segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A ALEGRIA DOS OUTROS


A ALEGRIA DOS OUTROS

Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe:

Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação.

Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo?

Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o trabalho na Doutrina Espírita como médium, mas sinto que ainda falta alguma coisa.

O que me falta, Chico?

O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu:

Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a "alegria dos outros"! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo...

A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui.

É isto que está lhe fazendo falta, meu filho: a "alegria dos outros".

Será que já paramos para refletir que todas as grandes almas que estiveram na Terra, estiveram intimamente ligadas com algum tipo de doação?

Será que já percebemos que a caridade esteve presente na vida de todos esses expoentes, missionários que habitaram o planeta?

Sim, todos os Espíritos elevados trazem como objetivo a alegria dos outros.

Não se refere o termo, obviamente, à alegria passageira do mundo, que se confunde com euforia, com a satisfação de prazeres imediatos.

Não, essa alegria dos outros, mencionada por Emmanuel, é gerada por aqueles que se doam ao próximo, é criada quando o outro percebe que nos importamos com ele.

É quando o coração sorri, de gratidão, sentindo-se amparado por uma força maior, que conta com as mãos carinhosas de todos os homens e mulheres de bem.

Possivelmente, em algum momento, já percebemos como nos faz bem essa alegria dos outros, quando, de alguma forma conseguimos lhes ser úteis, nas pequenas e grandes questões da vida.

Esse júbilo alheio nos preenche o coração de uma forma indescritível. Não conseguimos narrar, não conseguimos colocar em palavras o que se passa em nossa alma, quando nos invade uma certa paz de consciência por termos feito o bem, de alguma maneira.

É a Lei maior de amor, a Lei soberana do Universo, que da varanda de nossa consciência exala seu perfume inigualável de felicidade.

Toda vez que levamos alegria aos outros a consciência nos abraça, feliz e exuberante, segredando, ao pé de ouvido: É este o caminho... Continue...

Sejamos nós os que carreguemos sempre o amor nas mãos, distribuindo-o pelo caminho como quem semeia as árvores que nos farão sombra nos dias difíceis e escaldantes.

Sejamos os que carreguemos o amor nos olhos, desejando o bem a todos que passam por nós, purificando a atmosfera tão pesada dos dias de violência atuais.

E lembremos: a alegria dos outros construirá a nossa felicidade.

Redação do Momento Espírita, com base em relato sobre episódio da vida de Francisco Cândido Xavier, de autor desconhecido e que circula pela Internet

Imagem: http://images.google.com.br

25 comentários:

  1. Valéria,
    Um belo post com uma mensagem exemplar...

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras, realmente fazer alguém feliz é mesmo muito gratificante, bjos de boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem. E que conselho de Emmanuel!!
    Afinal, o Amor é para ser compartilhado e a alegria dos outros faz parte da luz.

    Beijo, Coração!!!

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem! Realmente amor gera amor... alegria gera alegria...

    Beijos e uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  5. Quando estamos cercados de alegria, ficamos melhores e mais felizes ainda...beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Valéria

    Bom dia

    Quando, a alegria do outro for também a nossa, mesmo que aparentemente não tenhamos nenhum dos frutos que estão fazendo o nosso próximo feliz, aí estaremos próximos de entender o que é amaor e desapego.

    Uma beleza de mensagem.

    Estou indo conhecer seu outro blog, vou seguir e adicionar o link, e te convido a conhecer outros dos meus blogs, se possível (não é troca condicionada) adicionar algum deles. Estou tentando, entre os blogueiros que conheço fazer esse trabalho de linkar para que de forma mútua possamos divulgar nossos trabalhos.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Amiga,
    Que lindo isso! Só temos aquilo que damos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Óla Valeria,que mensagem vais linda
    emais verdadeira,o amor é certamente direção para todos os nossos passos
    so volta a nos aquilo que doamos que sabemos dividir,não porque tenhamos obrigação mas porque assim ede o coração,belissima posagem tenha um ótimo dia uma boa semana
    bjs Marlene

    ResponderExcluir
  9. Meus amores de amigos(as) muito bom ler cada um de voces e ver que entendem a essência de tudo o que nos é transmitido neste texto.

    Meus queridos, por experiência própria, posso os assegurar que dar amor de forma incondicional, faz um bem imenso a quem recebe, mas a sensação que fica em que se dá é divina...dar sem esperar qualquer retorno, nos torna plenos de uma alegria indescritível, uma sensação de completude no coração maravilhosas.

    Façamos nosso melhor de coração, cultivemos bons sentimentos, pratiquemos boas ações e sejamos portadores de alegrias, de harmonia, de solidariedade, de muito amor por onde formos...a vida agradece, o mundo agradece...

    Tenham uma abençoada semana...beijos

    ResponderExcluir
  10. Valéria; Fazer alguém feliz u´´e a coisa mais gratificante que pode haver,não imaginas, a minha felicidade quando consegui que duas pessoas que eu nem sequer conhecia, mas que tentaram suicidar-se e eu me atravessei a sua frente hoje fazem parte das minhas flores que eu guardo no meu eterno Jardim que é o meu coração.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga querida!!!
    Que bela lição!
    Eu sempre achei e acho que fazer as pessoas felizes muito me alegra,eu me sinto realizada sempre que posso dividir a minha felicidade com outras pessoas.
    Obrigada pela partilha!
    Grande beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  12. Sim amiga, a alegria está em quem dá e nunca em quem recebe!
    bjus querida!

    ResponderExcluir
  13. Lindo, Valéria. É gratificante fazer a felicidade dos outros; enxugarmos algumas lágrimas; aliviarmos alguns desconfortos. Isso não tem preço. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Valéria
    Um bom dia pode mudar o rumo o dia.
    Um sorriso pode mudar o rumo da vida.
    Repartir a alegria é trazer pra dentro de nós a felicidade que o outro descobre que tinha e não sabia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. O que comentar de um texto perfeito e completo de exemplos.
    A nós só nos cabe seguir o exemplo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Querida Valéria, quanta verdade existe nisso, uma das belezas da vida é contagiar aos outros com nossas descobertas, nossos sentimentos verdadeiros e o retorno disso vem de encontro ao nosso coração! Lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Valéria,
    Chico era uma figura exemplar e continua com suas sábias palavras a nos ensinar.
    Parabéns minha querida pela beleza desse blog, que também é parte de tua alma linda.
    Um abraço afetuoso, bjs.

    ResponderExcluir
  18. Realmente esta é a maior alegria, já tem estudos que o serviço voluntário é o que deixa a pessoa mais feliz.
    Evoluir e ajudar o próximo, esta é a nossa missão na terra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Saber dividir e alegrar-se com a felicidade dos nossos irmãos é um grande passo em nossa evolução.

    Bjo,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  20. Saber dividir e alegrar-se com a felicidade dos nossos irmãos é um grande passo em nossa evolução.

    Bjo,

    Eliane.

    ResponderExcluir
  21. Que bom ler isso agora cedo!
    A alegria dos outros nos faz sorrir o coração e por isso é tão bom compartilhar
    Beijos pra ti com carinho!

    ResponderExcluir
  22. Oiee....quando a gente faz o bem a alguém ele retorna em dobro....pois é dando q se recebe.Quando mais se dá mais se tem...bjss♥

    ResponderExcluir
  23. Com energia boa fluimos, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  24. Amados (as) amigos (as) grata por suas presenças tão queridas e por suas palavras carinhosamente deixadas por aqui... beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails