domingo, 17 de abril de 2011

AMANHECERES (de ValériaC)

AMANHECERES (de ValériaC)

Sempre tive uma sintonia muito grande com a natureza, ao observá-la, aprendo, desperto e admirando seu encanto, vejo a sua capacidade infinita em nos ensinar, até nos mais simples detalhes.

Percebo a beleza de cada estação, nos diferentes horários do dia, as mudanças das nuances, transformando as mesmas paisagens e tantas mais [...], o clima, o sopro do vento, a chuva fina a tudo banhar [...], mas hoje vou falar dos amanheceres.

Levanto muito cedo, adoro “ouvir” o silêncio enquanto estou a olhar o céu, a Lua ainda aparecendo, e hoje, até a estrela matutina (Vênus) está a saudar, no aguardo do raiar do Sol. Vem àquela brisa fresca, vou vendo a natureza, as plantas do meu quintal balançando e vou pensando na vida [...].

Assim como vento que passa por mim e vai tocar outros seres e outros recantos, vou pensando no quanto ainda temos que deixar o passado passar e no quanto ainda temos que deixar para trás, nos desapegar, de situações e pessoas, seguindo em frente sem tristezas, sem mágoas, sem dor, pois, podemos escolher simplesmente seguir no perdão, buscando nossa libertação através do entendimento dos processos da vida, ao invés de ficarmos “carregando bagagem” inútil, que tanto pesam em nossa caminhada, pois, somente desta forma podemos tornar mais leve o nosso viver. Tudo isso é escolha, uma vez que somos nós quem escrevemos nossa história a cada momento, portanto, toda mudança é de nossa inteira responsabilidade.

Vocês já pararam para pensar o que precisam deixar passar? Em como está fluindo (ou não) suas vidas, se estão realmente sendo capazes de apreciar toda a beleza que graciosamente a vida nos dá? Estão conseguindo ver a benção de um novo recomeço que cada amanhecer nos traz?

Pode parecer um contra senso me sentir assim, nesta calma diante da agitação do mundo e sei que muitos de vocês podem estar presos no torvelinho da vida, sem saber como sair dele. Sou uma pessoa comum, como todos vocês, que tenho diversas situações no meu dia-a-dia a serem resolvidas, que chegam a me tirar momentaneamente minha serenidade, mas bem sei que não podemos esperar pelo fato de que só poderemos ter paz, alegria quando não tivermos mais nenhum problema a ser resolvido. E assim, descobri que em momentos como estes, quando entro em sintonia com a harmonia da natureza, na minha quietude, que eu encontro meu equilíbrio outra vez. E se eu consigo, todos vocês, se quiserem, podem conseguir viver com mais serenidade também.

Então, pensem em parar por alguns momentos do seu dia, isso não é desperdiçar tempo, é saudável em todos os sentidos, para poder comtemplar os céus, as águas, sentir as brisas, os perfumes, saborear o passar das estações, curtir um descanso no balançar de uma rede, quiçá como eu, admirar os amanheceres e com tudo isso ver o quanto a vida pode nos mostrar e ensinar a sermos cada dia mais plenos e felizes.

Texto de: ValériaC (em 30/03/2011)

Revisão: Danilo Carvalho

Imagem: http://images.google.com.br

15 comentários:

  1. Eu dedico muito de meus dias à isso e ainda agorinha, registrei céus lindos, com arco-íris.

    Coisinhas simples que nos energizam e fazem bem.Dão alegria! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Valéria, também acordo cedo e como é bom ver o dia nascer! Você está certíssima! Quando paramos para contemplar a natureza, escutamos os passarinhos, sentimos o vento, é incrível, mas faz a diferença. Parece mágico, porque quase não paramos hoje em dia não é verdade? Os dias são sempre tão agitados, um corre-corre e perdemos essa bênção. As alegrias da gente estão nas coisas mais simples, às vezes, na nossa cara e NÃO VEMOS ou nem damos a devida atenção. Aí vem você e nos sacode para acordarmos pra vida!!

    Obrigada, querida!!

    Um super beijo no coração

    Fique com DEUS. Tenha uma belíssima semana.

    ResponderExcluir
  3. Falamos sim Valeria. A natureza em nós se declara, em sua semelhança e forma. Sintonia que nos envolve quando nos soltamos e a ela entregamos nossa alma.
    Energizamos e podemos sentir a ess~encia que exala, na calmaria que tanto buscamos...

    Linda postagem

    carinhos de beijos

    Livinha

    ResponderExcluir
  4. Hoje, início da Semana Santa, o meu desejo de paz e alegria é para vc... bem como uma chuva de:

    Orvalho do Céu (uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou de Palavras de Deus)...

    Estarei oferecendo um Retiro em meu Blog durante toda semana, passo para convidar e aguardar a sua visita...
    Preparei tudo com todo o meu carinho fraternal... Espero que lhe seja útil!!!
    É exatamente isso que lhe digo nesse tempo que estamos entrando:
    Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
    Bjs de paz e achocolatados desde já pois estarei também em Retiro Espiritual.


    http://espiritual-idade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Essa "bagagem inútil" que a maioria dos seres carregam, e eu sou uma delas..(rsrs) é algo penoso de se levar... remoer problemas de nada adiantam..pois, cada amanhecer é diferente do outro e como vc mostrou neste lindo texto, a vida segue e temos que seguir com ela do modo mais leve que pudermos! Bjs querida! Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amiga, esses minutos que dedicamos a nós e a comtemplar a natureza são nossa oração, nossa conversa com Deus não é mesmo?
    Muito bom o texto, como sempre é tudo que vc escreve
    Beijos e uma semana cheia de coisas boas pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Olá, as sensações chegam através de Deus! abraços

    ResponderExcluir
  8. Tem razão, neste bonito texto que tão bem escreves.
    Tirar alguns minutos para estar só e contemplar algo que nos faça bem; as estrela, o mar , o nosso interior... Certamente isto nos ajudará a caminhar com mais serenidade...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Valeria,tenho a mesma mania que vc!Eu acordo muito cedo e faço minha caminhada num parque maravilhoso,com sons de passarinhos,flores,córrego,muitas árvores...acho que tenho sorte!Esse é meu momento de oração,de reflexão,de admiração da natureza!Esse pequeno momento que me dou,equilibra todo meu dia!Uma msg maravilhosa vc nos trouxe!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Valéria amada,

    Não poderia deixar de passar aqui para me despedir.
    Já vou desligar a internet, pois estou no final dos preparativos para minha mudança.
    Ficarei algumas semanas ausentes, por isso lhe desejo uma Páscoa muito abençoada.
    Que seja um momento de união e reflexão para todos Nós.
    Sentirei muitas Saudades, mas logo estarei de volta....

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  11. Belo texto, tudo que anatureza tem de nos oferecer é de graça, basta saber olhar para o belo...beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. Valéria,
    Todos os dias retornando a pé da escola do Fran passo através de um lindo parque medieval e ali algumas vezes páro e me sento num banco tão antigo quanto o lugar,admiro,contemplo e se não sou muito atenta, passaram-se horas,mas é um prazer infinitamente grande cheio de significativo silêncio para mim.
    Meu abraço pra ti e desejos de uma feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  13. Ah Valéria, Valéria... Minha querida...
    Isto é que é ter alma sublime e amorosa. Não vou mais comentar o texto, pois todos aqui deixaram lindas e ótimas impressões. Vou deixar para ti um poema, posso?
    Ele vai representar o que senti ao ler.

    Luzes da Vida

    O sol, as nuvens, e o céu
    E sob a sombra do jatobá,
    Na copa frondosa
    Abelhas fabricam o mel...

    N’outro lado há festa!
    As borboletas, e as flores,
    Os pássaros gorjeiam
    Em sublime seresta

    Em nova iluminação
    Desponta um novo dia...
    A Natureza renasce
    Na mais pura emoção!

    Sob os raios de uma nova era
    Acordando para o mundo
    Desperta a Mãe Natureza,
    Fruto de Uma promessa

    Um novo ciclo trazendo
    São luzes vindas do céu
    Rompendo toda barreira
    E um novo mundo nascendo!

    De tão sonhada união
    Acordam os espíritos
    Espíritos emanados,
    Da Divina Criação!


    Um abraço afetuoso do teu leitor, bjs.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga Valéria,
    Depois de um tempo ausente de meu blog, tento retornar. Às vezes é difícil conciliar tantos afazeres, e penso que o dia poderia ter 48hs e, ainda assim, não daríamos conta..rs
    Assim como você, também levanto bem cedo e umas das coisas que adoro é ficar no escurinho da manhã, curtindo o "barulho do silêncio"..rs. Creio que seja um momento intimista, que me proporciona algumas reflexões importantes para o dia que se inicia.
    Adorei seu texto. Mais uma vez maravilhoso. E acho que tem total relação com a "Arte de Viver"
    Um beijão
    Psiquismo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails