terça-feira, 22 de novembro de 2011

LIBERDADE(de ValériaC)

Liberdade requer coragem, mas sobretudo, responsabilidade e maturidade, em sabermos respeitar a nós mesmos, assim como o espaço de cada um com empatia.

Ser verdadeiramente livre é maravilhoso, pois nos traz uma sensação de paz.

Poder, todos nós, podemos tudo, mas, liberdade tem que andar de mãos dadas com o bom senso para nos guiar.

Ser livre é poder trair, mas escolher ser fiel.

É poder mentir, mas optar em sempre dizer a verdade. É poder ludibriar, roubar, mas querer sinceramente ser honesto.

É poder fazer o que quiser, mas ter consciência de que nem tudo nos convém, nem nos será benéfico.

Ser livre é enfrentar a vida de frente, sem máscaras, sem subterfúgios, é sermos nós mesmos; é até em determinados momentos em que poderíamos nos sentir no direito de ser grosseiros, vingativos, maldosos, escolhermos o equilíbrio, a bondade, a gentileza. Não há nada que desarme mais alguém do que quando conseguimos agir diferente do que esperariam que reagíssemos diante das circunstâncias e momentos críticos de nossas vidas, mas fazer tudo isso de coração. Sei que nem sempre é fácil, mas, mais uma vez, garanto-lhes que é possível.

Afinal, a vida traz situações as quais nós mesmos que atraímos, mesmo que inconscientemente, justamente para nos exercitar o equilíbrio em cada um dos setores de nossas vidas. E liberdade é um destes exercícios.

E você, como tem trabalhado com este “poder” chamado liberdade?

Texto de: ValériaC

Imagem: daqui

28 comentários:

  1. O homem é livre para agir e tomar suas próprias decisões.Essa é a lei do livre-arbítrio e por ela estamos aqui,mas nem sempre somos fieis a essa lei e nos deixamos guiar pelos outros,pelos pensamentos dos outros,sem refletir as consequencias disso.Lembro do teu post anterior.Porém não acho que seja racional viver uma vida sem dicernir o bem do mal.
    Abraço carinhoso,

    ResponderExcluir
  2. Ser livre é uma grande meta que o ser humano deve ter. Ser livre, porém não é simplesmente fazer o que se quer e sim aquilo que deve ser feito.
    Acima de tudo para ser livre é preciso ter muito amor no coração para nunca prejudicar a ninguém com a sua liberdade.Entre o certo e o errado buscar sempre fazer o que é correto.
    Ser livre não é fácil, mas é um exercício diário que se deve fazer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essa liberdade é a que nos faz escolher por onde queremos trilhas, escolher o bem, seguir nosso caminho em paz...Precismos dela! beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  4. Oi, Valéria!
    Cada ensaio seu é um primor de sabedoria.
    Realmente necessitamos de liberdade como precisamos de alimento, mas tem de haver limite para não tolher a alheia. Dizem que o homem tem livre arbítrio, mas se deve ter sempre bom senso para não sermos arbitrários. Devemos usar nossa liberdade com sabedoria.

    Parabéns pela sapiência!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Valéria,
    Uso da minha liberdade na medida exata do respeito e do bom senso comigo e com o outro. Serenidade e sabedoria adquirimos e precisamos colocá-las em prática!
    Abraço pelo belo post, reflexivo!
    Célia.

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo texto!!!!

    brilhante querida Valeria....

    eu diria como Manoel de Barros disse:

    (A minha "liberdade" tem algemas)

    fique com meu carinho...


    Zil

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga

    Para mim,
    um de seus mais
    bonitos textos,
    que nos fala
    de algo possível,
    sem apontar caminhos
    mas ensinando
    a direcionar olhares.

    Lindo conceito de liberdade.
    Ser de um sentimento
    por vontade
    e não por obrigação.


    Viver é se fazer eterno
    para o coração de alguém.

    ResponderExcluir
  8. Olá, minha querida!
    Em primeiro lugar quero lhe dizer que suas visitas me deixam muito feliz, viu?

    Que pergunta, Valéria? Mas, vamos lá:
    Estou trabalhando minha liberdade aprendendo ser paciente sem perder a autenticidade, a honestidade, sendo sempre eu mesma. Lindo seu texto, Valéria, uma reflexão e tanto! Tenha uma semana cheia de paz e alegria, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Valéria querida,

    Lindo texto na expressão da liberdade, essa que todos buscamos e por vezes gritamos que nunca a temos...
    Na verdade somos livres e como somos, o que nos prende é a consciência que nos policia e nos mantém na guarda dos nossos passos acertados.
    Não há o que não deixar de entender, que o sublime é o encanto das horas benfazejas, lutar, deixar-se ir, mas sempre mantendo leve a consciência da verdade, da luz que nos guia, na claridade de estar bem com nós mesmos...

    Um grande abraço pra ti
    a sempre te agradecer pelas inspirações maravilhosas e dignas conselheiras...

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  10. "Não há nada que desarme mais alguém do que quando conseguimos agir diferente do que esperariam que reagíssemos diante das circunstâncias e momentos críticos de nossas vidas, mas fazer tudo isso de coração." isso é uma grande verdade Valéria! Pra mim, definitivamente liberdade é isso, escolher como eu vou reagir...não colocar o poder na mão de ninguém! Bjs minha flor!

    ResponderExcluir
  11. Gostei demais da precisa pontuação que vc deu ao conceito de liberdade, Valéria.
    Tbém creio que é um estado de espírito que reflete o poder que nos emana em atitudes frente á vida;o livre-arbítrio calcado na dignidade de ser.
    E, respondendo a tua questão, lhe digo que procuro, com firmeza, agir conforme a descrição feita nas 5 primeiras linhas de teu antepenúltimo parágrafo.Nossos pontos de vista convergem, amiga.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  12. Olá Valéria,
    "Tudo podemos, mas nem tudo nos convém". Creio que o conceito de liberdade está inserido nestas palavras do apóstolo Paulo.
    Somos livres para agir e escolher nossos caminhos, mas temos que estar atentos ao bom senso, respeitando os limites naturais de uma liberdade sadia.
    Ótimo texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Val, perfeito teu texto, ser livre é uma conquista diária, e nada fácil, pois requer acima de tudo coragem para assumir quem se é realmente.
    Existem tantas prisões e todas elas sempre são frutos de escolhas que muitos fazem.
    Acredito que a maior liberdade é ser autêntico e sincero aos próprios princípios.
    A vida nos traz todos os dias circunstâncias para que exercitemos essa liberdade, então cabe a cada um de nós escolher o que é bom ou não através do nosso bom senso.
    Eu ainda trabalho este poder todos os dias, até porque existe uma infinidade de coisas as quais ainda estamos presos.
    Beijos no coração amiga!

    ResponderExcluir
  14. Valeria, junto com a liberdade vem o livre arbitrio para escolher o que deseja ser e isso sempre implica em pensar tb no outro!Uma msg maravilhosa,amiga!Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Val, ótimo texto, concordo com a Anne, liberdade vem do livre arbítrio e isso, pelo menos pra mim, implica em pensar tbm no outro. Claro, quem tem que vir primeiro somos nós, nosso bem estar, mas ao menos dentro de mim existe um amor maior minha amiga. A verdade é que a palavra LIBERDADE tem um significado diferente pra cada um, cada pessoa tem a sua verdade.

    bjokitas com carinho!

    ResponderExcluir
  16. Amiga Valéria, esta liberdade que temos para tudo, que muitos chamam de livre arbítrio, será nosso juiz!
    Tanto poderemos ser condenados como poderemos ser absolvidos.
    Basta, como disse você, nas horas dos infortúnios, termos sensatez e equilíbrio emocional para não estragarmos uma relação ou então, termos que ficar nos culpando por algo que poderíamos ter evitado.
    Muito bom teu texto e lúcido.
    Beijos, abraço afetuosos.

    ResponderExcluir
  17. oi Va,

    liberdade pra mim é poder escolher o certo,mesmo não sendo o melhor,
    é fazer do momento um monumento e se contentar com o que tens,
    é saber agradecer,
    é poder sonhar,
    é querer dividir,
    é aprender a amar...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Valéria minha irmã flor querida,

    Puxa vida, você descreveu perfeitamente como ando estes dias, principalmente depois do dia 11/11.
    Estou sentindo uma leveza na Alma, e é uma sensação libertadora......pois este sentimento vem do meu íntimo, em ser realmente quem sou.....com toda a minha força, minhas fraquezas, minhas alegrias, minhas tristezas.....enfim, estou realmente assumindo meus sentimentos respeitando em primeiro lugar o meu interior.
    E é algo mais profundo, pois sinto que mudei e transformei muitos conceitos dentro de mim, não sei se estou conseguindo me explicar?
    Todos os dias nos deparamos com situações que vão exigir uma determinada resposta, e ainda preciso mudar e melhorar em muitas coisas, mas sinto que algo novo e diferente está me transformando, e é desta sensação que falo.......pois é muito libertadora......

    Linda mensagem, muito verdadeira!

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Valéria!
    Voltei para te dizer que gostei muito de tua gramática!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. É amiga Valéria, tudo na vida tem um limite, até mesmo a nossa liberdade, pois liberdade envolve direitos, e o nosso termina, quando começa o dos outros. bjnhos.

    ResponderExcluir
  21. Lindo texto querida!
    Temos a liberdade de escolhas, mas tem que ser feita com responsabilidade e amor no coração.

    Grande abraço Valéria, fique na paz!

    ResponderExcluir
  22. Olá Valéria.

    Que grandeza a liberdade! Ainda que nos ofereça o sabor do agir pessoal , também é o nosso "click" para a ponderação.
    Abraços,

    Aureliano

    ResponderExcluir
  23. Sempre com responsabilidade, pois a nossa liberdade vai até aonde começa a do outro. Aprendi na aula de Moral e Cívica e nunca mais esqueci. Não ensinam mais.
    Beijos, amiga querida!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Valéria. Tenho procurado sempre aprender e através desse seu belo texto, as afirmações positivas contrapondo-se a negações são o princípio da virtude. Assim, liberdade para mim, passa a ser libertar. Quanto mais liberto o outro, mais liberto a mim e a convivência só tende a ser edificante para ambos. Obrigado por proporcionar esse exercício de escolhas tão fecundo. um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  25. Liberdade é um dos 5 desejos básicos do ser humano (M. Taniguchi) .
    Por isso recebemos o livre arbítrio. E para usar bem a liberdade e ser feliz é necessário amor e sabedoria. Vivo a minha liberdade sempre em função do meu próximo, pois sei que ela termina onde começa a do outro. E não há nada mais livre, nada que nos liberte mais na vida, no mundo do que amar e respeitar o próximo. Isto é a minha liberdade.

    Lindíssimo texto, um dos mais bonitos que li.
    Um dia lindo, repleto de luz e harmonia! beijos, querida!

    ResponderExcluir
  26. Liberdade, nome leve de se falar...adoroooo!!
    Mas como tudo na vida, tem seu preço...tento usar-la com pensamentos bons e ações que não prejudique ninguém!!

    Beijinhos Querida!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia,Valéria!!!

    Ser livre é saber escolher o melhor, o certo, porque só assim seremos felizes, é confiar plenamente em Deus, na vida no amor e seguir aprendendo!
    Liberdade não é fazer tudo o que se deseja, isso é ser escravo dos desejos...liberdade é poder pensar, é escolher!!!!
    Linda reflexão minha amiga!!!!
    Beijos pra ti!
    Bom começo de semana!

    ResponderExcluir
  28. É mesmo. A liberdade deve vir sempre de mãos dadas com a responsabilidade.
    O problema é que achamos que somos livres para tudo realizar, sem medir as próprias consequências. Ninguém é livre quando se desrespeita o próximo.

    Um beijo, Coração!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails