quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VÍTIMAS DAS ILUSÕES


VÍTIMAS DAS ILUSÕES

Você se considera uma pessoa livre das armadilhas da ilusão?

Se a sua resposta foi sim, considere o seguinte:

Quando alguém julga infalível a sua razão, está bem perto do erro, pois geralmente nosso juízo é apressado, parcial e muito limitado.

Quando observamos a situação atual da nossa sociedade, podemos perceber que a grande maioria das pessoas está sob a influência de algum tipo de ilusão.

A ilusão da eterna beleza física, por exemplo, é quase generalizada.

Que digam os fabricantes de produtos criados com essa finalidade e os profissionais da área...

Chegou a tal ponto a preocupação com a beleza física, que jovens de 20 e poucos anos estão desesperados por causa das rugas que poderão aparecer no futuro...

A busca por produtos que evitem que as marcas de expressão se transformem em vincos na face, é assustadora.

Mas o tempo se encarregará pelo desgaste natural que surge com o passar dos anos, triunfando sobre a ilusão da eterna juventude do corpo.

Sem dúvida, é louvável a possibilidade que os avanços científicos propiciam para que as pessoas se sintam bem.

A medicina estética surge justamente para trazer bem-estar e aumentar a auto-estima, corrigindo este ou aquele problema físico.

Todavia, acreditar que os recursos da tecnologia vão nos tornar jovens no corpo físico para sempre, é triste ilusão.

Outra maneira de nos iludir é imaginar que um governo possa resolver todos os problemas de uma sociedade, de forma milagrosa, acreditando num discurso vazio e sem fundamentos lógicos e coerentes com a realidade.

O sabor da desilusão, nesses casos, pode ser amargo e trazer consequências desastrosas, gerando desânimo ou revolta no meio dos que se iludiram.

Aproveitando essa fragilidade dos indivíduos, de cair nas malhas da ilusão, o comércio tem sido lucrativo, vendendo disfarces no atacado e no varejo.

São cintos para disfarçar as gorduras, comprimindo-as para que a silhueta pareça mais delineada...

Sutiãs que simulam seios maiores, mais torneados...

Calças e meias com bumbuns postiços, e muito mais...

São iludidos... São ilusões...

Existem também pessoas que se iludem sobre seu próprio caráter. De tanto mentir acabam por acreditar nas mentiras que inventaram.

E, pior ainda, acreditam que os outros são tolos a ponto de não perceberem que mentem, e continuam jurando, até diante das câmeras, que dizem a verdade.

Existem pessoas visivelmente convencidas de que são donas da vontade alheia, tornando-se déspotas no lar ou no trabalho, iludidas de que terão para sempre seus reféns.

Há indivíduos que desejam ser eternamente dependentes de outros indivíduos, na tentativa de burlar as leis do progresso e permanecer infantis para sempre.

Meras ilusões...

Poderíamos trazer inúmeros outros exemplos, mas não é essa a intenção.

Desejamos tão-somente trazer à baila a questão das ilusões que cada vez mais estão presentes em nossas vidas.

No entanto, essa é uma questão que só será solucionada quando cada um quiser, pois é de foro íntimo e exige reflexão séria e isenta de prevenção.

E a prevenção, juntamente com a pretensão, é forte indício de ilusão, pois quem julga infalível a sua razão, está bem perto do erro.

É graças ao poder de iludir que têm certos indivíduos, e à propensão para se deixar iludir de outros tantos, que a vida toma rumos perigosos e conduz a destinos incertos.

Vale a pena pensar um pouco mais sobre essa questão.

Buscar refletir sobre os caminhos que escolhemos e observar a direção que tomamos.

Retirar do olhar o véu das ilusões e seguir a passos firmes na direção da felicidade sem disfarces e sem fantasias.

Na direção da felicidade efetiva, que só a realidade pode nos oferecer.

Pensemos nisso!

Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita

Imagem: http://images.google.com.br

30 comentários:

  1. Doce Valzinha,

    Ainda somos mesmo espíritos iludidos pelo egoísmo, pelo orgulho, pela vaidade... Mas como disse o texto,libertar-se dessas algemas invisíveis é questão de foro íntimo, conscientização das reais finalidades da vida e vontade de mudar.

    É tão importante artigos como este, que esclarecem e apontam caminhos.

    Abraços, querida amiga.

    ResponderExcluir
  2. Estar atentos pra não sermos levados nessa massa, nesse roldão de enganações,seja na política, seja na estática e suas promessas mirabolantes.

    Aceitar nossas modificações é saber que estamos passando pelo caminho, vivendo momentos, que nos fazem sorrir, chorar, criam rugas de expressão, engordamos, emagrecemos e assim vamos...

    isso tudo é CASCA...O interior não pode ser esquecido e esse deve ser tratado com AUTENTICIDADE! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Valeria,
    O despertar da consciencia é muito vagaroso no ser humano. Demoramos muito para compreender que não somos matéria bruta.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. A questão é que a nossa realidade está sempre certa. E se nos apontam algo diferente, não aceitamos. Por isso, acredito que a mudança, para melhor, tem momento certo. Só quem não quer melhorar, se recusa a seguir a vida.

    Minha amiga, beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente um texto muito verdadeiro e me entristece muito vendo pessoas iludidas pelas formas e não pela essência.

    Lipoaspiração aqui e ali, plásticas que deformam seus rostos, produtos caríssimos que prometem rejuvenescer, enfim... milhões gastos com ilusões, e as pessoas se tornam cada vez mais falsificadas e neuróticas.

    Sejamos nós mesmos, sem nos preocuparmos com as aparências que um dia vão se dissolver de qualquer forma, pois a casca fica, só nossas obras e o que somos em essência iremos levar.

    Beijos em sua alma querida amiga do coração!

    ResponderExcluir
  6. O equilibrio depende da mente,portanto é bom ficarmos sempre atentos.
    A realidade verdadeira olha a natureza sem usar óculos.
    Vamos nos preocupar mais com nossa alma.
    Beijos,amiga querida!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Valéria querida
    "Quando alguém julga infalível a sua razão, está bem perto do erro, pois geralmente nosso juízo é apressado, parcial e muito limitado".
    Recortei algo para guardar como mensagem do meu dia... Acredito muito nisso... tenho visto e quando acontece comigo mesma.... Deus mesmo se encarrega de "baixar-me a crista"...
    Ele nos ama muito.
    Abraços fraternais

    ResponderExcluir
  8. Valéria,
    Oi minha querida amiga.
    Uau!! Que texto profundo..confesso que em certos momentos da minha vida eu já me iludi...principalmente quando não queria ver, aceitar o que era óbvio, me iludi na esperança de que tudo voltasse ao que era antes...doce ilusão....rs. Acho que no fundo criamos essas ilusões como uma válvula de escape, um disfarçe.
    Amo seus recadinhos deixado lá no blog p/ mim, eles me alegram a alma.
    Beijos de uma linda quarta.
    (*_*) Jú
    P.S.: aqui na minha cidade o céu esta nublado ontem choveu bastante...ufá até que fim estava precisando.

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, é tão difícil para as pessoas viverem a realidade,estamos sempre buscando aprovações, perfeições e aí nos iludimos e quando olharmos para trás e vermos o tempo que passou, talvez aí será tarde demais.
    Temos que aprender a nos aceitar antes de tudo e não nos deixar enganar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Valéria,

    Obrigada pelo carinho!
    Beijo e fique com Deus, amiga!

    ResponderExcluir
  11. Valerie minha flor, é isso mesmo...temos que buscar incansavelmente pelo nosso despertar...progredir, para que deixemos para tras tudo o que for ilusão. Beijinhos...


    Chica querida voce definiu de uma bela maneira...realmente a ilusão existe em todos os setores da vida, na política, na estética, nos mais diferentes tipos de relacionamentos...enfim...é preciso estarmos atentos, pois tudo o que se deixa iludir acaba cedo ou tarde em desilusão...e voce disse bem..temos que cultivar o que é essência, não a aparência...beijinhos...


    Elizabeth querida infelizmente isso é um fato...e temos que em muito nos esforçar em melhorar cada dia mais...mas sejamos persistentes...beijinhos...


    Jorge querido é verdade...cada um tem momento seu certo pra amadurecer...e a vida nos favore para que aconteça, basta nos empenharmos,não é amigo? Beijinhos....


    Isa minha flor....voce está coberta de razão amiga...o que é material, tem que ser cuidado, sem ilusões e sem escravidão...os valores do espírito, o cultivar bons sentimentos, praticar boas ações...isto sim, sempre ficará conosco...não seremos avaliados pelo que tivemos, mas pelo bem e amor que demos...beijnhos...

    ResponderExcluir
  12. Alma minha querida...isso mesmo...lembremos de cuidar mais de nossas almas...cultivando muito amor...beijinhos...


    Roselia minha flor...admiro muito voce amiga...é verdade, Deus nos ama tanto que a vida nos mostra quando nos equivocamos...mas é lindo este amor querida para com cada um de nós...é realmente uma grande lição à todos...beijinhos...


    Ju minha linda...quem nunca se iludiu nesta vida?
    Eu já me iludi tantas vezes...e com toda certeza em cada uma delas, eu me desiludi...isto porque tudo o que é ilusão, não condiz com a realidade verdadeira, então não tem como ser diferente...só nos resta a dor da desilusão, para acordarmos e mudarmos o rumo que estamos dando em nossas vidas...
    Fique com meu carinho e beijos...


    Pris minha flor, temos que nos libertar destas vãs ilusões que o mundo nos impõe...temos que ter força de vontade e exercitar a auto-aceitação e a aceitação do próximo...beijinhos...


    Gislene minha querida, eu agradeço o carinho de sua visita amiga...beijos...
    Mas mudar é possível...e a vida nos ensina como, basta queremos aceitar o que ela nos ensina...

    ResponderExcluir
  13. CONVITE VIP
    Olá, Valéria querida
    Passa amanhã em meu Blog... dia 01/10... a partir das 10h... e não teremos hora para acabar a festividade...
    Oferecei um coquetel de 7 botões de rosa orvalhada...
    Não falte, vai me fazer MUITO feliz e desejo fazer-lhe também.
    Abraços fraternais

    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá querida Valeria!
    Gostei de seu blog mas muito mais gostei deste seu poste. Vc tem uma imaginação muito fertil. Olha, do fundo do coração adorei.

    Beijinho, e passa lá nos meus 3 blog's, tá!?

    ResponderExcluir
  15. Roselia querida obrigada pelo carinhoso convite...beijinhos...


    José querido, obrigada por me acompanhar por aqui também...passarei em breve sim...beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Amiga querida,
    andei um pouco sumida por motivos superiores à minha vontade..., estava ansiosa para que as coisas se normalizassem afim de continuar a me dedicar as minhas atividades, visitar meus amigos, enfim.
    Se pensarmos em cuidar da nossa alma, as ilusoes, as máscaras e a vaidade tendem a desaparecer. Precisamos estar atentos para nossa reforma íntima.
    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  17. Olá Minha Poeta, Amiga e agora, minha mais linda Psicanalista!!

    Esse post é o máximo, já havia lido a respeito e sobre o tema!

    Difícil minha Amiga!
    É saber driblar todas essas facetas , nas quais nos expomos no dia a dia...
    Mas de uma coisa estou certo Valéria!
    Sabendo quem somos, mantendo o carater, a dignidade, o respeito e Amor ao próximo, conseguimos superar essas desilusões, que muitas delas, nos causa grande decepção.
    Mas como EU!
    Acordo de bem com a vida, e vivo ela, 48 de bem com ela...
    Tenho Amigos verdadeiros e sinceros, não só aqueles aki, pertinho, mas muitos que conheci aki nessa blogosfera, como no caso você, Livinha, Ira, Lucidreira e Maria José, Renata e tantos outros...
    Só desejos ao Iludidos que te acham que podem, e as vezes até tentam , nos iludir, que somos abençoados..
    Concorda?
    Saber viver a vida, está fora de todos esses conceitos e preconceitos.. Das maldades.. Dos interesses... DA VAIDADE EXTREMA...
    Viver a vida, se resume em!
    Saber admirar e Amar as pessoas, independentes de raça, crédulo, cor, posição social, pobre ou rio...
    Talvez falte isso aos Iludidos, aqueles que tentam através da Ilusão, provocar o mau!

    Uma linda tarde pra ti minha Querida Amiga, cheia de Paz, Amor e muita Harmonia para todos os seus, Maridão, filhotes e amigos.

    Bjs

    MARCIO RJ

    ResponderExcluir
  18. Marcia minha querida, voce tem toda razão...quando nos dedicamos sinceramente à nossa reforma íntima, passamos a respeitar e cuidar de nosso corpo físico, mas já livre de tantas ilusões, pois sabemos que ele nos é veículo importante para o espírito, e este sim é eterno...beijinhos...


    Marcio meu querido...concordo completamente com voce amigo...adorei o que voce disse viu? Agradeço a Deus por todos os meus amigos e agradeço por voce o ser...beijinhos...

    ResponderExcluir
  19. Bem interessante... gostei!

    Bjo, bjo!
    She

    ResponderExcluir
  20. She minha flor, que alegria receber sua visita...beijinhos...

    ResponderExcluir
  21. Uma belezura, seu post é uma delicia, por isso é sempre ótimo passear por aqui, pra vc bjos, bjos e bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  22. Oiee Val!!
    Sempre temos muito de aprender, uma vez conversando com um amigo ele me disse o quanto é bom que as pessoas se desiludam, a principio fiquei chocada com suas palavras, mas logo após entendi perfeitamento o q ele quis dizer....simplesmente é melhor viver desiludido com certas situações do que viver iludido pra sempre...Mas nd como um dia após o outro, com humildade aprender a lidar com as adversidades da vida.
    Que Deus te abençõe.
    bjss♥

    ResponderExcluir
  23. Verdade amiga mas a ilusão das pessoas virou ganância, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  24. Doce menina, boa noite!
    Infelizmente algumas pessoas ainda se iludem.
    Mas tenho fé que o mundo em breve estará livre dessas ilusões.
    Você é um anjo!
    Todo meu carinho e admiração por ti.
    Ah, posso te fazer um convite?
    Meu poema foi postado com carinho em um cantinho especial.
    Que tal conhecer?
    Neste link http://bomruim2.blogspot.com/2010/09/vem-comigo.html
    Beijos da Lady

    ResponderExcluir
  25. Valerry, eis ai o poder em massa, condicionando o povo, agindo de má fé, usufluindo da ilusão. Os apegos as facilidades. As aparências tão enganosas se aproveitando da vaidade humana.
    Tudo tão pequeno, mesquinho e indígno ainda. A moda, a satisfação de aocmpnhar a atualidade. A concorr~encia, poder e posse.
    Oxalá que todos preocupassem com as suas mudanças interior, de carater, de feito, direcionando o caminho para o amor.
    mas tudo a seu tempo, porque a ficha não cai de uma vez só. A mudança é lenta, mas ela acontedce, graça a flexão, a mutação a que todos nós somos vulneráveis de deixar que isto ocorra.

    maravilha minha amiga. Sempre!

    Linda sexta feira pra ti

    bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  26. Castanheira meu querido...fico muito feliz quando voce aqui vem...beijinhos...


    Teresa minha querida...é isso mesmo...infelizmente a maior parte das pessoas escolhe aprender com a dor da desilusão em suas vidas, mas o importante é que a vida nos ensina seja do modo que for..beijinhos...


    Lisette querida é verdade...a o ser humano tem que dar muitos passos, para se libertar de todos os tipos de ilusão os quais se faz presa fácil...beijinhos...

    Lady florzinha, só tenho a te agradecer amiga...vou ver sim seu poema...beijinhos...


    Livinha minha flor, suas palavras foram perfeitas...infelizmente ainda estamos presos as ilusões, mas tudo façamos para nos tornar livres delas então...beijinhos...

    ResponderExcluir
  27. Olá

    Gostei muito do post, e tudo isso é uma grande verdade, infelizmente a grande maioria das pessoa estão com sua auto-estima tão baixa que se apegam às ilusões para serem "felizes" mas infelizmente tudo o que é ilusão logo passa e a realidade volta a assombrar quem não consegue compreende-la.

    Paz

    ResponderExcluir
  28. Talita minha querida...voce está certa amiga...a ilusão só faz mal...a verdade liberta... Paz e beijos...

    ResponderExcluir
  29. Amiga. Nesse post encontramos atuais exemplos de que somos reféns da ilusão. Beijos e ótimo fds.

    ResponderExcluir
  30. Maria José minha querida, é verdade...e precisamos urgentemente despertar mais e mais destas ilusões ...beijinhos...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails