domingo, 1 de maio de 2011

POR UM MINUTO DE CERTEZA


Não. Você não sabe tudo.

Enquanto você se debate, tentando constantemente fazer a escolha certa, optar pelo caminho ideal, a estrada perfeita que o levará de encontro a uma vida repleta de grandes realizações, renomadas técnicas de terapia pregam que não existe o caminho certo ou errado, mas sim o mais adequado a cada momento e para cada pessoa. Então você se pergunta: Seria mais fácil acreditar na limitada dualidade de certo ou errado, torcendo para escolher o caminho de consequências menos desastrosas, ou a ideia de infinitas possibilidades, atalhos descontraidamente atraentes, escolhas espontâneas e despudoradas pode ser real?

Seu reflexo no espelho quando acorda de manha não é sempre o mesmo, mas você não sabe disso porque se olha, mas não se enxerga. Não enxerga nada além de duas imensas portas com uma estrada desconhecida atrás de cada uma delas e uma dolorosa e inevitável escolha.

Por que nunca enxergamos o meio termo? O infinito leque de possibilidades de que tanto falam.

É excitante pensar na incerteza como uma opção bem – humorada ao invés de uma torturante sensação de agonia. Você escova os dentes. Não tem certeza de nada. Dá as costas para o espelho e se afasta a passos lentos enquanto seu reflexo se torna cada vez menor.

Tudo na vida é sempre fruto de uma escolha, por mais simples e insignificante que possa ser. Todos nós estamos constantemente escolhendo e se escolhemos é porque podemos, e se podemos é porque existem opções.

Permita-me um exemplo um tanto simplório, mas não menos adequado para explicar o que me propus a abordar: Tinturas para cabelo. A monótona definição de loira, morena ou ruiva há muito cedeu lugar ao loiro acobreado, o preto azulado e os diversos tons de vermelho, só para citar alguns. As escolhas se fazem presentes em qualquer lugar. Então arrisque-se! Mergulhe nesse mar de cores e não seja tão convencional. Permita-se um tom de vermelho diferente, talvez algumas mexas claras ou pinte tudo de uma vez. O fato de uma escolha parecer arriscada, sombria, diferente dos padrões aos quais estamos acostumados não a torna errada, condenável ou imprópria. Ao contrário, pois até mesmo nesse momento devemos escolher já que diante de nós se estende a possibilidade de passarmos toda uma vida na mesmice da rotina, seguindo os mesmos passos daqueles que nos precederam e agindo exatamente como esperam que façamos, ou podemos simplesmente “chutar o pau da barraca”.

Eu sei, eu sei. Você queria tanto ter certeza não é?! Deseja com toda a força de sua alma acreditar que sabe exatamente o que está fazendo, que pode arquitetar e seguir a risca os mais complexos planos de vida, e o mais importante, que pode prever os resultados desses planos com a precisão de uma pesquisa científica. Bom, sinto muito em lhe dizer, mas a certeza que tanto busca, a certeza que muitas vezes finge ter vai sempre escorrer por entre os dedos como água, límpida, pura e essencial.

Então desista, não sofra e acredite. Desista de controlar o incontrolável, não sofra demasiadamente por aquilo que não pode evitar e acredite sempre que a escolha está em suas mãos. Os caminhos são diversos e se a verdade está mesmo na infinitude de possibilidades, as infinitas estradas serão desbravadas por aqueles que se atreverem a desafiar a mórbida dualidade.

Autoria: Lorena de Macedo

Imagem: http://images.google.com.br

23 comentários:

  1. Valéria,
    Post pertinente, muito pertinente!

    Um bom domingo para si!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Mensagem linda que cabe a cada um de nós,sempre !Perfeita!

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. (...)Desista de controlar o incontrolável, não sofra demasiadamente por aquilo que não pode evitar e acredite sempre que a escolha está em suas mãos(...)
    Destaquei esse trecho porque é lindo e verdadeiro...Ser feliz depende de nós!
    Tenha um bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Valéria,
    Bom diaaaaaa...de um lindo domingo de sol*.*.
    A mensagem é belíssima.
    Estou abrindo os olhos e olhando para o mundo de uma maneira diferente, quando fazemos escolhas e optamos por um caminho não quer dizer que estavamos errados, nenhum caminho é errado, no final se olharmos positivamente pela caminhada iremos perceber que tudo estava na medida certa p/ o nosso aprendizado.
    Arriscar e ter coragem para assumir o que o nosso coração quer.
    Puxa Valéria, a vida é tão simples por que será que temos que complicar as coisas né?...rs..
    Amiga do coração hj levo esse texto dentro de mim para mais uma reflexão interna...bela escolha para um dia tão especial como o dia hoje.
    Que DEUS lhe abençõe sempre.
    bjus >_<

    ResponderExcluir
  5. Valéria,

    O importante, na verdade, não é termos a certeza de que estamos fazendo a escolha certa, porque tal certeza ninguém tem a respeito de nada. O que importa mesmo, é tomarmos nossas decisões com o desejo de acertar. Ou de aprender.

    Linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  6. Desistir de controlar o incontrolável, a grande tarefa, uma difícil lição...
    Lindo texto, Valéria. Como sempre, contribuindo para boas reflexões.
    Bjos e um ótimo domingo, querida.

    ResponderExcluir
  7. Temos tanto a aprender, e para isso devemos buscar o que sentimos ser o melhor, refletir sobre as possibilidades. Creio nossas escolhas sempre devem ser feitas em uma diretriz(entre outras) que defina: Vou prejudicar meu irmão? Se a resposta for sim, o caminho não será dos melhores. É o que penso. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga!
    Grande Reflexão!
    Parabéns pela escolha!
    Ótima semana!
    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Valéria. Tantas frases com muito aprendizado. Devemos arriscar sempre, pois é assim que aprendemos. Ficar parado, seguir os mesmos velhos e ocnhecidos padrões, não nos leva a lugar algum. Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. lindo texto para uma longa reflexão
    serve para todo o tipo de duvida que possamos ter a acreditar ou não a modificar nosso pensamento e com portamento,ou não,a cada nascer de um novo dia nos veem as duvidas,sobre o
    certo ou errado,bom ou mau,,
    é inevitavel,,uma ótima semana
    Valéria muita luz e paz no coração
    bjs marlene

    ResponderExcluir
  11. Ola,
    Amiga obrigada por sua visita ao meu catinho, fiquei muito feliz que tenha gostado, e tambem pelo seu recadinho e em vela no meu quadrinho de seguidores.
    Obrigada pelo carinho
    abraço fraterno e uma linda semana para voce.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu precisava ler isto agora! perfeito, nem tem o que comentar. posso colocar no blog espirita com os créditos?
    beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Valéria, deixei um troféu para vc em meu blog. Muita paz!

    ResponderExcluir
  14. Oi Valéria!
    Que texto rico em reflexão!
    Temos que "a-cor-dar" para o mundo, no modo de ver a vida e vivê-la fazendo nossas opções com bom senso e discernimento. E claro, procurar viver a vida sem complicar, vivendo cada dia da melhor maneira possível.
    Gostei de sua visita ao meu blog, seja sempre bem vinda! Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Oiee Val!!
    Ousar....e viver td de bom q a vida nos oferece!!
    linda semana pra ti!!
    Bjss♥

    ResponderExcluir
  16. Coisa boa ler um texto assim, sair do convencional, do dual e se entregar as infinitas possibilidades, se permitir ser diferente, arriscar...
    Semana iluminada pra ti amiga!

    ResponderExcluir
  17. Valéria, bom dia, bom início de semana com um texto destes para começar bem. Todos os comentários ratificam isso. Eu acrescentaria que devemos arriscar sempre para sairmos da mesmice e criar novas sendas, mas existe sim uma forma de acertar na escolha e poder aplicar nossas potencialidades nas novas empreitadas: verificar o nosso sentimento diante delas. devemos nos guiar pelo bem-estar sempre. Aquilo que nos faz bem é o tal caminho do meio. Se nos faz bem, nos anima, complementa e nos faz felizes. Se somos felizes, faremos felizes aos demais...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Val,que msg belíssima e tão certeira!Realmente só temos certeza do agora...daqui a um segundo não sabemos de mais nada!Reflexivo e belo texto!Bjs,

    ResponderExcluir
  19. Valéria,
    Aprendendo sempre com cada texto e pensamento postado por ti.
    Uma certeza que podemos ter é que no fim do dia conta as escolhas que fizemos e a família que temos.É assim que penso aqui.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. A escolha está sempre em nossas mãos.
    Qualquer consequência destas escolhas será, sempre, um aprendizado a mais.
    Beijos, minha amiga.

    ResponderExcluir
  21. Uma excelente reflexao, para que sigamos a nossa vida, pautada no amor, acertar ou errar faz parte do nosso aprendizado, do nosso crescimento.
    Um grande beijos e descupas pelo sumico de uma semana, a família estava de férias e muitos compromissos :( tive de deixar os blogs de lado.
    Beijos e uma feliz semana, querida.

    ResponderExcluir
  22. Valéria, mais um texto que norteia nossas vidas para algo de elevado e enobrecedor.
    Enobrecedor rima com dor...
    Sim amiga querida, temos muitas vezes que arriscar para que não fiquemos na mesmice, basta termos cuidado, sermos prudentes.
    A ousadia é necessária de acordo com a situação e o momento...
    Muitos querem arriscar e sofrem depois. Bem, pelo menos arriscaram, sentiram o gosto amargo dum revéz, mas creio que evoluíram...
    Um abraço afetuoso, bjs em teu coração.

    ResponderExcluir
  23. A vidq é feita de mudanças, mas é preciso querer mudar, beijo Lisette.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails