domingo, 22 de maio de 2011

A CAMINHO DA PAZ INTERIOR( de ValériaC)

Olá meus queridos!

A cada dia que passa, mais tenho certeza que a Paz somente pode ser alcançada através da Paz. Toda tentativa em estabelecê-la mediante a violência, a guerra, jamais será bem sucedida. Na verdade é impossível, pois a Paz só pode ser conseguida caminhando pela estrada do Amor Incondicional. Lamentável que muitos ainda não tenham se dado conta disto.

Buscamos pela Paz em âmbito mundial, mas hoje vou me concentrar em refletir sobre como a termos a nível mais pessoal em nosso cotidiano, pois, a falta dela é algo que nós atinge em diferentes graus.

Quem de nós não conhece pessoas que passam quase que o dia todo, reclamando, brigando, seja no serviço, em casa, por onde quer que vão arrumam confusão? E mesmo que nada falem, ficam mentalmente discutindo?

Muitas vezes acabamos agindo assim também, infelizmente. E com certeza tudo isto nos tira a paz.

Tenho observado que se o nosso falar ou agir, não for algo que consiga levar alguma alegria, uma boa sensação, uma leveza, uma mensagem para compartilhar, amizade, talvez devêssemos repensar se o silêncio não seria a melhor escolha. Sei que isto não é tarefa fácil, mas temos que concordar que reclamar, se irritar, ficar ansioso, viver de mal com a vida sem que se apresente uma solução efetiva, é poluir o universo com inutilidades, discórdia, intolerância, desamor, e isso com certeza é nefasto para si e para o mundo, muito mais do que imaginamos.

Se usarmos o bom senso, veremos que ninguém tem que ter razão em tudo, ser dono absoluto da verdade. Partindo deste pressuposto, não temos que impor nada para ninguém. Somos sim, detentores de verdades relativas. Diante disto me digam: vale a pena viver em desarmonia, brigando consigo ou com os outros?

A verdade de cada um é de cada um, logo o critério para sabermos se a nossa verdade é valida, é nos questionar o quanto ela faz nossa vida efetivamente funcionar, se ela nos leva a sermos verdadeiramente felizes. Caso contrário, temos que repensá-la, ajustar rotas, crenças, até que ela nos ajude a levar positivamente nossa vida.

Diante disto, vemos quanto desperdício de energia, de tempo, que poderia ser utilizado de forma tão diferente, em momentos de amor, de alegria, de um silêncio revigorante, enfim, de Paz.

Dar um basta nisto é possível, mandando a mente se calar e em lugar de tagarelice inútil ou ao invés de nos estressarmos, criando polêmicas infrutíferas, podemos preencher este “espaço” com outros valores e sentimentos mais positivos. Sempre é possível trabalharmos no sentido de sermos assertivos sim, mas, jamais combativos, pois quando conseguimos agir assim, transformamos nossa vida radicalmente, para melhor. Muitos podem não entender, até discordar, mas o bom senso, a calma, a suavidade trazem mudanças eficazes e duradouras, por onde quer que atuem. Por isso, quando falo em amor incondicional não é a toa, nem é utopia, mas algo importante a ser exercitado, pois nele encontramos entre tantas virtudes, algumas fundamentais para nos relacionarmos bem com as pessoas, como a aceitação, a harmonia, respeito entre todos, nos mais diversos aspectos.

Sabendo da transitoriedade de tudo, exceto de nossas almas que são eternas, vamos usar bem cada instante de nossas vidas, utilizando nosso tempo, nossas palavras, nossos atos, de forma que sejam beneficentes, construtivos, amigáveis, pacíficos e amorosos.

Com certeza, cada vez que conseguirmos atingir este estado de equilíbrio, estaremos bem conosco, faremos bem ao Universo, pois estaremos em sintonia ao melhor que pode haver em nossas vidas. Cada vez que melhoramos a nós mesmos, melhoramos o mundo.

Texto de: ValériaC

Revisão: Danilo Carvalho

Imagem: http://images.google.com.br

20 comentários:

✿ chica disse...

Quando conseguimos estar em harmonia, sintonia com o Universo e nós mesmos, nosso cantinho de paz interior parece garantido...


Lindo teu texto,Valéria!

um beijo,tudo de bom,chica

Lucinha disse...

Muito bem, Valéria!!! Excelente o que escreveu!

Há uma frase de Chico Xavier que exemplifica a paz: "DEIXE ALEGRIA POR ONDE PASSES."

Como vc disse, há pessoas que brigam o tempo todo, aliás, parece que acordam que este objetivo, rsrsrsrs!!! Se tivermos sempre um sorriso, uma palavra gentil, as pessoas a nossa volta se sentirão bem e com o passar do tempo, farão o mesmo, pois o coração estará em paz. É um aprendizado diário.

Parabéns!!!
Beijos e boa semana!

Do que eu gosto... disse...

Oi Valéria!
Que sintonia! Li há pouco um post em que falava de Confúcio que dizia "onde quer que você vá, vá com o coração". Neste seu lindo texto a necessidade de buscar a harmonia entre todos é necessáriamente uma questão de pensar no outro, da empatia, da tolerância e isso depende de deixar-se ir pelo coração, de estar aberto, disponível...
Beijão e ótima semana!

♫*Isa Mar disse...

Teu texto ficou perfeito Val e agora me conformei um pouco, pois quando escrevo textos ou canalizações também são enormes e alguns reclamam do tamanho rsss até eu mesma...
Mas compreendi que tem coisas que não tem como dizer em poucas linhas e como vc mesma disse os que tiverem que entrar em contato com essa energia e absorver o seu conteúdo vão fazê-lo o resto se privará e aí é com cada um...
Esse tema tem sido o foco principal do meu blog e em minha vida, aos poucos estou incorporando,deixando o combate e a resistência, seguindo por um caminho mais leve, levando somente coisas boas as pessoas.
Se não temos nada de bom pra compartilhar a melhor opção é o silêncio assim não poluímos ainda mais a egrégora do planeta.
Claro que ás vezes colocar pra fora o que nos incomoda também é bom, mas que seja de uma maneira sem revolta,sem julgamentos apenas no sentido de expurgar aquilo de nossas vidas, pois quando compartilhamos nos sentimos melhor.
A troca e a interação entre amigos é uma maneira muito boa de aprendermos novas maneiras de agir e de lidar com as coisas
O equilíbrio tem que estar presente em tudo, assim teremos uma vida com melhor qualidade
Vixe, me empolguei e saiu um jornal kkkkkk
Beijos em teu coração e parabéns pelo texto maravilhoso!

Bloguinho da Zizi disse...

Valéria
Teu texto é maravilhoso.
Toca fundo.
Uma leitura que se faz necessária sempre, pois o homem esquece com facilidade.
Parabéns.
beijinhos
Zizi

Tadeu disse...

Pacificando a alma tranquiliza o coração.

Vivian disse...

Bom dia,Valeria!!

Que lindo seu texto e muito importante sua mensagem!!!
É difícil calar quando estamos irritados, mas não impossível!Se nos comprometemos em ser pessoas equilibradas, harmoniosas, temos que persistir, não vai ocorrer sem esforço e dedicação...até porque é muito mais fácil fazer a guerra do que a paz!
Mas a escolha é nossa!
Temos que aprender a escolher o que vale à pena, não o que é mais fácil...
Beijos pra ti querida!!
Tenha uma semana iluminada!!

Vozes de Minha Alma disse...

Minha querida, quão bom é estarmos bem conosco mesmo.
Quando isso é possível, estamos aptos para nos cercar da luz alvissareira da paz, da harmonia, e do equilíbrio emocional.
Sem debates infrutíferos, sem retaliações, sem picuínhas.
Nessas ocasiões o silêncio é um divisor benigno.
Muita paz para ti, minha estima e apreço.
Bjs.

ArcadoAutoConhecimento disse...

Olá Valéria, minha amiga. Muito bem colocado o tema paz. Conheço muita gente assim, que procura sempre confusão, vive se atropelando e aos outros. Viver em paz é o esperado. Para isso, precisamos ter equilíbrio emocional, paciência, resignação e desacelerar o passo. Beijos e ótima semana.

Apenas Palavras... disse...

Valéria, parabéns pelo teu blog...adorei as mensagens, cada uma mais linda que a outra e o melhor...meu trouxa uma paz enorme no coração...estou levando você pro meu cantinho...quando quiser vá me visitar, será muito bem vinda! Beijinhoss e fica na paz de Deus :)

Anne Lieri disse...

Valeria,eu adoro essas msgs do seu blog!Tanta gente vive se pavoneando por aí como dono da verdade!Se ficassem quietos,talvez encontrassem em suas almas essa harmonia e o mundo poderia ser um lugar melhor!É uma prática diária para todos nós!Linda msg!Bjs,

Nilce disse...

Perfeito Valéria!

Quando há harmonia em nós ela se propaga por onde andamos.
O Amor deve ser incondicional sempre, senão não será Amor, apenas interesse, com a exigência de troca.
Excelente reflexão. Amei!

Bjs no coração!

Nilce

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Valéria amada,

Agora que minha internet está instalada e minha casa está "quase" em ordem, estou voltando.
Para desfrutar desta sua Energia MARAVILHOSA de muita Luz minha irmã.

Lindas, verdadeiras e profundas palavras vindas de um coração que sinto que existe muito Amor e Paz.
O Ser humano precisa rever seus valores, pois hoje estamos entrando num ritmo de vida muito acelerado, em que a falta de tempo para procurar se equilibrar internamente está cada vez mais escasso.
Cabe a cada um encontrar seu ponto de Luz para assim viver em harmonia e equilibrio com tudo e todos.
E a vida é tão bela, e se vivermos de forma leve tudo fica muito mais fácil, é a Lei do retorno.

Lindo texto! Parabéns por palavras tão claras e objetivas!

Um grande beijo em seu coração!!!

Nuestro Cielo disse...

E quanto mais valorizarmos o respeito, mais perto chegaremos de nos tornarmos pessoas melhores e atrairmos a paz.
Lindo texto!

Te desejo um dia cheio de magia!

Para terminar, uma musiquinha para alegrar o coração:

http://www.youtube.com/watch?v=GaKyzvleiv8

Beijo grande!

Sanzinha

Lena disse...

Oi, Valéria
Pra variar, gostei muito do texto. É necessário termos tranquilidade, cultivar a harmonia, segurar a impaciência. Isso também é contagiante para se conseguir mais paz nesse mundo tão conturbado!
Depois de um final prolongado, estou de volta para nossas trocas de ideias e reflexões. Beijos euma ótima semana!

Maria Luiza Silveira Teles disse...

Excelente reflexão, irmãzinha! Tomara que todos que a lerem possam mudar algo em seu cotidiano, contribuindo para a paz geral. São as vibrações de todos nós que criam o ambiente no planeta. De paz ou de guerra.
Que Deus continue a te iluminar!E obrigada pelas visitas.
Te amo muito! Bjs,
Maria Luiza

Élys disse...

Um texto em que concordo plenamente, irretocável, perfeito.
Minha amiga, beijos.

Denise disse...

Valéria, q texto incrível! A paz é o sentimento mais procurado, porém as pessoas não percebem q para obtê-la necessitamos de trabalho interior, mudança da forma de nos relacionarmos com o outro e o cultivo da paciência.
Deixei selinhos para vc em meu blog. Muita paz!

Vivian disse...

Bom dia,Valeria!!

Tenha um lindo dia!!
Beijos pra ti!

Marcia disse...

Valéria,
parabéns pelo texto, gostei demais e excelente para a nossa reflexao.
Um beijo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails