amizade é o que nos sustenta nesta vida atribulada. Disto eu não posso reclamar. Tenhos boas e sólidas amizades...
    Venha ao aderir à Campanha Comentemais! O selo está no meu blog e espero que você divulgue também.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Este poder é maravilhoso, amigos é para se guardar dentro do coração, paz.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. É verdade Chica... basta a gente cultivar...e a amizade floresce sempre...
    Beijos amiga...

    ResponderExcluir
  13. Marineide querida, amizade é uma grande benção que a vida nos concede... benditos sejam nossos amigos... que me são muito preciosos ...e isso me alegra demais o coração...
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Passei pra agradecer e retribuir a visita. esteja sempre a vontade, também passarei a frequentar seu blog. bjs

    ResponderExcluir
  15. Lisette querida ...é bom demais sabermos que temos amigos com quem contar...e compartilhar a vida... Paz pra ti amiga ...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Nyx...bom demais sua visitinha florzinha amiga!!! Venha também sempre que puder!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  17. Kelly querida, fico imensamente feliz com sua visita...venha sim, ficarei contente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. A amizade quando bem cultivada, é mesmo uma verdadeira bencao, quando duas ou mais pessoas se afinam, se respeitam, é uma uniao de almas e tem o poder de fortalecer, nos fazer mais felizes.
    Querida, desejo a você um belo fim de semana, paz e luz!
    Parabéns pelo novo visual do blog!!

    ResponderExcluir
  19. Ninguém vive sem sentimentos verdadeiros como amor e amizade. Bjos. Bom fim de semana, iluminada amiga!

    ResponderExcluir
  20. Marcia minha querida,amei suas palavras...tão verdadeiras...
    Obrigada por sua presença em minha vida e por sua amizade!
    Tenha também um final de semana abençoado amiga!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  21. Janetinha meu anjo de amiga...a amizade é algo maravilhoso mesmo...bom demais termos bons amigos... me sinto abençoada em tê-los e em você ser uma delas...
    Bom final de semana pra ti amiga!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  22. ValeriaC, Anjo amiga,

    Somos Amor pois criação divina. A vida é um exercício de exteriorização deste Amor. E a amizade é a mais profunda essência do Amor.
    Como o nosso, Anjo!!!

    Um beijo, de coração.
    Um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  23. Jorge meu tão querido amigo...lindas suas palavras... a amizade é o Amor manifestado de uma maneira maravilhosa mesmo... muito tenho a te agradecer por sua amizade e seu carinho sempre tão presentes na minha vida. Bom demais ter você como um amigo!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  24. Amiga. "Os laços de amizade são mais estreitos dos que os de sangue e da família." (Giovanni Boccaccio) Beijos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  25. Ah !! AMIZADE que coisa maravilhosa eu tenho meu melhor amigo que mora no meu coração, eu sempre digo a ele que ele é minha alma gêmea e eu tenho certeza disso, que meu sentimento por ele é um amor de outras vidas um amor amigo e irmão...

    Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem
    morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem
    todos os meus amigos!"

    FERNANDO PESSOA

    BJIM :* meu anjo e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  26. A amizade é muito importante para qualquer pessoa. O que é mais bonito na amizade, é que a gente escolhe ou somos escolhidos pelos amigos, portanto sempre teremos empatia, companheirismo, companhia, alguém para nos ouvir.
    Linda postagem, valeu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Val...lindo texto!!
    Ter amigos é sempre uma alegria infinita...qdo vc menos espera pensa em um amigo e ele liga na mesma hora dizendo q estava pensando em vc....uma benção de Deus!
    Lindona bom fds pra ti.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Maria José minha flor de amiga...amizade é um Amor puro e belo demais... faz bem para o coração e para alma...obrigada por sua amizade querida...
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Jeanne minha querida ...que gostoso termos amizade...justamente por ela se construir baseada na afinidade da alma...por isso é sempre tão bom a(s) presença(s) do(s) amigo(s)! Bom demais sua presença aqui!
    Beijos pra ti amiga!

    ResponderExcluir
  30. Cassia querida, tão bom carregarmos no peito esse Amor tão puro, que é a Amizade... cultive mesmo esse sentimento maravilhoso.
    Amigos são fundamentais em nossas vidas!
    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  31. Teresa meu anjo de amiga... a sintonia entre amigos é algo lindo de se ver mesmo...
    Como é bom cuidar do nosso jardim de amigos, não é amiga?
    Beijos...

    ResponderExcluir
  32. Voltei pra desejar um lindo domingo e ótima nova semana,beijos,chica

    ResponderExcluir
  33. Oi Vá!

    Adoro seus comentários no Plenitude! Obrigada!
    Bjs

    Manu

    ResponderExcluir
  34. Chica minha flor amiga...é sempre uma alegria sua presença...tenha uma linda e doce semana querida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá Manu querida...que bom te receber por aqui amiga... Gosto muito de lá do Plenitude...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  36. Eu acredito no poder da amizade, como luz que acompanha,vivifica e liberta... Lanço minhas sementes. A forte raiz é que faz perdurar os laços de afeto por toda a eternidade. (O mundo anda falto disso), bj!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails