quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

À PROCURA DE DEUS


À PROCURA DE DEUS

Uma velha narrativa indígena fala de um homem que, certo dia, sentiu uma grande necessidade de Deus.

Então, dentro de sua alma, sussurrou: “Deus, fale comigo. Preciso imensamente ouvir sua voz.”

No mesmo instante, no galho próximo, o canto de um rouxinol encheu a natureza.

O homem não se apercebeu da beleza do canto, nem da mensagem que vinha na musicalidade canora e repetiu: “Deus, fale comigo!”

Nesse instante, a natureza modificou sua feição e um trovão ecoou nos céus.

Ainda assim, o homem foi incapaz de ouvir.

Olhou em volta e disse: “Deus, deixe-me vê-Lo.”

E uma estrela brilhou no céu. Logo mais, milhões de pequenas lanternas brilharam por todo o manto da noite. A lua se desfez em luz de prata e se espelhou nas águas do lago.

Mas o homem não notou. Agora, quase desesperado, começou a falar mais alto: “Deus, mostre-me um milagre.”

E uma criança nasceu. Contudo, o homem não sentiu o pulsar da vida no novo ser que surgia, esperançoso.

O homem começou a chorar.

“Deus”, disse, “sinto-me tão só. Toque-me e deixe-me sentir que Você está aqui comigo...”

E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro, abrindo e fechando as asas multicoloridas.

O homem levantou o ombro e a espantou.

O estudo da natureza nos mostra, em todos os lugares, a ação de uma vontade oculta.

Por toda parte a matéria obedece a uma força que a domina, organiza e dirige.

O espetáculo da natureza, o aspecto dos céus, das montanhas, dos mares apresentam ao nosso Espírito a idéia de um Deus oculto no Universo.

Em cada um de nós existem fontes ocultas de onde podem brotar ondas de vida e de amor, virtudes, potências inumeráveis.

É aí, nesse santuário íntimo que se pode procurar Deus. Deus está em nós. As almas refletem Deus como as gotas do orvalho da manhã refletem os fogos do sol, cada uma delas segundo o seu próprio brilho e o grau de pureza.

É dentro de si mesmos que todos os homens de gênio, os grandes missionários e os profetas conheceram Deus e Suas Leis e as revelaram aos povos da Terra.

É consolador e doce poder caminhar na vida com a fronte levantada para os céus, sabendo que, mesmo nas tempestades, no meio das mais cruéis provas, nos fundos cárceres, como à beira dos abismos, uma Providência, uma Lei Divina paira sobre nós.

Um Pai que observa os nossos atos e que, de nossas lutas, de nossas lágrimas, faz sair a nossa própria glória e a nossa felicidade.

É nesses pensamentos que está toda a força do Homem de Bem.

Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no texto Prece indígena, do livro By San Etioy, recebido pela Internet, e no cap. IX – 2ª parte do livro Depois da morte, de Léon Denis

Imagem: http://images.google.com.br

25 comentários:

  1. É no sentir das pequenas coisas que a harmonia se instala...

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Valéria
    Teu post de hoje tem direção certa.
    Quantas vêzes a resposta chegou, antes mesmo que tenhamos pedido.

    É dentro de si mesmos que todos os homens de gênio, os grandes missionários e os profetas conheceram Deus e Suas Leis e as revelaram aos povos da Terra.

    Gratidão
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. É preciso ter olhos com capacidade de ver, ouvidos de ouvir, coração para sentir esse poder de Deus que está em nós mesmos e em toda parte.
    Essa sensibilidade está no ar, no céu, na Natureza e nos animais, basta-nos tê-la.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Querida Valéria,

    Esse texto é maravilhoso! É a prova de que Deus está em todas as coisas e, principalmente dentro da gente. Basta que deixemos que ele faça morada em nosso coração seguindo pelo caminho do bem.

    Deixo a você o meu carinho e o desejo que seu dia seja lindo!

    Beijos de luz no seu coração

    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  5. Estava no blog Espiritual-idade e vi a indicação do seu Blog, escrito Procurando Deus.
    Tive uma grata surpresa vindo até aqui e vou segui-la se você me permitir.
    Bonito este texto da equipe de redação do Momento Espírita. Não poderia ser diferente.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  6. AC, Zizi, Nilce, Wilson e Élys(muito bem vindo por aqui amigo)meus queridos(as)... grata por suas palavras que denotam tanto entendimento...precisamos mesmo nos conscientizar que Deus está em tudo e em todos... que podemos encontrá-lo em cada rosto, cada detalhe, cada beleza da natureza e especialmente dentro de nossos corações... cultivemos este Deus que habita nosso interior e apreciemos o Deus que habita o próximo...
    Tenham um maravilhoso e abençoado dia...fiquem com meu carinho imenso e beijos...

    ResponderExcluir
  7. Deus está em tudo e em todos, afinal estamos mergulhados no pensamento Divino.
    E para sentir Deus, só mesmo em nosso coração a refletir na vida, na Natureza.

    Lindo texto, Anjo!!!

    Um super beijo

    ResponderExcluir
  8. ELE está em tudo e pra percebê-lo basta estar atentos.E é tão fácil!

    LINDA! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito q Deus existe e sempre falo com Ele, mas como gostaria d ouvir a sua voz,
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito q Deus existe e sempre falo com Ele, mas como gostaria d ouvir a sua voz,
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Minha querida

    Um lindo texto...é preciso apenas sentir dentro de nós.
    Adorei

    Deixo o meu carinho e um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida
    A minha borboletinha será o meu comentário, tá?
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  13. Sabe valerry, costuma se dizer, que aquilo que a gente procura e pensa que nunca acha, está mais perto de nós do que se imagina...
    Isto é fato!

    Belíssimo historia minha querida e tão verdadeira.

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  14. MARAVILHOSO TEXTO!!! GOSTEI DO SEU BLOG, SUCESSO E MUITA PAZ...BJS VISITE: WWW.INSTITUTOEUQUEROPAZ.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  15. Olá querida!
    Que bom estar aqui,e poder ver,ler e sentir um texto assim tão nobre e verdadeiro.
    Deus esta sempre junto a nós e muitas vezes por grosseria nossa não somos capazes de senti-lo.
    Um grande beijo,fique com Deus!

    ResponderExcluir
  16. Ele esta por toda parte, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  17. Que ótima reflexão!
    Dentro de nós está todas as respostas, toda a iluminação, pois nosso coração é sábio
    Deixarmos de nos iludir com as coisas externas é o caminho para encontrarmos a verdadeira paz e alegria
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  18. Jorge, Chica, Mariana, Sonhadora, Roselia, Livinha, Alexandre(muito bem vidno amigo), Alma, Lisette, Ana Karla(muito bem vinda querida), Isa e Eliane...meus anjos de amigas(os) minha gratidão por suas carinhosas palavras e por seus entendimentos.
    Meus queridos(as) é tão bom nos darmos conta de que Deus habita cada um de nós, que está em tudo e em todos... que isso seja motivo pra que haja respeito, carinho, solidariedade, harmonia, paz e muito amor entre todos.
    Concordo com a Chica...nos tornarmos conscientes da presença de Deus é tão simples, basta termos olhos atentos a isso... e como essa comunhão faz bem...
    Meus amores fiquem na paz, no cultivo do bem e do amor...beijinmhos...

    ResponderExcluir
  19. Marineide minha querida, obrigada por suas palavras no texto "Pensar" de 29/11/10... fique com meu carinho e um ótimo final de semana...beijinhos...

    ResponderExcluir
  20. Lindo, lindo, Val!! Deus está em tudo e em nós....porque insistimos em nao perceber?! Porque nao deixamos a nossa alma manifestar a sua sensibilidade? -Deus, ajuda-nos a percebê-lo na essência das pequenas coisas..., no nosso semelhante, na natureza, no céu azul anil, no nosso coracao. Obrigada por me proporcionar tao bela leitura! -Este texto tocou fundo no meu coracao. Aliás, tenho um post parecido com este seu, lindo também, e te convido querida a lê-lo.
    Beijos e felicidades!

    ResponderExcluir
  21. Oiee Val...Deus sempre está a nos falar.....mas é preciso saber e querer ouvir e sentir realmente.bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, minha querida Amiga!!

    Como sempre você tocando o coração de todos, abençoando-os com textos tão verdadeiros e valiosos..

    Desculpe a demora minha amiga, em estar mais vezes como antes, mas depois da alta médica Valéria, essas duas últimas semanas foram intensas e totalmente atribuladas, pois viajo na terça, e está uma loucura pra deixar tudo em ordem até minha volta...

    Mas não te esqueço, minha querida amiga!!

    Muitos beijos nesse coração que tanto admiro, com todo carinho..

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  23. Marcia, Teresa e Marcio meus queridos obrigada por seus comentários... deixo a voces meu carinho e o desejo de um belo domingo...beijinhos...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails