segunda-feira, 11 de julho de 2011

A VERDADEIRA ALQUIMIA

Certa vez um andarilho apareceu numa aldeia da Idade Média. Dirigiu-se à praça central da cidade, anunciou-se como alquimista e disse que ensinaria como transformar qualquer tipo de metal em ouro. Algumas pessoas pararam para ouvi-lo e começaram a proferir gracejos e ridicularizá-lo. O estranho não se abalou com as chacotas, pediu um pedaço de metal e alguém entregou-lhe uma ferradura, um outro ofereceu-lhe um prego. O alquimista então pegou ambas as peças, e ainda sob as risadas dos incrédulos, colocou-as numa pequena vasilha e derramou sobre elas o conteúdo de um frasco que havia retirado de sua sacola. Permaneceu alguns segundos em silêncio e o fenômeno aconteceu: a ferradura e o prego tornaram-se dourados. Uma sensação de espanto percorreu a multidão que se avolumava cada vez mais na praça. O alquimista levantou as peças de ouro para que todos pudessem admirar a transmutação.

Um ourives presente no local pediu para examinar os objetos e foi atendido. Em pouco tempo, revelou serem as peças de ouro puríssimo como nunca tinha visto. As pessoas agitaram-se e agora queriam ouvir. O alquimista então pegou um grosso livro de sua sacola e disse estar nele o segredo da transmutação dos metais em ouro. Em seguida, entregou o livro a uma criança próxima e partiu tranquilo. Ninguém o viu ir embora, pois todos os olhos mantiveram-se fixos no objeto nas mãos da criança. Poucos dias depois, a maioria das pessoas possuía uma cópia do valioso manuscrito, assim a receita para produzir ouro passou a ser conhecida por todos. Contudo, a fórmula era complexa. Exigia água destilada mil vezes no silêncio da madrugada e ingredientes que deveriam ser colhidos em noites especiais e em praias distantes.

No início todos puseram as mãos à obra, mas com o passar do tempo, as pessoas foram desistindo do trabalho. Era muito penoso ficar mil noites em silêncio esperando a água destilar. Além disso, procurar os outros ingredientes era muito cansativo.

As pessoas foram desistindo. E, à medida que desistiam, tentavam convencer os outros a fazerem o mesmo. Diziam que a forma era apenas uma galhofa deixada pelo alquimista para mostrar como eram tolos. Assim, muitos e muitos outros, influenciados pelos primeiros, também desistiram. Mas, um pequeno grupo prosseguiu com o trabalho. Apesar de ridicularizados pelo resto da aldeia, continuaram destilando a água e fizeram várias viagens juntos à procura dos ingredientes da fórmula.

O tempo correu, e a quantidade de histórias divertidas, e de situações que eles passaram juntos, desde que começaram a seguir a fórmula, cresceu. E o grupo dos aprendizes de alquimia tornou-se cada vez mais unido. Converteram-se em grandes amigos. Até que em um mesmo dia, todos que tinham começado juntos, viraram a última página das instruções do livro, e lá estava escrito:

"Se todas as instruções foram seguidas, você tem agora o líquido que, derramado sobre qualquer metal, transforma-o em ouro. Entretanto, agora você já percebeu que a maior riqueza não está no produto final obtido, mas sim no caminho percorrido. O que nos torna infinitamente ricos não é a quantidade de ouro que conseguimos produzir, mas os momentos que compartilhamos com os verdadeiros amigos".

Autor Desconhecido(caso alguém souber quem é, favor entrar em contato, que estarei dando os devidos créditos)

Imagem: http://images.google.com.br


É meus queridos, mais importante que ouro ou qualquer coisa material, são as virtudes, as amizades que cultivamos e enfim o AMOR que espalhamos, que tem um poder infinito e imenso de transmutar tudo em bem, alegria, paz, amizade sincera e isso tem um valor inestimável na vida.

Tenham uma semana de alegrias e de muito amor...beijos

23 comentários:

  1. Valéria
    Felizes os que percorrem o caminho e descobrem o verdadeiro ouro que nos foi deixado de presente.
    Uma semana repleta de paz pra vc.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de reflexão amiga!
    Quantas pessoas desistem no meio do caminho ou logo que começam por não possuírem a coragem e a determinação necessárias.
    A Alquimia da vida é um trabalho Sagrado e só os que tem o coração puro e a alma leve conseguirão produzir o ouro puro que transforma tudo em bênçãos, amor e harmonia.
    A amizade e o compartilhar são ingredientes imprescindíveis nesta magia chamada existência!
    Beijos e ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de reflexão,Valéria; Sempre encontras textos que fazem bem e nos acrescentam.

    Lindo isso! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Muito bem, Valéria, a mensagem é sublime!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  5. Valéria que bom que li isto agora me serviu para pensar um pouco diante de tanta coisa que tenho passado ,
    abraço
    obrigada
    elisa

    ResponderExcluir
  6. oi Valeria,

    muito lindo para começar a semana,
    o verdadeiro tesouro,está dentro de nossos corações,
    é só pararmos para encontrar...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. È isso querida Valéria, o caminho percorrido nos traz a vivência que necessitamos para seguir com a missão. Tudo de bom que espalhamos, as sementes que deixamos para germinar, nos traz a Alegria de viver! Bjs

    ResponderExcluir
  8. O verdadeiro Tesouro esta dentro de nós!! A Forma como compartilhamos momentos da VIDA***com nossos amigos e irmãos.A Felicidade não é uma estação onde chegamos,mas uma maneira de viajar.(Margareth Lee Rimbeuk).Nada há de mais bélo e legítimo do que o homem fazer o bem e como deve ser,nem ciência tão difíil do que saber viver esta Vida bem e naturalmente,e, de todas as nossas doenças,a mais terrível é deprezar o própio ser.(Michel de Montaigne)Paz e Luz sempre em nossos corações e mente.

    ResponderExcluir
  9. Oi Valéria!
    Que belo texto! Você descobre cada texto bonito e cheio de belas mensagens!
    O caminho que percorremos só é mesmo gratificante pelas conquistas que obtemos no percurso.Quanta coisa boa, momentos, pessoas para levar sempre na memória e no coração.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Nossa que lição de vida maravilhosa!!!!

    amei....

    tenha uma semana abençoada pessoa querida....

    bjo e carinho...

    Zil

    ResponderExcluir
  11. Minha querida Valéria...
    Lendo este texto maravilhoso, chego à conclusão de que nem todo o ouro do mundo é capaz de produzir a magia de amizades sinceras e verdadeiras.
    Quantas vezes não vivi em ambientes em que a alegria e o sorriso eram uma constante nos lábios de pessoas com as quais me sentia tão bem...
    A alquimia deste conto, acredito eu, seja o poder de transformar algo ilusório, numa felicidade, que jamais imaginamos...
    Um abraço afetuoso deste teu leitor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,Valeria!!

    Felizes dos que já conseguem viver esta verdade!!Ainda vemos tantas pessoas passando por cima de outras pelo dinheiro...
    Nada compra os bons sentimentos, bons amigos, o caráter!!!
    Linda reflexão amiga!!
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  13. Uma belíssima lição. Realmente o crescimento está em vivenciar cada momento do caminho e não o seu resultado final.

    Meu Anjo, valeu!!!!

    Um beijo, sempre com carinho!!!

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga
    O caminho é realmente de grande valia, pois é ele que nos traz a experiência, que nos faz crescer, evoluir...

    ResponderExcluir
  15. Valeria,que maravilhosa essa história!Uma maneira inteligente de mostrar a importancia da amizade em nossas vidas!Bjs,

    ResponderExcluir
  16. Ola querida amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final paginas das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  17. Valéria
    Que super lição. Lindo texto, minha flor. Adooooro quando você vai ao Amadeirado, seu sorriso ilumina tudo por lá. Te gosto e te admiro muito. Bjkas com carinho!

    ResponderExcluir
  18. Olá Valéria. Mais importante que riqueza é desenvolver o amor na estrada de nossa vida. Beijos, amiga.

    ResponderExcluir
  19. Olá Valeria:
    Pegue o selinho Sunshine Aword, é para todas as amigas.
    Estou saindo de uma peneumonia lenta e gradativamente, por isso deixei o recado de um modo generalisado, para todas as bloggers.
    Beijinhos,
    Léah

    ResponderExcluir
  20. Já tinha um tempo que não visitava os blogs dos amigos, estava sentindo muita falta disso!

    Essa mensagens reforçou ainda o que eu já tinha aprendido com a distância e lendo outras mensagens de outros amigos hoje: A AMIZADE, a UNIAO, é um bem de Deus, o ouro que precisamos para viver!

    Ótima Sexta-feira!
    Luz e Paz

    ResponderExcluir
  21. O verdadeiro ouro náo precisa ser de metal...beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  22. Lindo ensinamento, pois que a vida deve ser aproveitada todo o dia, fazendo dos companheiros de jornada evolutiva nossos aliados na busca de evolução...
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails