segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A BELEZA DO SIMPLES (de ValériaC)

Vivemos falando que a beleza da vida reside nas coisas simples, mas será que verdadeiramente aceitamos a simplicidade da vida ou vivemos infelizes e insatisfeitos a maior parte do tempo com quase tudo o que nos cerca?

Simplicidade, ao meu ver, independe de algo ou alguém ser sofisticado ou não, a beleza nela contida, não está ligada ao ter, mas, diretamente ligada ao modo de SER, de cada um.

Será que observamos bem as belezas que nos cercam, apesar do que possa nos desagradar? Será que estamos dedicando um tempo para parar, respirar, ouvir os pássaros, ver o sol nascer ou se por, a beleza de uma flor, para ficarmos em conexão conosco, para ficarmos à vontade, sem formalidades, descalços, simplesmente sendo quem realmente somos, esquecendo dos papéis sociais que desempenhamos quase que todo o tempo? E juntamente a isso, será que sabemos apreciar a companhia de quem nos cerca? Conseguimos dar a devida atenção e valor a estas pessoas? Ou será que por estarem sempre por perto não demonstramos o que sentimos ou menosprezamos o que e a quem temos facilmente por perto? Sentimos a importância de um momento comum em família, com amigos? Mesmo os mais corriqueiros? Pois, geralmente aproveitamos os momentos de maior glamour, de festas, comemorações, mas, um simples bate-papo no fim do dia, numa refeição feita com todos, numa conversa comum, resolvendo situações do dia a dia, nem sempre percebemos estes momentos, como algo verdadeiramente significativo, infelizmente. Creio que isso seja algo para bem pensarmos, não é mesmo?

Apreciar toda a beleza da simplicidade, depende do modo como olhamos a tudo e a todos, depende do quanto deixamos a alma colocar nossos melhores sentimentos no que vemos, do quanto olhamos a vida com os olhos do nosso coração.

O que você faz para “saborear” a simplicidade? O que te faz se sentir bem consigo, junto a todos que estão contigo, com a vida?

O que é simplicidade para você?

Texto de: ValériaC

Imagem: daqui

43 comentários:

  1. Valéria,
    No meu modesto entender, saber apreciar a simplicidade pressupõe que a pessoa traga em si um grande manancial de vivências que lhe permitam separar o trigo do joio. Na prática, quem conhece o logro do brilho das luzes de néon tem mais possibilidades de valorizar a simplicidade das coisas.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Valéria. Texto muito interessante e reflexivo.
    Acredito que por mais que digamos que adoramos a simplicidade, muitas vezes esquecemos de vivê-la.
    O nosso interior tem de estar leve, sereno, e conseguindo enxergar, que um simples gesto de gratidão, é uma forma de seguir a vida com simplicidade.
    O que ofusca geralmente faz mal, e o que faz com que enxerguemos naturalmente as coisas da vida, é o que realmente importa.
    Simplicidade para mim, é valorizar a mim mesma, o meu próximo, a Deus, e procurar ajudar sem ostentação ao meu irmão.
    Bens materiais são bons e necessários, ainda assim, pode-se ter uma alma simples na essência.
    Ser simples, é saber valorizar as pequenas e boas coisas, é ter uma alma sensível e antenada às necessidades de alguém.
    É parar para ouvir quem precise, sem dizer que fez!
    Ser simples, é doar o seu coração!
    Um beijo na alma, e fique na paz!
    Excelente semana de bençãos!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Valéria por seu comentário em meu blog, feito com toda simplicidade que vai em sua alma e que você, tão bem coloca neste seu texto.
    Simplicidade é externar o que vai verdadeiramente, em nossa alma de forma calme e tranquila, sem desejar mostrar um brilho que por si só, apenas ofusca.

    Que sua semana seja muito iluminada, minha amiga.
    Élys.

    ResponderExcluir
  4. LIndo demais!!!A simplicidade nos aproxima do Alto...beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Valéria...
    Simplicidade para mim é acreditar que DEUS está no comando da vida e somos guiados por ele através de nossos atos e atitudes diárias para a nossa evolução!
    Tenha uma ótima semana e que DEUS a ilumine sempre... SEMPRE!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  6. SIMPLICIDADE NOS APROXIMA DA PUREZA DO AMOR DE DEUS DA SUAVIDADE DA ALMA
    FELIZ DAQUELES QUE PREFEREM O SIMPLES AO SOFISTICADO AO LUXO E A OPULENCIA
    UM LINDO TEXTO VALÉRIA PARABENS AMIGA POR SEU BOM GOSTO E TALENTO TENHA ÓTIMA SEMANA BJS COM CARINHO MARLENE

    ResponderExcluir
  7. A simplicidade é uma beleza mais importante que um ser humano possui. Tudo que é simples nos eleva. Maravilhosa postagem.
    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Simplicidade para mim é Deus.
    Que com toda sua grandeza não tem preferências.

    Amei o texto Valéria querida.

    ResponderExcluir
  9. oi Valeria....
    adorei seu texto...mais uma vez surpreendente...

    eu direi cmo Manuel Bandeira disse:

    "Quero a delicia de poder sentir as coisas mais simples"

    boa semana querida...

    meu abraço!

    Zil

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Passando pra desejar-lhe uma semana abençoada e comunicar que estou bem afastada da net...
    Meus blogs sumiram e tivemos que criar outros continuando os antigos...
    Uma enfermidade me pegou de supetão e me distanciou ainda mais daqui pois precisei estar hospitalizada e agora, em "liberdade condicional"... ( dias em Hospital e dias em casa, entre exames, diagnósticos e outros)...
    Assim que der, seguirei lendo seu post e me enriquecendo, como sempre.
    Bjs de paz e esperança

    ResponderExcluir
  11. Valeria,uma msg para refletir e colocar em pratica no dia a dia o amor aos nossos entes queridos, a convivencia gentil e amorosa, a atenção a cada gesto!Uma linda msg!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga. Depois de muito apanhar da vida, aprendi a enxergar o belo nas coisas simples e tornar esses momentos em felicidade. Belo texto, como sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Lindo, lindo! E verdadeiro... Obrigada, amiga, pela força que me dá!
    Abraço carinhoso,
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  14. Valéria,
    cada questionamento levantou a poeira contida em muitas das atitudes automáticas que vamos executando sem pensar.Tua inferência foi oportuna e precisa para os leitores.
    Creio eu, que a maturidade vai apurando nosso olhar para essa simplicidades tão significativas e vai nos burilando quanto aos gostos e proveitos dos bons e especiais momentos, como: um simples bate-papo, a reunião familiar, o passeio a pé, o pôr(e o nascer) do sol, as belezas naturais, enfim, a vida em toda sua essência. Eu já desfruto destes prazeres e quero continuar a fazê-lo até o fim dos dias.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  15. Olá minha doce e querida Valéria!
    Eu aprendi a muito tempo vivenciar a simplicidade da vida. Quando morei na Grécia, eu vivia na praia. Costumava caminhar na areia pela manhã e apreciar aquele mar azul, cor de anil...Ficava absolutamente encantada. Hoje não tenho o mar por perto, porém, tenho o céu, tenho as estrelas, as plantas e os pássaros!!! Um presente de Deus para a humanidade que não tem preço!
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  16. A simplicidade é mais fácil de ser entendida.
    As coisas simples me encantam.
    Grande abraço! Boa semana!!

    ResponderExcluir
  17. Minha amiga a verdadeira beleza encontra-se na simplicidade e na pureza dos atos que praticamos. Venho agradecer as suas palavras de conforto e carinho deixadas no meu cantinho, pela morte do meu pai. Os amigos são anjos que iluminam o nosso caminho quando nos encontramos na escuridão.
    Muito obrigado pela luz da sua amizade.
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  18. Querida valéria, que belo texto para refletir e.. muito!!
    Simplicidade para mim é ver tudo e todos,com o coração cheio de amor.
    Um grande abraço e muita paz!

    ResponderExcluir
  19. Valéria, boa noite!
    Minha querida, na minha mais humilde e simples opinião, sinto que a simplicidade é um estado de espírito, pois você pode viver no luxo e ser feliz, também ter uma vida mais humilde e ser feliz, ou viver no luxo e na humildade e ser infeliz. Por isso acredito que a simplicidade está na essência de cada um. Hoje por exemplo me dediquei a minha casa, minha filha e sua amiga, tomamos sorvete e fomos ao cinema, um passeio simples que me fez muito feliz, porque eu estou feliz, não sei se é por aí, mas é o que estou vivendo nesse momento. Obrigada pelo seu carinho, um abraço, tudo de bom, bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, amiga Valéria!
    Mais um texto valoroso.
    Deveríamos ter um tempo para contemplarmos as estrelas, as flores, um criança dormindo, o marulhar da água, enfim, toda natureza que nos cerca, pois, estaríamos vendo nós mesmos, uma vez que somos parte de tudo isso.
    Mas, somente temos olhos para nossas ambições. Não queremos nem nos esforçamos para ver além faixada, do senso comum.
    A complexidade é formada por inúmeras coisas simples.

    Parabéns pela sageza!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  21. Olá Valéria querida,

    Achei o seu texto fantástico, pois ele é um chamamento a uma boa reflexão. Realmente vivemos dizendo que a felicidade está nas coisas simples da vida, mas será que cada um pára prá pensar ou analisar quais seriam estes pequenos presentes diários que recebemos do Criador?
    Sabemos como enxergar esta beleza?

    Definir a beleza do simples pode ser fácil, mas o importante é vivenciar esta beleza, para o que o nosso SER precisa estar atento.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  22. Valéria, eu acho que ja conhecia também esse teu cantinho.Embora visito muito o outro. Mais acho esse também encantador.
    O texto é maravilhoso.
    Tudo que é simples me fascina. Beijos no coração amada.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde amiga,
    Venho lhe desejar uma linda semana coberta de muita paz e amor!
    Sua presença é muito importante em meu cantinho, por esta razão veio lhe agradecer o seu carinho de sua amável visita sempre.
    Assim que poder acesse o link
    http://www.mariaalicecerqueira.com/2012/01/degustacao-do-livro-vida-nossa-de-cada.html
    e leia a degustação do meu próximo livro! Vida nossa de cada dia!
    Obrigada de todo o coração!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  24. belo texto...todos devemos refletir o que vc escreveu, uai

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia,Valéria!!

    Que belo texto querida!!!Gostei da forma que abordaste!É verdade, por vezes ficamos tão envolvidos com as tarefas, o dia a dia, que não vemos toda a beleza que nos cerca.É preciso uma parada, então percebemos e refletimos(o único modo de crescermos também...).Ainda bem que estes momentos existem!
    Simplicidade é olhar o por do sol e refletir sobre a grandeza da vida!(Pra mim isso é simplicidade, além claro de respirar ar puro, agradecer por mais um dia...)
    Beijos!!
    *Ontem não acessei a net, levei minha filha no médico, é só um resfriado,mas ela estava mais manhosa e mais briguenta...passei o dia envolvida!

    ResponderExcluir
  27. Valzinha, adorei o tema!
    Simplicidade pra mim é conseguir enxergar grandezas nas pequenezas diárias.

    Amei esse trecho: "Apreciar toda a beleza da simplicidade, depende do modo como olhamos a tudo e a todos, depende do quanto deixamos a alma colocar nossos melhores sentimentos no que vemos, do quanto olhamos a vida com os olhos do nosso coração."
    Posso levar pro Pintando Borboletas qualquer dia desses??????

    bjooooooos de luz e carinho.

    ResponderExcluir
  28. Querida amiga, esse texto é lindo e reflete o que eu estou sentido de certa forma... Além da simplicidade em todos os sentidos, alguma coisa muito forte mudou dentro de mim nesses últimos 10 dias... perdi o meu bebê, com quase 5 meses de gestação... uma dor que não sei se vou conseguir esquecer, acho que não, acho que só vou conseguir conviver com ela, mas esquecer... acho que não. Tá tudo ainda muito esquisito dentro de mim, não sei direito o que estou sentindo... Aquela mensagem lá no blog, acho que vou um jeito de contar que isso tudo aconteceu... Obrigada pelo seu carinho sempre comigo.
    Beijo no coração.
    Su.

    ResponderExcluir
  29. Valéria,
    Suas mensagens e textos para reflexão são sempre muito edificantes,portam otimismo e grande senso de amadurecimento interior.
    Pessoalmente tenho aprendído que a beleza verdadeira se encontra realmente na simplicidade de um sorriso franco,de um olhar nos olhos do outro,num abraço mais demorado,num estreito aperto de mão,enfim, gestos que têm sido menos praticados na correria do mundo atual.
    Meu abraço e carinho cada vez que venho aqui!

    ResponderExcluir
  30. Ah,quando tirei a foto do perfil(1º dia de forte nevicada desse ano aqui) estava por reclamar por ter atolado os pés na neve(kkk),meu filho(o fotográfo), começou a rir e então eu disse vai escata a foto pra gente lembrar depois!
    Foi simples(aos olhos de alguém),mas para nós tenho certeza de que inesquecível!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Val, estou voltando como sabe e vim aqui deixar minhas impressões
    Concordo com cada palavra que escreveu, a simplicidade está em cada detalhe que possamos aproveitar, seja nos momentos com familiares, no contato com a natureza, ou mesmo no silêncio de nós mesmos.
    Como sempre arrasando em teus textos que só contribuem para o nosso bem estar.
    Beijos na alma e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  32. querida valéria seus textos são sempre lindos profundos e calam na alma da gente nos fazendo meditar sobre as palavras e repensar o que podemos fazer para melhorar tudo a nosso redór será que estamos procedendo bem dedicando nosso tempo as coisas simples sublimes que realmente nos fazem crescer adquirindo entendimento e crescimento espiritual organizar os pensamentos trabalhando para o bem
    um abraço querida bom dia para voce bjs marlene

    ResponderExcluir
  33. Lindo texto minha amiga!
    Definir a simplicidade não posso, pois vc já o fez, mas posso dizer 2 coisas simples que faço e me faz um bem danado.
    Primeiro todos os dias quando acordo abro a janela do meu quarto e olho para o pé de pitanga no meu quintal e vejo os passarinhos brigando ou brincando nele e segundo adoro olhar as estrelas e a Lua, às vezes passo horas fazendo isso.

    Um lindo dia pra ti!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Querida
    Pequena alegrias... esperanças... felicidades (vou falar disso amanhã)... tudo tem um propósito nesta vida... é só observarmos...

    Aproveito o ano eleitoreiro:

    Oi
    Estou convidando para seguirem o novo blog da Rosélia (Orvalho do Céu)
    Ela perdeu os blogs e está refazendo os mesmos com novos endereços.
    Obrigado por nos ajudar.

    http://poesia-espiritual.blogspot.com/
    http://espiritualviagem.blogspot.com/
    http://espiritualmaria.blogspot.com/
    http://espiritualmimo.blogspot.com/
    http://idade-espiritual.blogspot.com/

    Se puder repasse a seus amigos.
    Queremos que os blogs atinjam o mesmo número de seguidores.
    A Rosélia merece esse carinho de nossa parte.

    Agradeço de coração

    Sonia

    Bjm de paz e esperança

    ResponderExcluir
  35. Amiga linda, doce Valeria, que show de post, aqui vc sabe né sempre fico mais rica em sabedoria, amiga vou copiar seu post pois quero ter as palavras certas sempre em minha mente e coração, vc é demais!!
    Esta menina me mata de orgulho!!
    beijos beijos e te emo!!
    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  36. Valéria minha flor,

    Quantas Saudades!!!
    E mais uma vez um texto feito com toda "simplicidade", mas nos trazendo verdades fortes e profundas.
    A correria do dia a dia, vai tirando na maioria das vezes nosso foco de tudo que é belo.
    Tudo se tornou tão automático, que as pessoas ultimamente não fazem nada com a Alma, se tornaram reféns de um sistema aonde o lucro e o ter é mais valorizado.
    Vou dar um exemplo bem simples.
    Na época dos nossos bisavós(fui longe heim....rsrsss), para se fazer um simples cafézinho era preciso passar os grãos no moedor, e depois utilizando um coador de pano saia o café mais gostoso de todos os tempos.
    E o bate papo em família até ficar pronto, era um momento único e muito especial.
    Hoje o povo já levanta de manhã, e enquanto a cafeteira está lá na cozinha preparando o café sozinha, a pessoa está numa correria para se trocar e engolir ás pressas o seu café.
    É mais ou menos isto.
    Tem horas que esta modernidade toda, tira das pessoas os seus verdadeiros valores, e elas não conseguem mais perceber que são nas atitudes simples que se encontram os mais verdadeiros signicados de como viver bem, aproveitando todas as belezas e momentos especiais da vida.
    Não sou contra a modernidade, muito pelo contrário, facilita muito a vida.
    Mas todos devemos ficar atentos, principalmente quando não temos tempo para momentos em família e apreciar as belezas ao nosso redor.

    Um grande beijo minha irmã!!!

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde amiga,
    Venho lhe desejar uma linda semana coberta de muita paz e amor!
    Sua presença é muito importante em meu cantinho, por esta razão veio lhe agradecer o seu carinho de sua amável visita sempre.
    Assim que poder acesse o link
    http://www.mariaalicecerqueira.com/2012/01/degustacao-do-livro-vida-nossa-de-cada.html
    e leia a degustação do meu próximo livro! Vida nossa de cada dia!
    Obrigada de todo o coração!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  38. Somos uns eternos insatisfeitos... Seríamos mais felizes se valorizássemos a simplicidade, que é a aceitação do que se tem. Beijos, Valéria!

    ResponderExcluir
  39. Simplicidade é o natural, o verdadeiro!!!
    Ser simples é chique!
    Beijos, minha amada!

    ResponderExcluir
  40. Lindo texto, como se diz cada um tem sua beleza interior e simplicidade se aprende, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  41. Estou aprendendo a prestar atenção na simplicidade dos bons momentos, principalmente em relação aos meus familiares. Minha mãe e minha irmã moram em outra cidade e não podemos nos visitar frequentemente. Isso me ensinou a amar estar com elas. Muita paz!

    ResponderExcluir
  42. Oi Valéria, bom dia!
    Li seu texto na Roberta Maia e adorei.
    Lá respondi que para mim a simplicidade foi dita assim:

    "A simplicidade é o mais alto grau da sofisticação" Leonardo da Vinci

    E é assim que quero ser, caminhando nesse caminho.

    Xerossssssssss

    ResponderExcluir
  43. Voltei...kkkkkkk

    Em 2009 falei de simplicidade aqui:

    http://misturao.blogspot.com/2009/12/simplicidade.html

    Acho que ainda penso assim.
    Xerosss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails