segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DE SOMBRAS E DE SOL


DE SOMBRAS E DE SOL

Todo ser humano traz dentro de si uma luz maior que a das estrelas. Um universo inteiro de amor vive latente dentro de cada um de nós.

Quando esteve entre nós, aqui na Terra, Jesus nos fez um doce convite: Brilhe a vossa luz!

E disse ainda mais: declarou que todos os seres humanos são deuses, são o sal da Terra e a luz do Mundo.

Quanta poesia nessas palavras do Cristo! Elas são um lembrete permanente para os dias em que a sombra toma conta de nossas vidas.

E como são muitos esses dias sem sol! Parece que uma grande nuvem cinza encobre a luz.

É quando estamos infelizes. Quando a dor encontra morada no coração, quando perdemos a alegria, quando os sorrisos parecem distantes.

Mas há outras ocasiões em que uma luz radiosa parece nos iluminar.

Esses dias claros traduzem nossa alegria, a harmonia interna. É a felicidade que se revela em nós.

E nos perguntamos: Por que não somos sempre assim? Por que não há apenas dias solares, cheios de cor e claridade?

É que ainda nos permitimos viver na sombra. Para a maior parte da Humanidade ainda é mais natural se identificar com estados de angústia, tristeza, aborrecimento.

Mas um dia aprenderemos a viver de forma diferente. Privilegiaremos a bondade, esqueceremos a maledicência, cultivaremos a alegria.

Daremos menos atenção a notícias e programas sensacionalistas ou que exploram o sofrimento dos outros.

Não permitiremos que a morbidez encontre espaço em nossa vida.

Buscaremos a felicidade nas coisas simples. Não seremos escravos do dinheiro ou do trabalho. E nos contentaremos com o necessário. Luxo e excessos não nos seduzirão mais.

Nesse dia já saberemos que o segredo da felicidade não está nos bens que acumulamos, mas no bem que fazemos aos outros.

A maior parte das pessoas busca a felicidade em coisas externas. É que somos treinados para acreditar que seremos felizes apenas se tivermos carros, roupas e sapatos caros.

Colocamos nossa alegria em uma bela casa ou em viagens espetaculares.

Mas essa alegria é como uma bolha de sabão. Vai estourar à primeira dificuldade. Pense: diante do sofrimento moral, da perda de um ser amado, de um filho que se atormenta nos caminhos do mundo, de que valem as riquezas?

O mundo está cheio de ricos infelizes, que vivem em um mundo de sombras. E quando o coração está cinzento, de nada adianta o sol brilhar em um dia dourado.

Assim, observe o que lhe faz realmente feliz.

Analise seu mundo íntimo e dê prioridade para pessoas e situações que lhe dão alegria: uma visita aos pais idosos, um passeio com a família, uma tarde em companhia de amigos queridos.

É assim que sua vida se encherá de luz.

A sombra é geratriz de equívocos como o erro é matriz de tormentos íntimos naquele que o pratica.

Afugenta as sombras que tingem de escuridade as tuas esperanças.

Acende no teu caminho a tua lâmpada clarificadora, iluminando a rota dos teus pés.

Redação do Momento Espírita com pensamento extraído do verbete Sombra, do livro Repositório de sabedoria, v. 2, pelo Espírito Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Imagem: http://images.google.com.br

25 comentários:

  1. Bom dia amiga de alma, até parece que combinamos postar um texto similar rsss isto quer dizer que nossa sintonia está boa e tenho certeza que nossos amigos também estarão nessa energia.
    Precisamos muito de luz, de sol em nossas vidas, de alegria e é isso que nos trará o verdadeiro equilíbrio
    Adorei o teu texto, deixemos que nossa luz brilhe cada vez mais iluminando nossos caminhos e nossos corações
    Beijos de luz pra você!

    ResponderExcluir
  2. Saber voiver com as sombras e reflexos e procurar deixar entrar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuira LUZ sempre em nossas vidas.Linda mensagem.Bela imagem!beijos,linda semana,tuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  3. Luz? O que é luz afinal? abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Valéria,
    Passei para deixar-te um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Valzinha!

    Que lindo texto!
    Sim também somos luz, porque todos fomos criados pelo Amor e para o amor.

    Somos luz em potencial, precisando crescer, aprender, mudar, melhorar para brilhar mais e mais.

    Um abraço bem carinhoso, doce amiga.
    Semana de paz prá todos.

    ResponderExcluir
  6. Isa minha irmã querida....com toda certeza caminhamos em sintonia...o mundo precisa da alegria, do amor que irradia... em nós e no universo...beijinhos...


    Chica minha flor, vamos mesmo deixar o Luz brilhar em nossas vidas...tudo de bom pra ti querida...beijos...


    Ives meu querido amigo...luz é o que há dentro de cada um de nós...é essa energia tão poderosa chamada amor...que tem o poder de irradiar em nós para o mundo...então, deixe a Luz do Amor resplandecer em ti ...um carinhoso abraço...


    Elizabeth minha querida que bom receber seu abraço, amiga...fique com meu carinho e gratidão...beijos...



    Valerie minha querida amiga...voce está certa...sejamos Luz a se expandir mais e mais pelo mundo...a preencher cada espaço, cada ser...com amor...beijinhos...


    Meus anjos amigos(as) que suas semanas sejam de Paz, que a harmonia reine em suas vidas, que a serenidade os acompanhe a cada escolha...que a Luz que há dentro de cada um de voces ilumine tudo e preencha de Amor...meu carinho a todos...beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Valéria, que lindo texto. Precisamos sempre de muita luz em nossa vida. Ela atrai o amor, o maior dos sentimentos. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Linda mensagem!! Como é bom ter Jesus em nós, porque ele é nossa luz! beijinhos e estou de volta!!

    ResponderExcluir
  9. Oiiiiiiiiii, Valéria
    "Acende no teu caminho a tua lâmpada clarificadora, iluminando a rota dos teus pés."
    Meu Deus, isso é muito perfeito!! Essa é a verdadeira luz interior! Bjssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá Valéria querida.
    Que sábias palavras.
    Ainda estamos em trabalho de crescimento na nossa evolução e realmente quando as coisas apertam a tendência é sempre darmos uma caída.
    Mas, a cada passo que damos em direção dos ensinamentos do Pai, acreditando sempre no Poder que existe dentro de nós e nas Leis do Universo, encontraremos a Paz e a Felicidade verdadeira.
    Lindíssima mensagem.
    Beijo enorme em seu coração!
    Lú.

    ResponderExcluir
  11. Omundoe stá cheio de ricos infelizes...Realmente, ricos de orgulho, de vaidade, da soberba e outras riquesas escravos do dinheiro, não colocam seu poder em serviço do menos favorecidos, riquesas q somem qdo o valor de maior monta são caridade, lealdade e perdão, uma bela reflexão, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Valéria, esse texto é simplesmente lindo.
    Você é uma dessas pessoas que só erradiam luz.
    Estudo e me vigio o tempo todo para só permanecer na luz, bom seria se todos nós soubessemos viver na luz do Senhor!
    Uma linda semana pra você.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga.

    Depois de alguns dias de distância
    estamos voltando ao convívio dos
    amigos que aprendemos a gostar.
    Obrigado pela amizade
    e pelas palavras
    que tornam a nossa vida
    mais bonita.

    Maravilhoso o texto.
    Bom voltar aqui.

    Sua amizade é preciosa para mim.

    ResponderExcluir
  14. Valéria,

    Parabéns pela postagem.
    Seu blog é lindo e adoro as coisas que publicas...bjo

    Eli.

    ResponderExcluir
  15. Que possamos caminhar sempre com nossa luz iluminando nossos irmãos atravéz do amor,da caridade,da solidariedade....enfim,que possamos iluminar sempre como Jesus nos ensinou.

    Beijos querida,de muita LUZ!

    ResponderExcluir
  16. Oi, minha linda
    "Mas há outras ocasiões em que uma luz radiosa parece nos iluminar."
    Meu Deus!!! Como me sinto iluminada quando estou em Tua Presença radiante!!!
    Abraços fraternos com votos de harmonia pra vc.

    ResponderExcluir
  17. Maria José minha flor é verdade...quanto mais nos iluminarmos melhor será a todos...beijinhos...


    Cintia querida é isso mesmo...que Jesus esteja sempre conosco...estava com saudades amiga...que bom que voltou...beijinhos...


    Marli minha flor de simpatia é verdade... nos iluminemos e iluminemos o mundo...beijinhos...



    Lú minha flor linda...suas palavras refletem a verdade amiga...melhoremos mesmo a cada dia e cresceremos nossa luz interior a brilhar pelo mundo...beijinhos...

    ResponderExcluir
  18. Wanderlen meu querido voce disse algo muito verdadeiro... na verdade tudo o que é verdadeiramente essencial, não tem dinheiro que compre...e por isso vemos tantos que muito possuem e nem assim sentem-se felizes...obrigada por suas palavras amigo...beijinhos...


    Pris meu anjinho de amiga...obrigada...sigamos estudando e colocando em prática tudo o que aprendemos... expandindo Luz e Amor...sempre querida...beijinhos...


    Aluisio meu querido amigo...bom demais te receber aqui...eu quem agradeço por sua amizade e carinho...beijinhos...


    Eliane minha flor...obrigada...beijinhos...


    Alma minha linda...sigamos mesmo Jesus e ao seu molde, sejamos luz e levemos o Amor onde quer que formos...beijinhos...


    Roselia minha flor querida...sentirmos Deus em nós é maravilhoso mesmo... é a fonte de Luz e Amor a nos abastecer...beijinhos...


    Meus queridos(as) obrigada pelo carinho que irradiam de suas palavras e de seus corações...saibam que são muito queridos por mim, cada um de voces é especial pra mim...fiquem com meu carinho...tenham um belo dia e beijinhos...

    ResponderExcluir
  19. Minha querida Valeria, não imagina a paz que o seu post me trouxe. Logo hoje em que me sinto tão desanimada e sem vislumbrar a luz. Não sou uma pessoa religiosa, mas acredito em Deus, no Sol, na luz e que todos nós temos a chave para a nossa própria felicidade.

    Obrigada por suas palavras, que me trouxeram um pouco da esperança que hoje teima em não vir até mim. Obrigado por ser essa pessoa linda e como é bom estar de volta ao teu jardim.

    Beijinhos doces, Ava.

    ResponderExcluir
  20. Ava minha tão querida amiga...que bom que te fez bem ler esta mensagem...minha flor que a luz que habita seu coração te acalme...que Deus te cubra amorosamente de Paz e Amor incondicional...fique na certeza que voce é especial e muito querida...beijinhos...

    ResponderExcluir
  21. Todos temos no intimo esta luz que brilha quando a gente faz o bem, convive com o belo, ouve música clássica, faz meditação.
    Com amor podemos irradiar aos que precisam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Jeanne minha florzinha é tão bom sentir esta luz...esse amor a irradiar da gente, não é amiga? Beijinhos...

    ResponderExcluir
  23. Oiee Val!!!
    Não sei se foi proposital ou não, mas vc nos alimentou na mensagem anterior de esperança e agora nos presenteia com esta linda mensagem...Aqui cada post é um aprendizado.Obg querida!
    Deus te abençõe!
    bjss♥

    ResponderExcluir
  24. Valéria este texto é perfeito!
    Você nos traz tantas sabedorias e é tão iluminada que quando entro nos teus blogues me sinto carregada no colo.
    Obrigada sempre.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  25. Teresa minha flor amiga...que bom que gostou das mensagens, na verdade escolho amorosamente o que colocar por aqui, mensagens que me tocam e que acho que farão bem a quem ler também...beijinhos...


    Nilce minha linda...obrigada por sua generosidade e carinho amiga... fico feliz demais com isso...saiba que tem mesmo meu amor para cada um de voces... beijinhos...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails