quarta-feira, 10 de novembro de 2010

QUANDO DEIXEI DE VER A LUA


QUANDO DEIXEI DE VER A LUA

Num final de noite frio, de noite estrelada, um homem dirige seu carro pelas ruas da cidade.

No banco de trás ele carrega um tesouro: seu filhinho de 2 anos de idade.

Parados no semáforo, ele observa que o filho está com o olhar fixado no alto, longe, para fora da janela.

Uma luz azul suave adentra o veículo, iluminando o rosto da criança, proporcionando uma beleza sem igual para o pai apaixonado.

Então, com aquela voz tenra, a voz pequena da descoberta das primeiras palavras, o filho diz: lua.

Sim, é mesmo! - diz o pai. É a lua! Que linda é a lua, não é, meu filho?

A criança nada responde, e continua observando, encantada, o satélite natural da Terra.

As crianças sabem que o belo precisa ser contemplado, e que qualquer palavra é pequena e insuficiente para descrevê-lo.

Após isto, o pai torna o olhar para fora também, e consegue observar a maravilha de uma noite enluarada de outono.

Consigo então pensa: Quando deixei de ver a lua?...

Lembrou-se que fazia muito tempo, desde a última vez que pôde contemplar o fulgurante brilho lunar.

Será que me esqueci da lua?... Ela certamente não esqueceu de mim, pois há pouco conversava com meu filho, em pensamento...

Os dias tumultuosos; os muitos afazeres; as preocupações. Tudo isso pode nos fazer perder um pouco o contato com a natureza, e com as coisas simples da vida.

Começa o ano, quando vemos já é março, já é junho... E nesse tempo todo - pois é muito tempo - não pudemos ver o céu estrelado, um pôr do sol, ouvir um pássaro cantar...

Faltou tempo, alegamos, quando na verdade faltou oportunidade. E quem é capaz de criar tais oportunidades? Somos nós apenas, ninguém mais.

O contato com a natureza nos renova as forças, nos proporciona momentos de reflexão, de pensamentos mais leves, despretensiosos até...

Tudo isso faz bem à alma e ao corpo. O ser humano precisa recarregar suas energias, constantemente, e Deus nos deu diversas fontes inesgotáveis de tais recursos.

Uma volta na quadra a passos lentos; um piquenique sem hora para começar ou terminar; alguns minutos de brincadeira com os filhos...

Um jantar surpresa, a dois; uma visita a alguém querido; um final de semana sem TV ou Internet...

Não podemos nos deixar ser simplesmente consumidos, pelo mundo moderno e suas neuroses atuais.

A vida é muito mais que acordar, trabalhar, alimentar-se, usufruir de pequenos prazeres, dormir...

Estamos aqui, na Terra, com objetivos muito claros e nobres. Estamos aqui para crescer, para nos transformar em pessoas de bem através do amor.

Se nos esquecemos disso passamos a ser espécies de zumbis sociáveis, afogados em mil afazeres, sempre fazendo algo - sem tempo para nada - mas, vazios, tristes, depressivos.

Assim, não deixe de ver a lua, de notar as estrelas, e de se maravilhar com elas.

Não deixe de estar de corpo e alma com quem você ama; não deixe de observar a natureza, e escutar o que ela sempre tem a lhe dizer.

Redação do Momento Espírita

Imagem: http://images.google.com.br

27 comentários:

Bloguinho da Zizi disse...

Olhar a Lua e o céu estrelado ...
Quantos ainda fazem isso?
Quantos notam a beleza que a Natureza nos oferece?
Quantos se permitem ver e viver?

Está tudo aí,a nossa volta.
Pronto pra ser apreciado e vivido.
É só querer, se permitir.

Beijinho Valéria

Chica disse...

Lindo puxão ce orelhas para tantos que esquecem, em meio às corridas e rotinas da vida, de ver o que nos cerca.

E há tanto pra ver.basta pouco, só olhar...beijos,chica

Carlos Varoli disse...

Oi amiga; grande verdade! As vezes negligenciamos atos e atitudes simples que são tão importantes para a nossa vida por achar que nos falta tempo.
Tenha um lindo dia.
Beijos,
Carlos espírita

Jorge disse...

Valeria,
eu gosto de andar por aí sempre curtindo o momento através de olhares à volta, como que saboreando a paisagem, muita vez, desbotada, suja, mas também de belezas como pessoas circulando. Curto mesmo tudo à minha volta e isto me faz um bem muito grande.

Beijo, Coração!

Isa mar disse...

Oi minha amiga querida, acho que a energia do momento é essa mesmo... a falta de tempo
Ai,mimha orelha já está doendo,levei uns puxões por aqui hoje cedo e o tema do assunto era esse e mais um pouco rsss
Foi muito bom ler isso e me conscientizar mais um pouco, obrigada!
Beijos e tarde abençoada!

Gislene disse...

Oi, Valéria!

Sabe, que desde pequena, amo olhar o céu à noite. E meus pequerruchos, aprenderam comigo, a gostar também.
O céu, a natureza são fascinantes!

É lindo teu blog, Valéria!
Beijo, amiga!
E obrigada pelo seu carinho amigo!
Fique com Deus, sempre!

Gi.

Gislene disse...

Oi, Valéria!

Sabe, que desde pequena, amo olhar o céu à noite. E meus pequerruchos, aprenderam comigo, a gostar também.
O céu, a natureza são fascinantes!

É lindo teu blog, Valéria!
Beijo, amiga!
E obrigada pelo seu carinho amigo!
Fique com Deus, sempre!

Gi.

ValériaC disse...

Zizi minha querida é verdade...muitos perdem a oportunidade de ver e se conectar com tamanha beleza... eu posso dizer que não sou uma destas...e admiro o céu, os pássaros, a natureza constantemente...me energiza a alma... e como voce diz..está ao nosso alcance...basta querer e se permitir... beijinhos...


Chica minha flor...é mesmo...na correria da vida, muitos se esquecem de detalhes que fazem imensa diferença... beijinhos...


Carlos meu querido amigo...é as vezes acontece... temos que estar atentos para vivermos a vida de forma que a percebamos como verdadeiramente bela, pois tem belezas infinitas a serem por nós apreciadas...beijinhos...


Jorge querido, sou como voce...adoro ficar olhando tudo...especialmente a natureza...eu aprendo muito em observa-la... beijos...


Isa minha flor...e vamos levando os puxões de orelha e despertando não é querida? rsrsrs.... beijinhos...


Meus amores de amigos(as) minha gratidão por suas palavras que sei que são de entendimento..vemos a necessidade cada vez maior de termos momentos de nos aquietar, de nos ligar a natureza, momentos de curtir a familia... precisamos rever nossas prioridades e priorizar o que realmente é importante... vamos diminuir um pouco nosso ritmo de vida acelerado e vamos respirar um ar mais puro, sentir o cheiro do mato, olhar o sol, a lua, as estrelas... vamos AMAR mais... fiquem com meu carinho... beijos...

orvalho do ceu disse...

Olá, Valéria querida
"O contato com a natureza nos renova as forças, nos proporciona momentos de reflexão, de pensamentos mais leves, despretensiosos até"...
Procuro sempre estar em contato com a natureza... sem ela eu não fico igual... no feriadão vou de novo pra roça... lá essa linguagem do pai e o filho é muito cotidiana... e fico assim como os personagens da meditação:extasiada!!!
Bjm e seja feliz e abençoada.

ValériaC disse...

Gislene minha querida, fico feliz pois além de apreciar tantas belezas, voce é exemplo pro seus pequenos... bom demais não é amiga? Tem coisa melhor do que apreciar a criação de Deus estando junto com quem tanto amamos? Beijinhos...


Roselia minha querida voce tem toda razão....que gostoso que vai pra roça outra vez... coisa boa...comida caseira, cheiro de amor... de natureza... de simplicidade... beijos...

Gislene e Roselia fiquem com minha gratidão e imenso carinho por voces amigas...beijos...

wcastanheira disse...

Por veses faço algumas palestras de motivação e deixo bem claro isto, não perca jamais a ternura de viver, de olhar a lua, de admirar as estrelas, de parar para analizar a beleza q há em cada flor, não apenas viva, deguste, sinta o perfume da vida, bela postagem, uma lindura meeeeesmo, pra vc minha linda bjos, bjos e bjossssssssssssssssssssss

007BONDeblog disse...

Valéria

Boa noite

O outono nos dá as mais belas noites. Na cidade, a luz artificial tira muito da beleza do céu. Certa vez, num desses abençoados momentos de férias e descanso, estive num mirante na Cidade de Miguel Pereira, e vi, naquele momento de uma noite linda e fria, a beleza do céu e das estrelas. Lá estava também a Lua, linda, iluminada.

Nós precisamos sim, de dar uma parada nessa correria e agitação, para poder apreciar, sentir e absorver as boas energias e aluz, de coisas simples, como os tesouros da vida e da natureza.

Grande abraço

Ives disse...

Tenho pavor de olha o céu rs abraços

Livinha disse...

Minha amiga, bem verdade.
Quisera o mundo inteiro observasse o encanto da natureza, essa herança que beleza, de Deus a nos ofertar.
Talvrz assim houvesse mais sensibilidade no coração do mundo e como irmãos que somos, despertando mais solidariedade..
Tudo tão simples e tão difícil de se tocar, onde somente os olhos da alma pode sentir e tocar...

Lindo!

Bjs

Livinha

AC disse...

Valéria, Como sempre, palavras serenas e acertadas...

beijo :)

Marcia disse...

E como perdermos este espetáculo, esta abóbada que cobre as nossas cabecas?! É simplesmente magnífico! Observarmos às pequenas coisas que dao sentido às nossas vidas tao atribuladas, é tao gostoso!
Este texto é muito bonito!
Beijos e um restante de semana de muita paz e harmonia.

Eliane Gonçalves disse...

Sou apaixonada pela lua...obrigada por nos presentear com esse texto...

Bjo,

Eli.

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Olá Valéria querida.
Obrigada por uma mensagem tão linda e profunda.
Me emocionou muito e me fez fazer uma grande reflexão para a minha própria vida.
Obrigada do fundo do meu coração.
Um grande beijo em seu coração!
Lú.

Jr disse...

Oi Valeria!

Hoje minha proposta de postagem foi diferente, deixei uma questao em aberto para os leitores responderem com suas opniões!

Aguardo vc! E vcs tambem!

http://websitenovaera.blogspot.com/2010/11/o-mal-e-o-remedio-de-sua-opniao.html

Bom Fim de semana a todos

Sonhadora disse...

Minha querida

Que ternura de texto, mas verdadeiro, quantas vezes com a corrida da vida nos esquecemos de coisas simples...mas belas, como olhar a lua, adorei o texto.

Beijinhos com acrinho
Sonhadora

Sônia Silvino disse...

Há um grande espetáculo todos os dias à nossa volta, mas nem sempre percebemos, amiga!
Beijocas!

ValériaC disse...

Wanderlen meu querido, isso é muito bonito da sua parte...afinal bem sabemos que há tempo para tudo... e que apreciarmos a natureza, todas as suas belezas, nos faz muito bem...acalma a alma... nos ajuda equilibrar a vida...obrigada por suas palavras amigo...beijinhos...


BOND meu amigo voce está certo... nos conectar com a natureza é energetico, nos revigora a vida, é meio de aprendermos com as belezas que graciosamente são dadas a todos nós... obrigada por sua presença...um abraço...


Ives querido...que pena... espero que mude de ideia e comece a apreciar não só o céu, mas tudo de belo que nos rodeia... beijos...


Livinha minha querida, voce tem toda razão... quando vemos com o coração, percebemos nitidamente, tudo com que somos abençoados... esta gratidão faz tão bem de sentir...essa sintonia com o Pai é maravilhosa e podemos te-la amando a natureza, nossa familia, enfim cultivando amor incondicional...e o melhor...está ao alcance de todos nós...basta querer...beijinhos...

ValériaC disse...

AC meu querido, obrigada...sua presença me alegra muito amigo...beijos...


Marcia minha querida é isso mesmo... tiremos um tempo para vermos tantas belezas que nos rodeiam... e agradecer por tudo... obrigada pelo carinho de sempre...beijos...


Eliane minha querida...também adoro ver a Lua... beijos...


Lú minha flor querida... fico imensamente feliz que tenha gostado da mensagem... este sentimento que fica no coração, faz bem... obrigada sempre pra ti amiga...beijos...

ValériaC disse...

Jr meu amigo...excelente sua proposta... precisamos mesmo repensar muitas coisas, para poder efetivamente viver em uma Nova Terra...um abraço...


Sonhadora minha flor, em muito me alegra ver que gostou do texto...vamos olhar mais as coisas belas da vida... tanta beleza a nossa volta, não é querida? E pra voce que é poetisa...a lua, as estrelas...sempre pode ser motivo das mais belas inspirações...beijinhos...


Sonia minha flor é verdade... quanta beleza podemos ver... basta querer...beijinhos...


Meus amores tenham um belo dia... que saibam ver as belezas que os cercam, o canto dos pássaros, as borboletas, o sorriso de uma criança, enfim, belezas tantas, que se prestarmos atenção aos mais simples detalhes, perceberemos e alimentaremos nossos corações com as bençãos que Deus nos dá a todo momento...beijos...

Jeanne disse...

Quanta sabedoria, Valéria.
Perceber as belezas da natureza nos aproxima de Deus e de nossa humanidade...
Beijos

✿Lady✿ disse...

Concordo com você querida!
Muitas pessoas esuqecem de valorizar as pequenas coisas da vida.
Amo cuidar das flores, apreciar a natureza, olhar o céu, passear e agradeço a Deus por todas as maravilhas que ele nos deu.
Beijos de luz
Lady

JR disse...

Passei muito anos desta minha vida física sem ver e nem sentir a presença da lua e acreditava ser pela selva de pedra que morava ,onde respirava fumaça de ônibus e colhia flores de plástico.
Quando me dei por conta eu era apenas um robô manipulado pelo capitalismo selvagem e não vivia a vida pois era ela quem me vivia.
Dei um basta e me mudei para um local onde eu me transformei ,numa filha da natureza.
Estou bastante satisfeita com a ultima década e esperando ficar mais ainda nas próximas.
Viver a vida e' sentir a vida se fundir a nós.
Abraços carinhosos para a amiga....

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails