domingo, 4 de julho de 2010

ESCUTA X ESPIRITUALIDADE



Olá queridos amigos e amigas!

Hoje quero vos convidar a ler esta oração, pois creio que quando nos silenciamos e oramos, temos um encontro com nosso interior. Este é um hábito que precisamos cultivar diariamente.

E que nesse encontro, possamos nos escutar e escutar à Deus, nos aquietando em reflexão, promovendo discernimento, crescimento e paz...

ORAÇÃO A MIM MESMO

Imagine fazer uma prece a você mesmo.

Imagine poder conversar consigo mesmo de uma forma suave, profunda, definitiva.

Quem sabe você poderia dizer assim:

“Que eu me permita olhar e escutar e sonhar mais.

Falar menos. Chorar menos.

Ver nos olhos de quem me vê a admiração que eles me têm, e não a inveja que prepotentemente penso que têm.

Escutar com meus ouvidos atentos, e minha boca estática, as palavras que se fazem gestos, e os gestos que se fazem palavras.

Permitir sempre escutar aquilo que não tenho me permitido escutar.

Saber realizar os sonhos que nascem em mim, e por mim e comigo morrem por eu não os saber sonhos.

Então, que eu possa viver os sonhos possíveis e os impossíveis.

Aqueles que morrem e ressuscitam, a cada novo fruto, a cada nova flor, a cada novo calor, a cada nova geada, a cada novo dia.

Que eu me permita o silêncio das formas, dos movimentos, do impossível, da imensidão de toda profundeza.

Que eu possa substituir minhas palavras pelo toque, pelo sentir, pelo compreender, pelo segredo das coisas mais raras, pela oração mental.

Que eu saiba dimensionar o calor, experimentar a forma, vislumbrar as curvas, desenhar as retas, e aprender o sabor da exuberância que se mostra nas pequenas manifestações da vida.

Que eu saiba reproduzir na alma a imagem que entra pelos meus olhos, fazendo-me parte suprema da natureza, criando-me e recriando-me a cada instante.

Que eu possa chorar menos de tristeza e mais de contentamento.

E que meu choro não seja em vão, e que em vão não sejam minhas dúvidas.

Que eu não tenha medo de nada, principalmente de mim mesmo. Que eu não tenha medo de meus medos!

Que eu adormeça toda vez que for derramar lágrimas inúteis, e desperte com o coração cheio de esperanças.

Que eu faça de mim uma pessoa serena, dentro de minha própria turbulência.

Humilde diante de minhas grandezas tolas e ingênuas...

Que eu possa ensinar o pouco que sei, e aprender o muito que não sei.

Traduzir o que os mestres ensinaram, e compreender a alegria com que os simples traduzem suas experiências.

Respeitar incondicionalmente o ser. O ser por si só, por mais nada que possa ter além de sua essência.

Auxiliar a solidão de quem chegou. Render-me ao motivo de quem partiu. E aceitar a saudade de quem ficou.

Que eu possa amar e ser amado. Que eu possa amar mesmo sem ser amado.

Fazer gentilezas quando recebo carinho. Fazer carinhos mesmo quando não recebo gentilezas.

Que eu jamais fique só, mesmo quando eu me queira só”.

Quanto são importantes os momentos a sós conosco mesmo.

O exercício de se questionar, de conversar consigo, de se conhecer, é grande instrumento de evolução de que dispomos.

Na turbulência dos dias que não param, das muitas atividades e preocupações, esses momentos de meditação, de autoconvívio, irão determinar a saúde de nossa alma.

Muitos se perdem de si mesmos neste turbilhão ameaçador, e dificilmente se encontram a tempo.

Os que escolhem o caminho da meditação, da auto-análise, do autoconhecimento, adoecem menos e vivem mais – vida em abundância...

Redação do Momento Espírita com base no texto de Oswaldo Antônio Begiato, recebido pela internet. /www.momento.com.br

Imagem: http://images.google.com.br

Esta foi mais uma participação da Blogagem Coletiva Espiritual Ecumênica(8/12), à convite da querida amiga Rosélia. O tema de hoje foi Escuta x Espiritualidade.

Maiores informações em seu Blog http://espiritual-idade.blogspot.com/


Blogagem coletiva ESPIRITUAL

48 comentários:

  1. Oi flor!
    Precisamos escutar a voz do Pai, ele tudo sabe e tudo transforma em nossas vidas.
    Linda sua participação querida!
    Tenha uma semana iluminada.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi,Valéria!Cheguei agorinha a tempo de encontrar essa linda oração pra cada um de nós mesmos.Genial.Precisamos muiot dela!beijos,obrigado,chica

    ResponderExcluir
  3. Lady querida, você está certa...que bom sabermos que o Pai, tudo sabe e tudo pode transformar em nossas vidas...basta nos ligarmos sempre à Ele...beijos...

    ResponderExcluir
  4. Chica florzinha, também adorei esta oração...achei linda, algo bem do fundo do coração... beijos...

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo Valéria, somente fazendo silêncio podemos nos conectar com Deus e ouvir a nossa alma, para crescer e evoluir.
    Deus está em nós, mas para perceber somente com este esforço no bem...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Realmente uma belíssima prece a ser levada muito à sério.
    Beijos na alma, querida amiga!

    ResponderExcluir
  7. Valeria, Anjo Amiga

    a oração faz tão bem. Nos ligar ao Pai é ligar a nós mesmos. O silêncio é uma prece sentida pois deixamos o coração falar.

    Tenha uma semana de muita alegria, Anjo!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Valéria, tem um selinho pra ti lá no blog.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Valéria minha amiga, ótimo texto. Eu sempre fico me auto analizando pra ver onde estou errando, mas as vezes não consigo rsss
    Então peço pra meus amigos e eles me ajudam a ver áquilo que ainda não consigo.
    E assim, vamos caminhando todos juntos, rumo a nossa Auto Mestria!
    Beijos pra você e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Valeria


    Obrigado pela visita.
    Uma linda oração...foi como um presente, obrigado.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. MA-RA-VI-LHO-SA!!!!!!!!!!!!!!

    Beijos

    Boa semana !

    Fique com DEUS :)

    ResponderExcluir
  12. Valéria,
    Oieee...
    Que linda oração! Um presente p/ começar bem essa semana.
    Por falar em oração, eu sempre estou procurando encontrar o silêncio dentro de mim e ouvir a voz de DEUS que nos fala de várias formas.
    Feliz por ter suas visitas no meu blog.
    Uma linda e abençoada semana p/ vc.
    Beijos no coração (*_*) Jú

    ResponderExcluir
  13. As vezes queremos conhecer melhor nossos familiares e amigos para tentar conviver melhor e nos deparamos com a surpresa desagradável que ainda não conseguimos nem mesmo nos conhecer direito.
    Devemos primeiro entender quem somos e para onde estamos a caminhar ,não nos importando tanto de onde viemos ,pois se aqui estamos certamente é porque novas chances estamos recebendo para nos melhorar.
    Melhorando mais, podemos ajudar os demais que juntos a nós estão a caminhar....
    Abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  14. Oi, doce amiga
    Partindo do princípio de que começando por nós tudo fica mais pronto... vc tem toda razão em rezar para si mesma e nos possibilitar o mesmo...
    A cada Domingo, em nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNICA vc se supera e nos enriquece.
    Bjs e que Deus lhe dê a possibilidade de uma boa escuta nesta semana para torná-la cada vez mais feliz.

    ResponderExcluir
  15. Jeanne querida, o silêncio bem aproveitado pode nos fazer conectar com Deus...e ouvi-lo em nosso interior. Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Meri querida, esta oração é para se pensar mesmo...uma oportunidade maravilhosa de escutarmos a nós mesmos e a Deus....beijos

    ResponderExcluir
  17. Jorge querido amigo, uma oração sentida assim no silêncio da alma, é um verdadeiro refrigério... beijos...

    ResponderExcluir
  18. Jeanne querida, obrigada pelo presente...beijinho

    ResponderExcluir
  19. Isa querida amiga, sempre bom nos ligarmos aos amigos espirituais para entendermos melhor a nós mesmos...a nos dar alguma luz... beijos...

    ResponderExcluir
  20. Ari querido amigo, é com muita alegria que te recebo aqui...obrigada por suas palavras... um abraço...

    ResponderExcluir
  21. Lucinha querida...que bom que gostou... beijinho...

    ResponderExcluir
  22. Ju florzinha, fico feliz demais com sua presença e suas doces palavras...beijnho...

    ResponderExcluir
  23. JR flor de amiga...penso como você....temos que começar em nós...cultivando nosso interior e nos ligando ao Pai, para daí sermos um pouco melhores para o mundo, uma vez que estamos todos aqui, para evoluir mais e mais a cada dia...beijos...

    ResponderExcluir
  24. Roselia minha flor...sempre fico muito feliz com tanta doçura em suas palavras...e continuemos a caminhar neste caminho de Amor, que é a Blogagem Col.Espiritual Ecumênica...beijos...

    ResponderExcluir
  25. Adorei!!!

    Querida amiga, eu a rezei, junto de você. Amém!!

    Um grande abraço, amada!!

    ResponderExcluir
  26. Bem!
    Primeiro já te enviei o email!
    Segundo pode publicar sim a matéria...
    Agora Eu!
    Vamos nozes Garota!
    Você sabe que amo de paixão o Verdão, aí me manda aquele afrontado email, olha ninguém merece aquilo ValériaC... Ainda tem esse C que ficanva pensando cá com meus botões... C porque? Será que uma parenta minha, e eu não conheço, Marcio Caldas.. Famoso eu filha!!!
    Mas aí pensei!
    Não pode ser, uma coisa dessas ser minha parentaaaaa, Abusada Irritante, Provocante como Você é comigo.... Pensando ainda, calma tá...
    Aí quando ví o que significava o tal do C, nossa!! Fiquei aliviado...
    Poxa!
    Venho aki, quase todo dia, deixo mensagens sobre suas postagens LINDAS, ainda mais aki, No meu Verdão preferido... Mas gosta, sei lá, faz questão de me provocar com aquele Algodão...
    Mas tudo bem!!!
    Já te falei Garota, eu sou um Chato!!!
    Pronto, agora acabei...
    To de bem tá..kkkkk

    Bjs e espero que goste da MATÉRIA...

    MARCIO RJ

    ResponderExcluir
  27. Olá! Amém! Muita paz a vc, vc tem msn? um bj

    ResponderExcluir
  28. Essa "conversa" com nossos ser interior precisa do silêncio - tão mal interpretado por alguns, que o confundem com "abatimento", quando, na verdade, é o alimento para esse momento de crescimento ímpar.
    O respeito, o sonhar e realizar, o auxílio, a ausência do medo, o choro, o ouvir (a si e ao outro), olhando e sentindo mais do que analisando (interpretando e julgando), é um conjunto de necessidades que carregamos na mochila desta caminhada.
    Linda oração. Permite um momento de reflexão profunda.
    Bjos, querida e doce amiga!

    ResponderExcluir
  29. Verdadeiro, que eu possa curar meu próprio coração, paz.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  30. Valéria ,querida amiga,que linda prece você nos deixa,o que me resta a fazer, já que todos aí em cima já disseram praticamente tudo,agradecer.
    beijos e tenha uma linda semana!!!
    è sempre muito bom entrar aqui.

    ResponderExcluir
  31. Querida quantas verdades contidas nesta oração!!! Eu ainda hoje, tive a oportunidade de, mais uma vez, confirmar o poder de uma oração com profundidade...
    Agradeço ao PAI todos poderoso a cada dia da minha vida!
    bjussss

    ResponderExcluir
  32. Linda oração, minha amiga querida!
    Vim deixar uma beijoca e trouxe um presente:

    A CONEXÃO DE NOSSAS ALMAS

    A conexão de nossas almas é algo que só nós podemos explicar. O que faz com que tenhamos tanto carinho e sentir no espaço essa conexão misteriosa, que nos faz permanecer juntos?

    Onde quer que estejamos, há um elo, algo que nos prende a esse ser em forma de comunhão de almas, sintonia fina nos nossos dias. E, não há como saber o porquê. São ondas que nos levam à presença deste sentimento, em forma de todo o carinho do mundo.

    E, só desejamos que esse ser esteja bem, esteja conectado com esse Deus maravilhoso que nos protege tanto...

    Através dessa telinha, eu o vejo, com os olhos do amor,

    desejando-lhe o melhor de mim mesmo.

    É o encantamento presente em nossas vidas, que nos faz aqui voltar, com tanta assiduidade, para saber, se ele está feliz, se passou bem o dia, se precisa de um abraço ou um beijo ou de um como vai você, no dia de hoje, para não se sentir tão isolado na imensidão deste

    mundo.

    E, cada dia, estamos aqui, irmanados com você, para lhe dizer que você é muito amado, sim. Que você é importante, que sua vida é necessária a todos nós nesta telinha da Internet e na vida real.

    Estimo e quero que você receba hoje todo o meu carinho em forma de uma grandiosa conexão de espírito e um abraço bem forte no seu coração.

    Fique em paz e sobretudo ame e se ame!

    Texto de Eda Carneiro da Rocha

    SÔNIA SILVINO'S BLOGS!

    Sempre com muito carinho para você!

    ResponderExcluir
  33. Amapola minha florzinha amiga...fico muito feliz que tenha rezado comigo...beijos...

    ResponderExcluir
  34. Marcio meu querido amigo...sempre tão alegre e a me trazer tanta alegria...que bom que você gosta daqui. Beijos...

    ResponderExcluir
  35. Ives querido amigo, que alegria sua presença aqui... beijos...

    ResponderExcluir
  36. Denise querida amiga...suas palavras disseram tudo com perfeição... bom demais sua presença por aqui flor...beijos...

    ResponderExcluir
  37. Lisette minha amiga...que você cure seu coração...que tenha paz em seu viver... beijos...

    ResponderExcluir
  38. Maravilhoso, o repeito por nós e pelos outros, buscando sabedoria.Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  39. Que linda e profunda prece! Realmente orar por nós mesmo nos une mais ainda ao Criador, afinal não somos uma fagulha Divina.
    Beijos Cheio de Luz!
    Clarice

    ResponderExcluir
  40. Valéria, vim conferir sua participação e estou emocionada... que linda oração!!

    Escutar Deus é como parar e deitar em um paraíso, talvez se todos escutassem Deus o mundo não estaria assim.

    beijos e amei seu cantinho!

    ResponderExcluir
  41. Marineide querida, sem dúvida amiga...uma oração sentida com a alma...sempre é poderosa... beijinho...

    ResponderExcluir
  42. Dany querida, fico muito feliz com sua presença e suas doces palavras...beijos...

    ResponderExcluir
  43. Sonia meu anjo...ameiiii estas palavras amiga...beijos no seu coração!!!

    ResponderExcluir
  44. Lisette querida, meu abraço e meu carinho pra ti amiga...beijos...

    ResponderExcluir
  45. Clarice querida amiga...orarmos, nos conectarmos à Deus...é maravilhoso...beijos...

    ResponderExcluir
  46. Barbie minha florzinha...amei suas palavras...estou radiante com sua companhia por aqui...beijnho...

    ResponderExcluir
  47. É menina Valéria, se cada um de nós fizesse diariamente esta reflexão evitaríamos ter e cometer dissabores, a cada dia testemunhamos a violência do mundo; os tormentos do homem moderno, as vaidades acima do amor, o egoísmo acima dos valores morais, a ganância desenfreada que mata-nos por dentro e por conseguinte, faz-nos matar o outro de diversas formas. Que nossa prece seja uma ODE ao DIVINO que nos inspire para realizar a vida em sua plenitude espiritual, beijos!

    ResponderExcluir
  48. Cacau querida, você tem razão...maravilhosas suas palavras...esta oração nos mostra um caminho a seguir e sermos melhores a cada dia...
    Beijos...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails