quinta-feira, 9 de junho de 2011

COMPARAÇÃO

Certo dia, um samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar o mestre, sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior. Ele então disse ao mestre:

"Por que estou me sentindo inferior? Apenas um momento atrás tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente me senti inferior e jamais me sentira assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que estou me sentindo assustado agora?"

O mestre falou:

"Espere. Quando todos tiverem partido responderei."

Durante todo o dia pessoas chegavam para ver o mestre, e o samurai estava ficando mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai perguntou novamente:

"Agora você pode me responder porque me sinto inferior?"

O mestre o levou para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. Ele disse:

Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado de minha janela durante anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: 'Por que me sinto inferior diante de você?' Esta árvore é pequena e aquela é grande, este é o fato, e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."

O samurai então argumentou:

"Isto se dá porque elas não podem se comparar".

E o mestre replicou:

"Então não precisa me perguntar. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é, simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore não importa. Você é você mesmo. Uma folhinha de relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer. Simplesmente olhe à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na Natureza, tamanho não é diferença. Tudo é expressão igual de vida."

Autor Desconhecido

Imagem: http://images.google.com.br

14 comentários:

  1. Linda mensagem....Saber ser o que realmente somos, sem comparações com A ou B..Assim fica mais leve e fácil... Simplesmente ser...

    beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. que mensagem linda. realmente, tudo tem um sentido e se encaixa, a gente perde mto tempo se for fazer comparação. o negócio é viver, olhando para nossa vida e bem menos a do outro. pq sempre vai ter alguém mais e menos, isso vira loucura.

    o equilíbro é sempre a resposta. e somos maravilhosos por que somos nós mesmos, não tem igual no mundo rs

    bom dia querida Valéria

    ResponderExcluir
  3. Comparar é um perigo. Isso só funciona na hora de fazer compras e ver onde o preço está menor para o mesmo artigo.
    Nós não somos artigos pra se comparar e avaliar, mas o incrível é que nós mesmo nos colocamos nessa condição. Os outros sempre tem mais valor do que nós.
    De onde vem isso? Num mundo onde tem que...tudo, fica difícil. Mais um exercício para trabalhar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Não dá para comparar ninguém, todos nós somos diferentes. A comparação nos induz a achar que somos melhores que os outros e perdemos o equilíbrio.
    Meu carinho!
    http://blogdedoraregina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esse conto é excelente, nunca podemos nos comparar com ninguém, todos tem seus talentos, seus méritos e suas particularidades e são estas que nos tornam únicos.
    Estamos todos em busca do melhor e vivermos em harmonia com tudo e todos nos torna mais ricos, pois compartilhamos o que temos e adquirimos novos conhecimentos.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria!
    Sábias palavras!
    Comparar pessoas recai no preconceito, no querer ser melhor e isso é um entrave grande nos relacionamentos de maneira geral.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosa lição de humildade. Ninguém é maior ou menor na criação pois todos somos únicos e de igual importância para o Pai.

    Meu Anjo, beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. Interessante a sincronicidade que acontece
    Estava eu hoje conversando com meu pedreiro e ele se queixou de uma pessoa que ambos conhecemos, e que o humilhou, quando ele foi prestar um serviço para esta pessoa ele o colocou para comer seu almoço, numa área onde ficavam somente os cachorros.
    No que eu comentei: - Não considere, pois ele, o que o “humilhou” é um infeliz, embora se ache superior. Veja por este angulo, trata-se de uma pessoa insegura, com alguma ou algumas frustrações que ele tenta esconder cometendo estes atos, se vingando ou fazendo catarse em cima de quem nada tem com os problemas existenciais dele.
    Acho que todos já encontramos em alguma época uma pessoa deste tipo, se considerarmos que não existe seres superiores esta pessoa está sendo e agindo como um idiota, concorda?
    beijinhos,
    Léah

    ResponderExcluir
  10. Valéria, que coisa mais linda!
    A d o r e i o texto, ensino de vida.

    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Um texto de grande sabedoria. Cada um é necessário da forma que é.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  12. Olá Valéria. Vim agradecer as palavras de incentivo deixadas no Arca no post de minha filha. Obrigada, amiga.
    Adoro esta lenda. Devemos sempre sermos nós mesmos. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. É importante termos esse ensinamento em nossa mente, somos o q somos. Cada um é importante em seu espaço, e não devemos competir com ninguém. Muita paz!

    ResponderExcluir
  14. Oiee Val!!
    Linda mensagem....somos individualidades, incomparaveis e únicos!!
    Bjss♥ e lindo fds!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails