segunda-feira, 28 de março de 2011

A BANANA

A BANANA

Um amigo do viajante resolveu passar algumas semanas num mosteiro do Nepal.

Certa tarde, entrou num dos muitos templos do mosteiro, e encontrou um monge, sorrindo, sentado no altar.

- Por que o senhor sorri ? - perguntou ao monge.

- Porque entendo o significado das bananas - disse o monge, abrindo a bolsa que carregava, e tirando uma banana podre de dentro.

- Esta é a vida que passou e não foi aproveitada no momento certo, agora é tarde demais.

Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde.

Mostrou-a e tornou a guardá-la.

- Esta é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo - disse.

Finalmente, tirou uma banana madura, descascou-a, e dividiu-a com meu amigo, dizendo :

- Este é o momento presente.

Saiba vivê-lo sem medo.

Autor desconhecido

Imagem: http://images.google.com.br

27 comentários:

chica disse...

Maravilha! Mensagem reflexiva!O blog tá lindo!beijos,chica e adorei o novo visual!

AC disse...

Sábias palavras, Valéria, em contracorrente aos tempos que atravessamos.

Beijo :)

Dora Regina disse...

Uma linda e reflexiva mensagem que nos faz pensar...
Tenha uma semana bastante felíz.
♥.•:*¨¨*:•.♥ Abraços! ♥.•:*¨¨*:•.♥

Livinha disse...

Tudo a seu tempo, nas modalidades em que se nos apresenta.
A pressa, se encaixa na ansiedade e não se vive a contento, por nos colocar-mos sempre a frente das horas, sem usufluir da paci~encia que nos promove instante de treinos, a oportunidade...
Se não olhamos, se não cuidamos deixamos de viver o que poderia ser um instante bem aproveitado...
E o que se espera, que amadureça ao tempo para que possamos usufruir das boas coisas que nos aguarda...
Complicado Valerry, embora tudo esteja certo como bem se mostra tua mensagem. Mas quando de nós não acaba por se deixar ir, quando a ansiedade nos consome tanto, como a banana que vai aos poucos apoderecendo, por nada confiarmos...

Palavras soltas...

Lindo dia pra ti minha querida...

Bjs

Livinha

ValériaC disse...

Meus queridos(as), grata por suas presenças e palavras que acrescentam positivamente às reflexões propostas neste espaço.

Achei neste simples texto, uma excelente analogia para que observemos a vida, que realmente tenhamos o discernimento de viver da melhor forma possível o momento presente.

Vamos valorizar cada instante que a vida nos traz...nos enriquecendo de oportunidades em nos despertar.

Vamos colocar o melhor de nós a cada momento e fazer nossa vida valer a pena, pois esta escolha, está em nossas mãos.

Tenham uma semana de alegrias, de Luz, que a serenidade e o amor nos preencha...beijinhos à todos...

Jorge (Nectan) disse...

O ontem, o hoje e o amanhã são tempos diferentes de um mesmo caminho. Assim, valorizar o hoje e mostrar que aprendeu com o ontem e semeia para o amanhã.

Minha doce Anjo, beijo no coração!!
Uma ótima semana!!!

Rô... disse...

oi Valeria,
bom dia...

que simplicidade...
e a mais pura verdade...

o momento de viver intensamente é agora...

boa segunda
beijinhos

Mariana disse...

Uma reflexão tão profunda usando explicações super simples.
Tenhas uma bela semana.

Vida*** disse...

Que seja eterno enqto dure!! Assim,devemos saborear cda instante.Paz e Luz sempre!!

Nilce disse...

Oi Valéria querida

No simples explica-se o complexo.
Tudo tem seu momento certo, nem antes, nem depois.
Devemos aproveitá-lo.

Bjs no coração!

Nilce

Brasigrega disse...

Sábios ensinamentos e simples como uma banana...No entando, verdadeiro e profundo modo de refletir a vida!
Bjussssss

Vozes de Minha Alma disse...

Valéria minha amiga,
Estes momentos que se nos apresentam, são oportunidades para sermos mais felizes...
Quantas "bananas" não deperdicei, rsr
Um coisa é certa. Estar aqui neste recanto maravilhoso, é uma oportunidade ímpar de aproveitar deste fruto maduro, qu simboliza a virtude, a beleza, e a sabedoria das palavras escritos de bom grado por esta que é uma das pessoas mais lindas desta blogosfera que és tu, meu anjo.
Deixo com apreço e amizade, um abraço afetuoso e um beijo em teu coração abençoado.

Maria José disse...

Amei o texto, Valéria. Devenos viver o momento presente com sabedoria. Isso é felicidade. Beijos.

Isa Mar disse...

Val, adorei o visual do blog,muito verde, boas energias, adorei!
Gostei da lição da banana, usufruir das coisas sempre no tempo certo, isto é... no presente!
Beijos no coraçao!

Minhas Pinturas disse...

Ótimo texto, afinal como já disse Erasmo e Roberto Carlos:
-É preciso saber viver, saber viver...-
Gostei demais de ter encontrado seu blog, e já o estou seguindo.
beijos
Léah

Jeanne disse...

Este texto reflete uma grande verdade, a grande sacada da vida!
Valéria, gostei muito do fundo branco dos posts, o visual fica mais limpo e fácil de ler.
Beijos

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Valéria amada,

Que sábia mensagem!
Sou uma pessoa que abençôo muito meu passado, pois estou aonde estou através dele e agradeço muito por isto.
Meu futuro reflito muito, e lógico sonho e faço planos somente construtivos, mas, sempre acreditando na Força do Universo e deixando tudo em suas mãos.
Aprendi a viver no Presente, pois minha realidade é o AGORA e não existe sensação melhor do que desfrutar de todos os momentos por inteiro.
Um grande beijo em seu coração querida!!!

wcastanheira disse...

Parabéns pela abertura, um show, realmente linda a escolha, o texto mais um avez, interessante, informativo, por isso é tão bom passear ´por aqui, vc reserva pérolas para cada um de nós, pra vc bjos, bjos e bjosssssssssss

Élys disse...

Minha querida amiga.
Uma perfeita analogia com a vida.

Seu blog está lindo.
Beijos.

Pris Benedetti disse...

Minha querida, adorei o texto.
Isso mostra de uma maneira simples como devemos encarar a vida e tirar o melhor proveito de tudo.
Deixa para depois, ou ser apressado demais não vale a pena.

Uma linda tarde pra ti.

Beijinhos

Anne Lieri disse...

Muito linda a msg dessa história!Gostei demais!Bjs,

Anne Lieri disse...

Muito linda a msg dessa história!Gostei demais!Bjs,

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Valéria
Estou precisando olhar mais e saborear a banana madura...
Estive na roça e as bananeiras do local não deixam vc nem eu mentirmos...
Bjs de paz e excelente semana.

Lena disse...

Oi, Valéria, saudades!
Lindo texto e a imagem foi perfeita!
Brilhante o autor do texto. Comparou as nossas vidas, aparentemente complexas, com uma simples banana. Fantástico, amei.Simples, assim!
Beijo com muito carinho!

ONG ALERTA disse...

Viver o momento que tal;vez possa ser único em nossa vida, beijo Lisette.

ValériaC disse...

Meus amores, minha gratidão e carinho a cada um de voces... beijinhos...

Maria José disse...

Valéria. Já havia comentado o seu post e como tenho os meus textos já programados para uns dois meses à frente, havia me esquecido desse. Saiu hoje no Arca e foi-me enviado por nosso amigo Jorge. É um lindo ensinamento, não? Beijos, amiga. Sincronicidade até nos posts.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails