terça-feira, 29 de novembro de 2011

A QUEM PODEMOS MUDAR? ( de ValériaC)

A única pessoa que temos o poder de verdadeiramente mudar, somos nós mesmos. Grande parte das vezes é mera pretensão da nossa parte querermos mudar os outros ou tudo o que nos desagrada no mundo para que sejam aos nossos moldes. Até porque cada um tem o seu, não é mesmo?

Um terapeuta ou alguém com algum esclarecimento pode ser um facilitador destas mudanças, mas quem realmente tem que as fazer com que se tornem realidade são as pessoas que se decidem mudar.

O que podemos fazer em nossa humildade e humanidade é trabalhar mudanças em nós e quando isso ocorre, uma vez que somos espelhos uns para os outros, se investirmos em nosso crescimento interior, começamos a refletir pensamentos, sentimentos e atitudes de equilíbrio, respeito, harmonia, enfim das mais diversas virtudes que podemos exercitar em nós e quando refletimos quem somos, especialmente o “melhor” de nós, aos poucos, quem nos rodeia, pode ser tocado a seguir nosso exemplo e se transformar também e esta cadeia vai se expandindo e tornando o mundo efetivamente melhor.

Pensemos nisto e nos lembremos do tamanho da nossa responsabilidade no que refletimos ao mundo e se queremos que ele seja mais justo, equilibrado e feliz, vamos dar o melhor que temos em nós, por uma realidade mais plena de respeito, paz e amor.

Texto de: ValériaC

Imagem: daqui

37 comentários:

  1. Ao que se refere ao meio hambiente, tb temos que começar a mudança por nos; jogar o papel da bala no lixo, etc... lindo texto Srta, abraços

    ResponderExcluir
  2. oi Va,

    todas as mudanças começam por nós,
    o interior precisa ter consciência,
    de que mudar para colaborar com o todo,
    é sempre necessário...
    uma beleza de texto,
    se cada um fizer sua parte,
    fica fácil...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Valéria
    Como trabalho com os florais, vejo nas consultas a resistência às mudanças.
    Todos querem que elas aconteçam nos outros.
    A grande maioria vem tomar floral para ver se aguenta o que os outros, o mundo, a vida, está exigindo e que eles(as) não entendem o por que.
    Enfim, toda e qualquer mudança, mesmo fora de nós, é lá dentro que começa.
    É responsabilidade? Claro, mas como viver sem ser responsável????

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo e verdadeiro.As outras pessoas não temos o poder de mudar, mas nós, se quisermos, podemos nos tronar (ou tentar) ser melhores... beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  5. O escapismo que nos invade covardemente facilita que vejamos muito mais "o defeito" do outro do que em nós mesmos! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  6. Somos mesmo espelhos uns para os outros e as coisas que nos desagradam no próximo é um espelho ainda mostrando resquícios do que guardamos em nosso interior.
    Nossa responsabilidade é imensa no sentido do que espalhamos, então cuidemos com o que emitimos, que seja sempre só o melhor!
    Beijos amiga e lindo dia!

    ResponderExcluir
  7. Matéria linda e esclarecedora querida amiga.
    Tentar mudar os outros é desrespeitar o livre arbítrio alheio, e para modificar nosso modo de pensar e agir é necessário ter um modelo a seguir e muita força de vontade.
    Jesus é o melhor modelo não é mesmo?
    Valéria, que você tenha uma linda semana.
    Beijos,
    Carlos espírita

    ResponderExcluir
  8. "Prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."
    Uma frase de vida que levo, desta bela música de Raul Seixas...
    Sempre prestando atenção ao meu redor, para que nunca machuque ou fira alguém, é o meu propósito de vida e amar...sempre...

    Valéria, fiz uma homenagem à Chica, pelo seu aniversário, dá uma passadinha lá no meu blog (risos)

    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  9. Valéria,
    A questão está bem apresentada e desenvolvida, e isso revela sensibilidade e sabedoria.

    beijo :)

    ResponderExcluir
  10. Que texto maravilhoso minha querida!

    "A única pessoa que temos o poder de verdadeiramente mudar, somos nós mesmos", verdade pura!

    Um grande abraço e muita paz

    ResponderExcluir
  11. Oiii Valéria!
    É verdade! Toda mudança parte de dentro pra fora, não o contrário. Podemos ser facilitadores de descobertas no outro, mas mudar mesmo só a nós mesmos. Perfeito seu texto!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Valéria minha flor querida,

    Sábias palavras minha irmã.
    Parece ser uma coisa tão simples, e mesmo quando já temos consciência de que não podemos mudar ninguém(só nós mesmos); vira e mexe acabamos comentendo ainda alguns deslizes.
    Devemos estar num vigiar constante, e concordo muuuuito com o que você disse: que a medida que vamos crescendo e evoluindo, já começamos a emanar esta energia de paz, respeito e harmonia á nossa volta.
    E naturalmente nossa existência começa a ter um sentido maior, de sermos responsáveis por todas as transformações que possam ocorrer com as pessoas e o mundo.

    Tenhas uma semana muito abençoada, e um beijo grande em sua Alma!!!

    ResponderExcluir
  13. Minha querida.
    Essa questão é delicada, não é mesmo?
    Se queremos mudanças, realmente temos que começar primeiro em nós. Isso é fato.
    Agora o triste, é quando aqueles que você mais espera mudanças, em virtude de você querer o melhor para se relacionar com elas, você acaba percebendo que elas não mudam, e não retrocedem em suas atitudes um milímetro sequer.
    Aí Valéria, é deixar que vivam na sua ignorância e na obscuridade de suas consciências. Pois quanto mais você vai querer atenuar ou buscar um bom convívio, elas estarão mais para mentes atrofiadas do que para uma mente aberta e para um bom convívio.
    Vamos então, fazendo nossa parte sem esperar bons frutos.
    Quem sabe eles ainda estejam verdes...
    Um abraço caloroso e um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Maravilhoso, Valéria querida!!!
    Vou te levar para a Confraria da Soninha, ok?
    Passe lá e confira!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Adorei ver você na Confraria da Soninha!
    Deixei comentário lá e deixo aqui também, afinal é uma homenagem mais do que merecida!

    Beijão minha querida!

    PS: Sortudo o homem que desfruta de uma amor assim...

    ResponderExcluir
  16. Meus anjos de amigos(as), fico feliz com suas presenças e excelentes palavras, que sempre enriquecem o tema a cada proposta de reflexão.

    Sei que de certo modo todos nós, sejamos quem for e mesmo quem escreve ou não, sabemos que podemos influenciar uns aos outros, pelas palavras, mas creio que ainda mais especialmente através de nossos exemplos.

    Mas na maior parte das vezes, não temos como realmente mudar o outro, eu diria mais, nem Cristo muda alguém, se este alguém realmente não se conscientizar que precisa mudar. É neste sentido que nos sentimos impotentes tantas vezes, porque temos que esperar o amadurecimento, o conscientizar de cada um, inclusive em determinados casos, de nós mesmos. E é aí, que digo que muitas vezes, fica somente a nossa "boa" intenção em tentar mudar o outro, pois ele só efetivamente mudará , se e quando quiser e se propuser a tal mudança.

    Mas, uma vez sendo cada um de nós espelho e exemplo, procuremos ser o melhor de nós e quem sabe nosso exemplo seja percebido gentilmente como um convite a alguém mais refletir e mudar. Até porque literalmente, podemos até influenciar os demais, mas só temos o poder de mudar a nós mesmos.

    Tenham uma semana maravilhosa, plena de alegrias, despertares e amor!

    ResponderExcluir
  17. Valeria,aqui a gente sempre aprende!Uma grande e verdadeira lição de vida: podemos mudar apenas a nós mesmos!Adorei seu texto!Bjs,

    ResponderExcluir
  18. Penso que ainda posso comentar...*)
    Eu amei o que escreveste, eu tenho que ser exemplo*, por causa da minha profissão, as crianças se espelham muito nos professores*;))
    Tenho que passar para eles* equilíbrio, sensatez* e amor, Eo mais importante, começar por mim sim, "assim poderei cumprir melhor minha missão, a de educar*>>> ensinar e aprender, também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. olá Valéria. Estou aqui para agradecer sua carinhosa visita... obrigada amiga! Bela mensagem, exemplo de vida. Se todos nós tivermos conciência de mudarmos e dar o melhor de nós, teremos um mundo melhor de se viver.Que hája um reflexção conciente! Bjos e ótimos dias pra vc.

    ResponderExcluir
  20. Oi Valéria! Vim da Confraria da Soninha. Gostei e por aqui fico para acompanhar seus tão bem escritos e verdadeiros textos. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Valéria,
    Abraço carinhoso pra ti!
    Certas mudanças não são fáceis,nem com a ajuda do melhor terapeuta do mundo podem acontecer se não houver profunda força de vontade da própria pessoa.
    Gostei quando você direcionou o tema para a importância do exemplo a fim de que a verdadeira mudança flua.

    ResponderExcluir
  23. AS vezes, não conseguimos vir de imediato ler e comentar como seria nosso desejo e você sabe que isso acontece.

    Minha querida, creio que o exemplo é a melhor maneira para se mostrar o que correto. Claro que para melhorar o mundo, cada um de nós tem que melhorar um pouquinho, assim todos vamos evoluindo e o mundo evoluirá conosco.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Valérinha da minha vida, tbm penso quenenzinho vc, só muda quem quer mudar. Tem até uma frase que não me lembro de quem é que diz: "Se não podes mudar uma pessoa, mude então a maneira de olhar pra ela." algo assim.

    Algumas pessoas entram em nossa vida e despertam em nós um lado que nunca achamos que teríamos, tenho reparado MUITO nisso esses tempos. Nos fazem querer mudar pra melhor, nos fazem querer ser quem realmente a gente é, sem medo de ser feliz, nos trazem paz, encanto e uma magia antes desconhecida. E vc, minha linda, com certeza é uma dessas pessoas na minha vida, de alma perfumada. Depois lê esse texto da Ana Jácomo que vc vai entender mió:
    http://www.releituras.com/ne_acdjacomo_almas.asp

    ...amo muito vc!!!!!!!! beijokitas com super carinho minha Flor de algodão doce mais branquinha e linda do mundo todo. :)

    ResponderExcluir
  25. ps.: Imagina se já num fui lá te ver na Confraria da Soninha né?!!!

    ;)

    ResponderExcluir
  26. Olá, amiga Valéria.

    O amor é o grande agente transformador, ele tem o poder de mudanças: de dentro pra fora, e de fora pra dentro. Através dele, e por ele acontece um movimento, pequenas ou grandes mudanças em que todos saem ganhando. Texto perfeito, nada a acrescentar, somente fazer a nossa parte. Um grande abraço, boa noite, bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Valéria,
    O foco do seu texto é muito importante.
    Realmente, ninguém muda ninguém, posto que qualquer mudança tem que partir da vontade da pessoa. O que podemos fazer é influenciar pessoas através de atitudes e de bons exemplos. Estes acabam contaminando e gerando bons frutos.
    Outro enfoque importante de seu texto e que considero indiscutível é que toda mudança
    somente tem êxito quando partir de nós e que esta ocorre de dentro para fora.
    Tenha um linda noite.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Sábias palavras minha amiga, já havia lido no blog Recanto dos Autores, mas foi muito bom reler, meu amor se nós conseguirmos fazer a mudança de dentro para fora com certeza iremos fazer diferença no mundo ao nosso redor, exemplificando as mudanças com atitudes, sempre a sementinha será plantada, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  29. Mudanças é sempre bem vindo, e conhecer a nós mesmo é o ideal.Mas temos que estar prontos para esta mudança né amiga, as pessoas tem que se abrir para o auto conhecimento, só assim as mudanças virão!
    Comc arinho
    Hana

    ResponderExcluir
  30. Minha querida amiga.
    Vim até aqui para agradecer o seu comentário e dizer que o respondi em meu blog. Feliz com suas palavras desejo-lhe um fim de semana de muita paz, pleno de alegrias.Tenha uma noite tranquila.
    Beijos.
    Élys

    ResponderExcluir
  31. Amiga Valéria como sempre uma mensagem linda e bem verdadeira. É dificil mudar os outros, podemos tentar mudar o que vemos de menos bem por exemplo nos nossos filhos, mas é necessário eles querem, em pequenos tudo se consegue, em jovens o caso muda de figura. Nós sim, podemos mudar basta nos consciencializarmos primeiro que estamos errados, aí reside a questão, pois nem sempre damos conta do nosso lado negativo.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  32. MUITO INTERESSANTE O CONTEÚDO DO BLOG
    PARABÉNS
    VIREI AQUI MUITAS VEZES

    ABRAÇO DO BRUNO

    ResponderExcluir
  33. Valéria,
    assino abaixo de cada linha.As mudanças realmente eficazes começam em nós e perpassam como espelho aos demais que tiverem olhos de quem vê.Não devemos nos fiar nos maus exemplos que pipocam por aí, pois isto é uma falsa libertação de hábitos. Se julgarmos que alguma visão ou maneirismo nosso não ajuda a nós mesmos em qualquer setor da vida, porque não tentar mudar?
    Às vezes poderemos nos surpreender conosco próprios e com os demais, diante duma mudança se quer benéfica para todos.
    Adorei o tema.
    Bjkas algodoadas.
    Calu

    ResponderExcluir
  34. Oi querida..

    mais uma vez encontro um post de profunda clareza de objetivo....

    concordo com seu texto...

    ninguém muda ninguém...

    mudemos alguma coisa pra melhorar o mundo...começando por nós mesmos...

    beijo grande doce pessoa...

    Zil

    ResponderExcluir
  35. Oi, Valéria!
    Estou passando por uma situação com esse constrangimento. A pessoa, além de não admitir que tem problemas (como quase todos temos) ainda transfere as culpas para o outro, como se o mundo fosse culpado por suas frustrações, insucessos, tristezas e desventuras. Aí, só mesmo com ajuda de um profissinal para acender luzes. Mas como, se a pessoa não admite? rsrs. Adorei o texto, como sempre. Grande abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  36. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua
    origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."

    (NELSON MANDELA)

    ResponderExcluir
  37. A mudança só depende de nós. Achamos que mudar é fácil mas não é. Abraço Cynthia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails