quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DESENVOLVER A ALEGRIA


DESENVOLVER A ALEGRIA

Vamos cultivar a alegria?

Não será pelo fato de viver num mundo marcado por provações imensas que cortaremos relações com a alegria.

Não será porque passamos por situações difíceis, que nos dão ensejo de restabelecer nosso equilíbrio perante as Leis Supremas da vida, que cultivaremos a tristeza ou o negativismo.

Cada vez que procuramos justificar nossas atitudes infelizes, nossos comportamentos enfermiços, negativos, lamentáveis, alegando que vivemos num mundo inferior, jogando a culpa no meio que nos rodeia, estaremos culpando as Leis de Deus pelas desarmonias que nós insistimos em manter à nossa volta, sem coragem de fazer com que melhorem.

Se observarmos com atenção, veremos que ao lado da nossa dificuldade, Deus sempre nos apresenta caminhos de soluções e apoios, e entenderemos que temos motivos de sobra para cultivar as sementes da alegria que o Criador depositou em todos nós.

Se porventura nos chocamos com cenas patéticas ou com palavras ásperas que alguém nos dirige, meditemos que, muito antes de chorar e sofrer por causa da decepção, temos bons olhos e ouvidos que nos dão a honra de poder ver e ouvir tudo o que se passa à nossa volta.

Se a enfermidade nos prende ao leito por algum tempo, impedindo que façamos o que gostaríamos de fazer, alegremo-nos porque, apesar de momentaneamente impedidos, podemos pensar e encontrar na nossa lucidez a chance de planejar o futuro, elaborando novos recursos, novos rumos na busca da cura verdadeira.

Se vivemos a tortura de filhos ingratos ou irresponsáveis, ou de afetos presos a vícios perturbadores, meditemos na oportunidade que Deus nos concedeu de amá-los, de socorrê-los até os limites das nossas forças, liberando-nos de sérios compromissos fixados no passado.

Pensemos, ainda, que essas almas são nossos filhos ou parentes somente pelos laços carnais, fazendo maior ou menor sintonia conosco desde o ontem, mais ou menos distante.

Contudo, todos são filhos de Deus como nós mesmos o somos. E, embora nos caiba orientá-los, aconselhá-los, exemplificar o bem para que o vejam, somente ao Pai Criador cabe o juízo quanto às realidades de cada um dos Seus filhos.

Em última análise, só poderemos fazer em favor dos afetos queridos aquilo que eles se permitam receber de nós.

Se alguém não nos cumprimentou como gostaríamos, não percamos o espírito desportivo, e pensemos que a pessoa pode não nos ter visto e que, por outro lado, cada pessoa carrega suas enfermidades, seus problemas, havendo dias melhores e dias piores em suas vidas.

E alegremo-nos por exercitar o entendimento fraterno a respeito dos outros.

Se alguém nos calunia ou nos dirige palavras ásperas, não percamos nosso precioso tempo em vinganças ou em sofrimentos.

Pensemos que chegará o tempo de todos os acertos, sob o olhar do Criador, e cultivemos a alegria.

A alegria é um estado íntimo de integração consciente com as fontes Divinas de energias.

Alegrar-se é procurar cumprir cada compromisso para com a existência com boa disposição e com entusiasmo.

Seja na família ou nos círculos das amizades, seja na área profissional ou conosco mesmos, empenhemo-nos no desenvolvimento da alegria, superando com vontade firme todas as lutas, todas as dificuldades com que nos deparemos na caminhada terrena.

Cultiva a alegria, que independe das coisas de fora, mas que nasce na fonte cantante e abençoada do solo do coração e verte linfa abundante como rio de paz, por todos os dias até a hora da libertação - começo feliz da via por onde seguirás na busca da ventura plena.

Redação do Momento Espírita

do livro “Para uso diário” - pelo Espírito Joanes,

psicografia de Raul Teixeira


Imagem: http://images.google.com.br

30 comentários:

Barbie Girl disse...

Sempre vou as palestras de Raul Teixeira, ele tem uma grande sabedoria e sempre nos passa mensagens profundas que tocam nossa alma e coração!

beijos

Chica disse...

Linda e profunda essa mesnagem e deveria ser exercitada e seguida.

Há os que, ao contrário, vivem cinzas, nublados...

Há tantos motivos pranos alegrar!

beijos,lindo e bem alegre dia!chica

ValériaC disse...

Cintia querida, que bom...sempre maravilhoso preenchermos nossa alma com belas aprendizagens...pouco a pouco vamos as colocando em prática e crescendo...beijinhos...

ValériaC disse...

Chica querida...sempre devemos trabalhar no sentido de colocar em prática tudo de bom que aprendemos...fazer das palavras, algo mais...se transformarem em atitudes de Amor...beijos...

Marliborges disse...

Ola, Valéria!
Muito oportuno esse texto. Precisamos muito da alegria para termos força e seguir a caminhada da vida. Mas não se engane: manter a alegria é a coisa mais dificil que tem. Sofrer é muiiito mais fácil! E o autor que psicografou o texto, sabe das coisas, por isso usou o verbo cultivar, pois o cultivo supõe a disciplina, o movimento. Já postei algo a respeito, algumas vezes no meu blog, pois acho a alegria fundamental. Parabéns pela postagem. Bjsssssss

Livinha disse...

Sabe minha amiga, a cada dia me convenço mais que somos verdadeiros rsponsáveis pelos nossos descaminhos.
Só depende de nós, abrir as janelas e sorrir para o sol, sentir no canto dos pasarinhos, não apenas uma nota só, mas todas as canções que brotam de dentro da gente e se misturam ao dó.
Somos redes de atração e estamos ligados o tempo todo, podemos reverter as ondas negativas em positivas e nos energizar, mantendo a boa chama acesa.
Depende de nós. Da nossa graça, de nosso íntimo, onde a alegria faça morada no celestino âmago de cada um.

Bela postagem minha amiga. Sempre aclarando corações que por aqui chegam. Que caridade brilhante que estais a fazer.

Um beijo e um excelente dia pra ti e os teus.

Livinha

Jorge disse...

Neste mundo de incertezas, a alegria se torna a grande companheira nos nosso dia-a-dia. Tem sabor mais doce pois a vida, com suas surpresas, não consegue afetar a alegria.
Busquemos, então vivermos cheios de alegria, uma benção divina.

Minha amiga, beijo!!!

007BONDeblog disse...

Valeria

Boa tarde

A alegria contagia, cria um ambiente de boas energias. É verdade que num mundo como o nosso passar da alegria para a felicidade, é um estágio que vamos precisar de muito trabalho.

Encaro, ou ao menos procuro, me manter em clima de boa disposição e humor, reconhecendo e vendo no dia a dia, uma porção de razões para estar e ser alegre. Quando nada, estamos "vivos", com plenos poderes para trabalhar por um mundo íntimo e coletivo melhor.

Grande abraço

Cigana do Oriente disse...

Nossa, que texto maravilhoso, adorei ler tudo isso!
A melhor coisa da vida é exercitar essas virtudes, mesmo que dê um pouquinho de trabalho, mas vale a pena
Beijos pra você minha linda!

Jeanne disse...

Temos sempre mais a agradecer do que reclamar. Só a oportunidade da encarnação já é uma benção!
Beijos :)

Mgomes - Santa Cruz disse...

Olá Valéria: Esta tua mensagem é linda e profunda devemos exercita-la Pois temos a dever de trabalhar e por em pratica tudo aquilo que aprendemos,
Um beijo
Santa Cruz

ValériaC disse...

Marli querida, você está certa...infelizmente muitos ainda tem maior sintonia com o sofrer...
Busquemos a alegria em tudo, em cada lição, até mesmo nas aparentes dificuldades da vida...a maneira que encaramos tudo, sempre faz diferença... como você destacou...é preciso cultivar...beijinhos...

ValériaC disse...

Livinha minha flor...é isso mesmo...somos totalmente responsáveis por tudo, somos nós quem fazemos nossas escolhas...portanto querida, escolhamos a alegria, as boas atitudes, escolhamos aprender com a alegria, que ela nos faça companhia...nos liguemos com tudo o que for bom, belo e amoroso na vida...beijinhos...

ValériaC disse...

Jorge meu querido, busquemos sim...viver com alegria e coloca-la em tudo o que fizermos...faz bem para gente e para quem nos cerca...beijinhos...

ValériaC disse...

Bond meu querido amigo...você está certo...apesar de vermos tantas coisas que nos levem a tristeza...encontremos mais motivos em nossas vidas para sermos gratos e felizes...pois somente neste estado, de alegria e amor, podemos transformar o mundo... um abraço...

ValériaC disse...

Isa florzinha...este texto é um grande incentivo a todos nós...são sábias lições contidas nele, para exercitarmos nossas virtudes, diante das diferentes situações que a vida nos traz...beijinhos...

ValériaC disse...

Jeanne querida, muito bem lembrado...temos muito a agradecer nesta vida...reencarnar é uma benção...oportunidade imensa para crescimento e aprendizagem...beijos...

ValériaC disse...

Santa Cruz meu querido...fico feliz que tenha gostado e vamos então colocar essa alegria em prática amigo...beijinhos...

Elizabeth disse...

Oi Valéria,
Lindo esse texto. Vive-se bem melhor quando colocamos alegria em nosso coração.
Beijo.

Elizabeth disse...

Oi Valéria,
Lindo esse texto. Vive-se bem melhor quando colocamos alegria em nosso coração.
Beijo.

Dora Regina disse...

Valeria, venho experimentando muito essa experiência, de procurar viver sempre a alegria, mesmo que isso às vezes pareça dificil.
Um grande abraço! Um ótimo fim de semana!

ValériaC disse...

Elizabeth querida, é verdade...com alegria a vida fica melhor... beijos...


Dora querida...você faz muito bem em colocar alegria em tudo o que puder em sua vida...também tenho feito isso amiga...beijinhos...

RESILIÊNCIA disse...

Valeria

Passo aqui todas as noites... silenciosamente.

um grande abraço

Janetinha disse...

Manter-se alegre apesar de todas as dificuldades é um aprendizado. Quando aprendemos que os sentimentos nascem dentro de nós começamos a amenizar as influências externas e descobrimos o verdadeiro sentido da felicidade.
Beijos carinhosos.

Alma Aprendiz disse...

Querida amiga, gostei muito!

Um lindo texto, bela leitura

Beijossssssssss

Alma Aprendiz disse...

Querida amiga!
adorei
belo texto e linda leitura






Beijosssssssss

ValériaC disse...

Ari querido amigo...fico imensamente feliz que venha sempre, mesmo que silenciosamente...meu carinhoso abraço...

ValériaC disse...

Janetinha querida...tudo se origina a partir de nós, portanto façamos a escolha pela felicidade...beijinhos...


Alma minha flor...obrigada por sua visita...por suas palavras... beijos...

orvalho do ceu disse...

Oi, amiga
Estou chegando a conclusão de que a Alegria é um Dom e Deus nos presenteia porque nos ama... Mesmo sem motivos nesta vida para alegrar-nos sempre.
Desejo-lhe esse Dom...

Bjks e ótimo fim de semana pra vc e os seus queridos mais queridos.

ValériaC disse...

Roselia querida, você tem razão... cultivemos a alegria a todo instante...Deus abençoe você e todas a sua familia querida...beijinhos...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails