sábado, 2 de outubro de 2010

SAÚDE INTEGRAL

SAÚDE INTEGRAL

Você já pensou que o maior número de nós nasce com um corpo perfeito e saudável?

Você já pensou na perfeição que é o corpo humano?

Você já se deu conta que o corpo é o instrumento que o Espírito usa para tornar possível grande parte das realizações de nossa vida?

E, no entanto, vemos incontável número de pessoas, que, muito antes de atingir a terceira idade, tornam-se presas a grande número de doenças.

Não raras vezes tais doenças atrapalham o desempenho profissional, afetam a vida familiar e consomem horas em consultórios, laboratórios e hospitais.

É certo que, muitas vezes, a doença nos ensina várias lições, pois através da dor valorizamos a vida, repensamos nossas atitudes. Porém, poucas são as pessoas que aproveitam essa oportunidade.

E se valorizássemos mais a saúde? Será que não estaríamos cuidando desse maravilhoso instrumento que é nosso corpo?

Desde a Grécia Antiga, Hipócrates introduziu a idéia de que o corpo e a mente atuam em conjunto, e que o corpo sofre influência da mente.

Essa visão vem crescendo entre várias correntes da medicina.

Hoje, todos sabemos que muitas doenças são causadas por hábitos de vida errados como alimentação desregrada, sedentarismo e vícios. Mas, será só isso?

Se a relação entre a mente e o corpo é tão intensa, será lógico aceitar que muitas doenças podem ter origem em sentimentos negativos, que irradiam energias nocivas, atingindo-nos diretamente.

Mágoa, raiva, inveja, cobiça são alguns dos sentimentos negativos muito comuns, e que desequilibram nossa energia, afetando cada célula do nosso corpo e provocando doenças em vários órgãos.

Quem já não sentiu dor de estômago ou dor de cabeça após uma discussão, quando a raiva ou a mágoa eram os sentimentos que nos dominavam?

Imagine, então, ao longo dos anos, o que tais sentimentos podem ocasionar, se repetidos.

O Espírito Joanna de Ângelis nos ensina que a visualização mental otimista gera energias que combatem e até anulam uma enfermidade, pois, nesse estado mental, produzimos substâncias químicas naturais que combatem a doença.

Ela nos fala que, se visualizarmos o órgão doente e o bombardearmos com pensamentos voltados à cura, podemos até mesmo eliminar doenças graves.

Reconhecemos que, no geral, nos falta ainda equilíbrio, autocontrole, e mesmo fé para tal. Então, buscamos apenas o tratamento medicamentoso.

Mas, e se começarmos de maneira mais simples? Se ainda não conseguimos grandes curas através da mente, por que não tentar as pequenas?

Que tal se tentássemos, a partir de hoje, reconhecer em nós quais são as atitudes e sentimentos negativos, todas as vezes que percebêssemos os primeiros sintomas de uma enfermidade qualquer?

E se, ao lado do tratamento médico, buscássemos sempre uma mudança nessa atitude, ou naquele sentimento que reconhecemos estar sendo prejudicial?

Por certo o medicamento fará melhor efeito, com maior rapidez.

Não é uma tarefa impossível, mas exige vontade e disciplina, necessários para o verdadeiro autoconhecimento, a fim de manter saudável esse instrumento precioso, que é nosso corpo.

Redação do Momento Espírita com base no cap. 15 do livro Momentos enriquecedores - de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis

Imagem: http://images.google.com.br

28 comentários:

Chica disse...

O corpo fala, avisa...E tem uma certa pessoa que anda esquecendo dele,MANDANDO ELE ESPERAR..FICAR QUIETINHO E AGUENTAR O TRANCO,SRSR...BEIJOS,LINDO DIA,CHICA

Carlos Varoli disse...

Realmente, cara amiga Valéria, devemos cuidar de nosso corpo físico, pois ele funciona como roupa do espírito reencarnado para as múltiplas tarefa a que nos propomos na vida física. Não são apenas as doenças que devemos cuidar. Haveremos de ter regramento na conduta moral de forma ampla, pois vícios, abusos e conduta intempestiva são somatizados pelos centros de força de nossa estrutura físico-perispiritual; transformando-se em doenças muitas vezes graves.
Um grande abraço, querida.
Carlos espírita

Chica disse...

Voltei pra te agradecer o carinho lá no Espaço Aberto!um beijo,chica

ValériaC disse...

Chica minha flor...se cuida direitinho viu.. meu carinho, minha gratidão a ti amiga...beijinhos...


Carlos querido amigo, voce tem toda razão...para termos verdadeira saúde física, mental, emocional e espiritual temos que nos dedicar...mas, vale a pena...beijinhos...

Isa mar disse...

É amiga, somos mesmo senhores do nosso destino e do nosso corpo.
Tudo reage de acordo com o que pensamos e sentimos, então temos que cuidar do emocional e o espiritual se quisermos ter saúde e uma vida equilibrada.
Eu depois que mudei minha maneira de agir nunca mais precisei de médicos e remédios
Lá de vez em quando tenho umas crises rápidas,mas já trato de verificar o ponto onde estou falhando pra recuperar a saúde novamente.
Tudo é questão de costume, quando nos acostumarmos e educarmos nossa maneira de agir tudo fluirá da melhor maneira possível
Beijos em seu coração!

ValériaC disse...

Isa minha flor, voce tem toda razão amiga...precisamos mesmo nos responsabilizar mais quanto a isso...nos conscientizando que tudo que vivemos são reflexos de nossos pensamentos, sentimentos, emoções e ações...realmente equilibrar tudo isso requer mudanças e empenho. Mas termos saúde vale a pena...beijinhos...

Jeanne disse...

Ótimas reflexões, com certeza a mente influencia o corpo, produz saúde ou doenças. Então, buscar a harmonia de pensamentos é o caminho da cura.
Beijos :)

Lucinha disse...

Olá, minha linda! Que texto magnífico!!!

O corpo sadio também tem como objetivo ajudar o espírito na sua evolução. Algumas pessoas realmente estragam seu corpo atrapalhando totalmente o caminho que o espírito deveria percorrer.

Mas como estamos sempre progredindo, mesmo que a passos curtos, chegará o dia em que todos teremos consciência do significado da vida na Terra.

Ótimo! Ótimo texto!!!

Beijos no coração

Fique com DEUS :)

JR disse...

Mantendo nossa saude mental em dia ,certamente vamos dar menos prejuízos ao corpo carnal e o espírito agradece a boa moradia.
Abraços afetuosos

Ives disse...

Olá lindo! A soberba é tb um grande inimigo do espírito né, abraços

ValériaC disse...

Jeanne querida...é isso mesmo...temos que buscar uma harmonia em tudo para termos uma saúde perfeita...beijinhos...


Lucinha florzinha amiga voce falou bem...nosso corpo é veículo de nosso espírito...é preciso cuidar integralmente dele...beijinhos...


JR querida, sem dúvida amiga...despertemos quanto a isso, pelo nosso próprio bem, não é? Beijinhos...


Meus queridos(as) tenham um domingo abençoado, muita consciência em tudo o que fizerem em suas vidas...fiquem com meu carinho e vivam um dia de Paz...de muita Luz e Amor! Um abraço à todos e beijos...

wcastanheira disse...

Uma ótima,. excelente postagem , é mesmo nascemos perfeitinhos na maioria das veses e o tempo com nossos hábitos e costumes vão imperfeiçoando-nos para a vida, mas resta a certeza da vida eterna na casa de DEUS PAI, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssssssss

Alma Aprendiz disse...

Amiga
Espero que dessa vez de certo,eu acho que meu aparelho esta com algum problema,poque eu coloco comentarios e não sai.
Se der certo eu deixo um abraço com muito carinho e um ótimo final de semana.

Jorge disse...

Valeria, linda flor
só quem tem consciência de si mesmo sabe do valor do corpo físico para sua vida. Sabe manter-se vigilante em sua maneira de ser e orando para se ligar ao Alto.
Enfim, alguém que compreende que sua felicidade e harmonia física só depende de si mesmo.

Beijo, de coração!!!!

Mgomes - Santa Cruz disse...

Valéria:É facil a gente falar,mas quando a doença nos toca não somos assim tão fortes não, mas tens toda a razão só que n+os nessas alturas não pensamos em ser fortes.
e ter coragem e fé em Deus.
Beijinhos
Santa Cruz

Brasil Desnudo disse...

Oi, minha querida Amiga!!
Tá vendo só, porque amo o Doce Filosofia... pois quando entro, sempre tem algo assim, pra te jogar pra cima, fazer você refletir, até mesmo pela saúde da Alma e do Corpo...
Só você minha Amiga, para ser tão visionária e companheira para todos e tantos!
Esse teu Ser, carinhoso que tu és, é digno e merecedor de toda a beleza que Deus possa te oferecer em SAÚDE, PAZ E AMOR, onde você divide, torna em migalhas, que alimentam almas mundo a fora...
Por isso que te Amo, minha amiga Valéria...

Um monte de beijos nesse coração sem tamanho, com muita paz e amor minha querida...

Bjs

MARCIO RJ

ValériaC disse...

Ives meu querido amigo...é verdade...a soberba é mais do um inimigo...realmente nos faz muito mal...abraços...


Castanheira querido, é mesmo com o tempo e com maus hábitos acabamos muitas vezes estragando o que temos de melhor...nos lembremos de Jesus e tentemos ter uma vida com mais qualidade em todos os setores, com certeza isto vai se refletir em nossa saúde como um todo...beijinhos...


Alma florzinha, obrigada por suas palavras e carinho...beijinhos amiga...


Jorge meu anjo, voce falou com perfeição...é o conjunto de tudo...de nossa vigilância e da fé... ingredientes acertados para uma saúde perfeita...beijos...


Santa Cruz meu querido amigo... sem dúvida que quando somos visitados pela doença, nunca nos é fácil... e mesmo quando isso acontece...nos liguemos ao Alto e tratemos de mudar nossas mentes para a cura acontecer.
O ideal é sempre ficarmos atentos os nossos pensamentos, emoções e atos pois realmente eles acabam criando tudo ao nosso redor e em nós mesmos...se cuidarmos bem de tudo evitaremos muitos problemas...beijinhos...


Queridos (as) tenham todos uma abençoada semana....que em suas vidas só haja espaço para cultivarem alegrias, paz, amor e quanto mais sentirem-se assim, melhores serão os efeitos em suas vidas e saúdes...fiquem com meu carinho...beijos...

Maria José disse...

Oi amiga. Belo post. Devemos cuidar muito bem de nosso corpo pois é a vestimenta de nosso Espírito e para que possamos ser, nesta vida reencarnada, continuístas, devemos preservá-lo. Cuidar da mente para que o corpo fique bem. Beijos e ótima semana.

ONG ALERTA disse...

O corpo é sábio, ele sempre vai critar quando necessário, beijo Lisette.

ⓣⓔⓡⓔⓢⓐ ⓒⓡⓘⓢⓣⓘⓝⓐ disse...

Oiee Val!!
A tua fé te curou....quando Jesus disse isto Ele asseverou com toda segurança que todo o mal que existe em nós somente será eliminado se houver realmente mudança de pensamentos e atitudes....então, façamos cada um a sua parte e só assim conseguiremos adquirir a saúde integral.
Muita Paz pra ti.
bjss♥

Cadinho RoCo disse...

Quando então nutridos pelo amor conseguimos dar espetacular sustento ao nosso viver.
Cadinho RoCo

ValériaC disse...

Marcio meu querido amigo...só posso te agradecer imensamente por suas palavras, seu carinho,por voce ser meu amigo...beijinhos...


Maria José anjo de amiga...voce tem razão... se cuidarmos bem em todos os aspectos de nossos corpos, melhor vai ficar nosso espírito...um reflete nos outro...beijinhos...


Lisette minha querida, é bem verdade que o corpo sempre nos dá sinais de que algo está errado...precisamos nos atentar a estes sinais e tudo fazermos para promover as mudanças necessárias para termos uma saúde integral e perfeita...paz e beijinhos...

Teresa minha flor...ótimo o que voce destacou...Jesus já nos disse: "sua fé o curou"... então podemos ver o tamanho do poder que há em nossos pensamentos, sentimentos, emoções, atos, enfim nossa fé... beijinhos...

Cadinho querido...é isso mesmo...perfeito o que voce disse...se realmente nos nutrirmos do Amor...quantos benefícios isto nos trará...obrigada pela visita...beijos...


Amigos(as) agradeço a cada um de voces, que me deixam seus carinhos por aqui e fiquem com a certeza de que são muito amados por mim...sejam sempre bem vindos...te-los como amigos me faz muito feliz...
Tenham uma linda semana...que o Amor seja o seus guias, nutram-se de Paz, de Luz...e também de bons alimentos...cuidando assim de corpo e alma por uma saúde integral.
Meu carinhoso abraço à cada um de voces e beijos...

laurabeu disse...

Amiguxa amada Valeria obrigada pela visita . beijinhos no coração. seu blog é belissimo. voltarei.

orvalho do ceu disse...

Olá, minha flor de amiga
Obrigada pelo seu comparecimento tão delicado em meu coquetel... não esperava menos de vc, amiga.
É a segunda vez nessa tarde que leio sobre esse tema que vc postou... muito certo tudo o que diz... atesto, com coração contrito, alguns pontos e, com serenidade, outros...
Abraços fraternos e o meu carinho de sempre.

Maria José disse...

Amiga. O nosso corpo é um presente de Deus para habitarmos o nosso Espírito. Devemos cuidar dele com todo carinho e preservá-lo para que possamos dar continuidade às necessidades de nossa reencarnação. Beijos e ótima semana.

ValériaC disse...

Laura florzinha...agradeço seu carinho amiga...volte sim...ficarei feliz...beijinhos...


Roselia minha querida, sempre uma alegria te receber por aqui amiga...beijinhos...


Maria José amiga...voce disse algo muito belo...nossos corpos são presentes de Deus...cuidemos amorosamente deles...beijinhos...

Livinha disse...

A guerra, a princípio, é a esperança de que a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de que o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver que o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver que todo mundo se ferrou. (Karl Kraus)


"A poesia é o eco da melodia do universo no coração dos humanos." (Rabindranath Tagore)

Obrigada sempre pelo seu
carinho...
Perdoe-me o silêncio...

Livinha

ValériaC disse...

Livinha minha doce amiga...tudo o que quero é que voce seja feliz...que a Paz e o Amor inundem o seu coração...fique bem amiga...beijinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails