quinta-feira, 15 de setembro de 2011

COBRANÇAS (de ValériaC)

Quem de nós nunca ouviu este tipo de pergunta:

Está namorando? Quando vão casar? E agora, quando vão ter um filho? Dali a pouco...precisa arrumar um irmãozinho... cobranças e mais cobranças de todos os tipos. Não sei se é por falta de assunto ou porque no fundo a maioria das pessoas pensa que todos devam ter comportamentos iguais, de massa, pois consideram que uma vez que a maioria vive desta maneira, deve ser o certo a ser seguido. Isto tudo está tão arraigado em nosso cotidiano, que muitos nem se dão conta de que no fundo estão cobrando uns aos outros.

Quando será que vamos entender que cada um tem o direito de escolher o que quer para si, sem ter que ser ou fazer igual aos demais. É normal e válido, o caminho que se queira seguir é direito e escolha de cada um.

Aceitação e respeito devem estar na ordem do dia. Afinal, ninguém tem que ser igual a ninguém, nem tão pouco seguir o que a maioria faz. Temos que nos libertar destas ideias limitadoras e definitivamente entendermos que o mundo caminha para uma abertura de consciência, onde infinitas são as possibilidades em todos os âmbitos da vida.

Permitirmos aos outros que sejam livres, é nos permitir exatamente o mesmo. Ao contrário do que se imagina, pode ser ótimo para todos.

Que ninguém siga um caminho porque todos seguem, mas sigam sim, os caminhos que lhes ditam seus corações e que os faça sentirem-se felizes.

Texto de: ValériaC

Imagem: daqui

21 comentários:

  1. Foste perfeita.Essas cobranças sempre, sempre e sempre em todos os círculos:amizades. família e trabalho! Bem colocado!beijos,chica e um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  2. oi Valeria querida,

    o que é bom pra uns,
    não é para os outros,
    respeitar é não cobrar...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Val, ótimas colocações.
    Eu no passado também tinha esse costume, e são costumes que a gente aprende, faz e nem sabe porquê... apenas faz.
    Hoje depois de tantas experiências e estudos mudei completamente minha forma de agir e pensar.
    Tenho me dedicado aos estudos do comportamento humano e por mais que eu aprenda, sempre chego a conclusão de que ainda não sei nada e tenho que continuar sempre estudando cada vez mais.
    Hoje quando olho pra trás me surpreendo com tanta coisa que fazia por não ter conhecimento e muitas vezes me pergunto: como é que eu não percebi isso antes?
    Acho que todos são assim, mas áqueles que estão emmpenhados em se tornar melhores neste mundo sempre estão em busca de renovação,pois como você disse "o mundo caminha para uma abertura de conciências", então não percamos tempo.
    Vamos ser livres e permitir que os outros o sejam também.
    Lindo dia pra ti, beijos

    ResponderExcluir
  4. bom dia Valéria , pois então estava eu falando isto para meu filho que as pessoas estão sempre nos cobrando algo e que devemos tocar nossas vidas como acharmos melhor e ser feliz
    forte abraço colega
    bom final de semana
    elisa

    ResponderExcluir
  5. Valéria, minha doce luz, acho que vemos nesse tipo de comportamento um erro gravíssimo que é esperar do outro algo que para nós é comum, mas que pode não ter sido a escolha dele. Tudo o que difere do que pensamos dizemos ser loucura, mas não é. É apenas a maneira de cada um de ser, de levar a vida.
    Esse tipo de cobrança chega a ser irritante, faço 23 anos mês que vem e não tenho namorado no momento... é uma cobrança por parte de muita gente, falando que eu vou ficar pra tia. Val, eu dou risada pq sou nova e num to desesperada pra encontrar um cara na esquina dar a mão e sair andando assim. Acredito que tudo acontece no seu devido tempo, no tempo de Deus que é diferente do nosso. Meu sonho é um pouco diferente de muitas das minhas amigas: casar e ter filhos. E aí elas tiram sarro na minha cara tbm. Num tem jeito, as pessoas esperam que vc seja do jeito que elas acham o "certo", mas que pra vc num é.
    *Tagarelei hj!! rsrs Mas gostei demais da conta do texto, aliás adoro tudo o que escreve, vc ganhou uma fã de carteirinha e coração!
    bjokitas com master carinho pra ti :)

    ResponderExcluir
  6. Um dia chegaremos lá....e até lá, desenvolvermos a paciência e compreensão, não é mesmo?


    Um beijo, doce amiga!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com tudo que você escreveu. Um grande número de pessoas acha que quando temos escolhas diferentes estamos errados, pois acreditam que a maioria é que está certa. Um engano que ocorre com grande frequência, prejudicando em muito as minorias.
    Minha querida tenha uma boa noite.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Valéria,
    Concordo com você.
    Cada um é livre para fazer sua opção de vida.
    As pessoas pensam diferente e o que é ideal para uma poderá não ser para outra. Uns optam pelo casamento, outros por não terem filhos e dedicar-se mais a uma carreira, outros ainda preferem não dividir suas vidas com um companheiro etc.
    Respeitar, sem cobrar, é atitude compatível com pessoas esclarecidas e evoluídas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Coloque em seu coração os sonhos que você tem.
    ____¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦
    ___¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦
    _¦¦¦¦¦¦¦¦Os poderes que lhe pertencem e o amor mais
    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦(¯ `:´¯)¦
    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦(¯ `•.\|/.•´¯)¦
    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦(¯ `•.`(?).•´ ¯)¦
    _¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦(_.•´/|\`•._)¦ forte de que é capaz.
    ___¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ (_ .:._)¦
    _____¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦E descobrirá a magia de ser feliz!
    ¦______¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦
    ¦¦_______¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦ Que Deus ilumine vc e sua sagrada Familia
    ¦¦¦¦_______¦¦¦¦¦¦¦ ¦¦¦¦¦¦______¦¦¦¦¦Este é o meu desejo para você.
    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦
    Um Abençoado e feliz final de semana.
    Beijos no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  10. Oi Valéria!
    Menina, estas cobranças são muitas vezes até constrangedoras por cercear o direito e a liberdade de cada um. Temos muitos exemplos na família em que as pessoas de fora cobravam insistentemente , casamento, filhos... um terror pra quem é o alvo. Texto excelente!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Valerinha docinho...esse texto você se superou...muito veridico....esse assunto é um problema...rss..
    Pois acho que todo mundo já se sentiu cobrado...
    Eu senti isso na pele:
    Não tem namorado?
    Quando vai casar ja namora a dois anos?
    Quando vai ter filhos?
    Separou? porque?
    Esta feliz sozinha?
    Quando pretende dar uam chance para o amor de novo?
    Agora que você esta namorando,quando vai oficializar e se casar?
    Casou que lega!! Não vai ter filhos com ele? seus filhos vão gostar de ter mais irmaos...
    ........................................Depois dessa Valerinha sem mais perguntas..rsss
    beijusss querida
    titi

    ResponderExcluir
  12. Cobranças de todos os tipos que começam já na infância determinando muitos comportamentos que se perpetuam de geração em geração,mas acredito que em certo modo as coisas melhoraram ao menos pra quem tem coragem de mostrar o seu ser diferente.
    Abraço carinhoso e bom fim de semana também deixando um convite pra você se puder visitar e dar uma opinião crítica lá no site www.maeetudoigual.com.br

    ResponderExcluir
  13. Com certeza,Val! Essas cobranças são um atraso de vida para quem cobra e para quem é cobrado!Deixemos cada um viver feliz a sua maneira!Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,Valéria!!

    Olha amiga, desisti de tentar entender porque as pessoas fazem isso, uns é por hábito, outros, por curiosidade, uns porque querem mesmo mandar na vida dos outros...e por aí vai!!
    Resolvi prestar mais atenção, e já que não podemos mudar o comportamento dos outro, mudei o meu! Me cuido para não fazer estas cobranças!!rsrsr
    Estou aprendendo, se não cuido, escapa!
    Beijos pra ti amiga!!
    Ótima reflexão!!

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga estou justificando minha ausencia sofri um acidente não foi grave mas me causa muitas dores, vou ficarde molho por um tempo.
    bjs. Léah

    ResponderExcluir
  16. Valéria flor,

    DEMAIS esta mensagem!!!
    Sabe vou te contar uma coisa, desde bebês meus filhos dormem muito, e hoje com 9, 11 e 13 anos se eu deixar acordam 11 horas.
    Mas isto sempre foi deles, minha irmã achava demais e comentava que se meus sobrinhos fossem assim, ela estaria no céu, mas eles pulavam da cama às 06:00 horas da manhã, e ela queria morrer.
    Mas acredito que eles trouxeram isto de mim, pois quando namorava meu marido ia em casa lá pelas 11:00 da manhã, e eu ainda estava dormindo....rsrsrsr

    E você sabe que um dia minha avó ficou implicando comigo porque não era normal eles dormirem tanto?
    Que não era saudável, eles precisavam levantar cedo para tomar sol, senão iam ficar doentes,etc e tal.....
    Eu para não brigar com ela falei que já era deles, eu não podia fazer nada.....como existiam crianças que acordavam cedo, existiam aquelas que gostavam de dormir.

    E eu percebia uma certa cobrança em cima dos horários que eles acordavam, chegando ao ponto dela começar a vigiar a hora que eles levantavam.

    Mesmo eles sendo assim, nos anos que eles estudavam no período da manhã, NUNCA tive problemas para acordá-los.....e isto é até hoje.

    É incrível, quando não estamos dentro dos padrões que a sociedade impõe, já pensam que existe algo de errado com nós.

    Hoje sinceramente, vivo cada dia aproveitando o momento presente.

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  17. Mensagem MARAVILHOSA e cheia de verdades!!Parabéns!!!

    "...Que ninguém siga um caminho porque todos seguem, mas sigam sim, os caminhos que lhes ditam seus corações e que os faça sentirem-se felizes."

    Bravoooooooo...ADOREI!!!
    Tenha um Belo Fim de Semana!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga Valéria.
    Olha, são tantas cobranças, cobranças, e mais cobranças...
    Onde vai dar tudo isso?
    Respondo: Vai dar em inimizades, constrangimentos e mais aborrecimentos.
    Sendo assim, deixemos a cada um escolher seu próprio destino.
    Um abraço, e beijos.

    ResponderExcluir
  19. mto bom esse texto, Valéria. Sinceramente, eu acho que os cobradores, no fundo, fogem da própria vida. ficam atrás da liberdade do outro para não pensar a própria miséria rs.

    e que cada um seja feliz em seu rumo.
    bom dia!

    ResponderExcluir
  20. Valéria, seu texto é perfeito...

    é tão bom seguir os nossos caminhos por vontade e não por imposição... Ontem mesmo, estava aqui com o meu filho adolescente que está passando por essa fase terrível das cobranças próprias, que caminho seguir? Que curso fazer? Mudar de escola? Fazer faculdade aqui ou lá? Etc... etc... e tentei explicar pra ele que cobranças irão existir sempre, mas cabe a nós saber lidar com elas e seguir as nossas vontades, nossos ideais e fazer aquilo que acreditamos e não ir pela maioria porque é moda, porque parece que daquela forma você será mais "aceito", espero que ele tenha absorvido a nossa conversa... e mostrarei a ele seu texto também.

    beijos no coração moça querida!

    lindo domingo!

    Su.

    ResponderExcluir
  21. O importante para se ter um excelente convívio em todas as esferas é o RESPEITO diante do espaço de cada um...
    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails