segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CARÊNCIA (de ValériaC)

Creio que todos nós em algum momento da vida ou até em vários, já nos sentimos carentes. Não estou aqui querendo julgar, tampouco condenar ninguém, por assim eventualmente sentir-se, até porque, vez ou outra também me sinto carente de alguma forma. Sei que somos humanos, temos fragilidades, mas também sei que como tal, sempre nos será benéfico aprendermos a estarmos no nosso melhor, a trabalharmos por mudanças que nos façam sentir bem e felizes, não é mesmo?

Para mim, carente é toda aquele que não faz por si o que poderia fazer, pois fica esperando que os outros o façam, seja no âmbito emocional, físico, sentimental e até espiritual. Sei que podem soar como duras estas palavras, mas isso é algo para realmente refletirmos e tentarmos mudar. Penso que carência e baixa autoestima caminham juntas.

O ser humano mesmo com o passar dos tempos, das conquistas, avanços e transformações, deu poucos passos no sentido de não mais sentir carência. Relegou-se muito, achando estar tudo fora de si e não em seu próprio interior e passou a acreditar que para sentir-se completo, para ter o seu vazio existencial preenchido precisaria que os outros fizessem tudo de mais importante, por ele, muitas vezes negando-se a cuidar verdadeiramente de si.

Já é tempo de amadurecermos e entender que termos ou recebermos consideração, carinho, afeto e amor de outras pessoas é maravilhoso, compartilharmos tudo isso nos faz um bem imenso, é verdade, mas não podemos ser dependentes disto, pois o vazio interior da carência somente vai deixar de existir ou ao menos minimizar muito, quando dermos tudo isso para nós mesmos, quando definitivamente decidirmos nos aceitar, nos apoiar, sermos nosso melhor amigo, quando verdadeiramente, nos amar.

Já repararam que pessoas carentes, são ou sentem-se mais sozinhas por mais que busquem alguma atenção dos outros? E pessoas que tem boa autoestima, estão sempre rodeadas de pessoas e ficam bem, mesmo quando estão sozinhas? Na verdade, quanto menos damos a nós mesmos , menos recebemos dos outros também e por outro lado, aquele que dá atenção e amor para si, acaba por receber ainda mais dos outros. É impressionante, mas é assim que as coisas funcionam. É uma grande verdade que quanto melhor estamos e cuidamos de nós mesmos primeiramente, melhor ficamos conosco e consequentemente podemos nos relacionar qualitativamente muito melhor com os outros.

Portanto, ficarmos na posição de vitimas carentes, ao contrário do que imaginamos que iremos receber, muitas vezes até por pena das pessoas, ficamos cada vez nos sentindo com menos.

Então, sempre que começarmos a nos sentir carentes, vamos nos perguntar o que não estamos dando a nós mesmos e estamos somente esperando receber dos outros? E revertamos este quadro; se sentirmos que não estamos recebendo amor, respeito ou consideração dos outros, nós que passemos a nos dar tudo isso primeiro. É fascinante, pois quando assim agimos, estas mudanças em nós, nos reequilibra energeticamente e tudo e todos ao nosso redor muda.

Texto de: ValériaC

Imagem: daqui

29 comentários:

Marlene disse...

BOM DIA VALÉRIA QUE TEXTO LINDO E IMPORTANTE AMIGA PARA UMA BOA REFLEXÃO NA SEGUNDA FEIRA PARA INICIAR A SEMANA COM UM ASTRAL BEM LEGAL,PAABENS AMIGA POR SUA BELA ESCOLHA SE NÃO VIGIARMOS A NÓS MESMOS CAIMOS NESTA ARMADILHA DA PERDA DE TEMPO E DESGASTE EM NOSSO ESPIRITO
UM GRANDE ABRÇO COM CARINHO MRLENE

Célia disse...

Excelente reflexão, Valéria! Em nós está o depósito de boas ou más energias. Compete-nos selecioná-las e fazer de nós o melhor, sempre. Abraço, Célia.

♫*Isa Mar disse...

Querida Val, teu texto complementa a minha postagem de hoje, então que possamos sempre avaliar a nossa carência e fazer o possível para cuidarmos do nosso bem estar e necessidades, agindo assim estaremos sempre rodeados de amor e atenção.
Beijos e uma linda semana!

Myriam disse...

Verdade seja dita, muitas vezes nós atraímos essa falta de carinho, pois, quem aguenta pessoas amargas? Temos que ter fé em nós mesmos! beijos

✿ chica disse...

Bela e profunda reflexão sobre nós e as carências...beijos praianos,chica

Élys disse...

Somos formados de energias que vibram numa frequência de acordo com o que pensamos e está em nossos corações.
Logo se estamos carentes, estamos vibrando nesta faixa e portanto vamos sintonizar com mais carência. Precisamos nos amar em dose maior, buscando olhar o lado positivo das coisas que nos afetam. Vamos levar um pouco de afeto , de alegria para outras pessoas e certamente receberemos de volta...

Um belo texto, muito valioso.

Beijos, amiga.

Anne Lieri disse...

Valeria,que grande ensinamento nesse texto!Eu adoro vir aqui e participar dessa doce filosofia!Sempre aprendo algo novo!bjs,

vanderlei disse...

Olá boa tarde, minha primeira vez em seu blog e estou feliz por ler tão belos textos, e lendo seu perfil ali diz tudo de vc parabens.
Para mim, carente é toda aquele que não faz por si o que poderia fazer, pois fica esperando que os outros o façam, seja no âmbito emocional, físico, sentimental e até espiritual. Sei que podem soar como duras estas palavras, mas isso é algo para realmente refletirmos e tentarmos mudar. Penso que carência e baixa autoestima caminham juntas.
lindo texto parabens mais uma vez, ja estou seguindo seu blog, espero vc no meu ok.
Bjs no coração e afagos na alma.
Vanderlei

Nelio Júnior disse...

Oi!

Nuss, ótimo esse texto de sua autoria! Até compartilhei no meu facebook!

É um tapa na cara necessário, pois, reclamamos frequentemente de carentes, falta de atenção, e, no fim, a culpa é nossa, pq queremos algo dos outros que nós mesmos não nos damos!

Gostei muito!
Obrigado pela visita!
Luz e Paz

Calu disse...

Val,
tua clara-vidência sobre o tema, revela verdades que precisam ser interiorizadas e praticadas em hábitos de saúde e bem-estar diários.A saúde emocional ajuda a equilibrar a física e vice-versa.
È preciso sim, alimentarmos nosso espírito preenchendo todos os
vazios que possam ocorrer, pois, ao realizarmos tais ações veremos como as leis da atração se manifestam beneficamente para todos os lados."Semelhante atrai semelhante", sem distinção de relação, quero dizer: a conjugal, a de amizade, a profissional, a familiar...relações humanas em toda sua gama de possibilidades.
Como adultos sãos podemos cultivar a sanidade do corpo e da alma focando em cuidados e carinhos conosco.
Adorei o papo.Que venha o cházinho(rsrsrsrs...).
Bjkas,
Calu

pensandoemfamilia disse...

OLÁ
Muito bom texto, a carência, dependência emocional escravizam este lugar de vítima da vida, de tudo e de todos.
bjs

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Passei pelo Blog fiquei e li...li muito! Adorei o texto!
Bjs, uma ótima terça-feira com muita criatividade, vida e pensamentos positivos!
CamomilaRosa

Vivian disse...

Bom dia,Valéria!!!

Ah!Minha amiga!!!Como gosto do que escreves!!!!Sempre me identifico e aprendo muito por aqui!Seu texto é de uma verdade e clareza incríveis!!!
Levei um tempo para despertar, nasci numa família onde todos tinham esta postura, de carentes, doando-se demais(sem valorizar-se),sem retorno e com muitas cobranças!!!
Com treze anos de idade decidi que não devia estar certo.Tanto busquei que acabei encontrando livros com idéias diferentes,que levaram a reflexão e por conseguinte a uma mudança, lenta mais gradual de atitude! Parece incrível,mas as pessoas não se dão conta! Pensam que são carentes e a culpa é sempre do outro, que não dá atenção...não param para pensar!!! Mas cada um aprende a seu tempo, né?!
Beijos minha querida!!!!ADOREI O TEXTO!!!Concordo plenamente!!!!

Bergilde disse...

Valéria,
Desde cedo é bom reforçar essa idéia de que viver em si é já um bom combate.Precisamos nos amar primeiro,tendo a noção exata do que seja o verdadeiro amor a fim de que não entremos no túnel do eterno vitimismo.
Otimismo sempre,desistir do bom combate jamais!

Roberta Maia disse...

Valéria, amo de paixão seus textos!!
Vamos nos amar,nê?!É o melhor remédio!

Beijinhos Iluminados!!
Paz e Luz!!

Maria José Rezende disse...

Olá amiga. Liberei o novo blog www.mimosdoarca.blogspot.com para comentários, atendendo ao seu pedido. Beijos.

Cidinha disse...

Olá, Valéria. Lindo texto! Precisamos sempre elevar nossa alto estima, jamais desistir e ser otimista sempre. Carência e dependência nos escravizam! Obrigada amiga. Belos conselhos! Bjos carinhosos e ótimos dias.

Sheila do Blog Passarinhos no Telhado disse...

Tem Mosaico lá no blog flor! Te espero!
beijo grande! :)

Leonice disse...

Belo texto Valéria, e muito oportuno para os dias de hoje,onde a maioria das pessoas por qualquer coisa se coloca na posição de vitimas carentes.
Um grande abraço querida.
Muita paz!

Ilca Santos disse...

Lindo texto querida Valéria, quanta verdade e sabedoria nas suas palavras!
Seus posts são sempre perfeitos, cheios de ensinamentos!
Com toda certeza, se aprendermos a nos valorizar mais e a amar a nós mesmos, tudo pode mudar.
Beijos, amiga. Muita luz nos seus dias!

Jorge disse...

Belíssimo texto. Muito atual o assunto e sempre bom para refletir. E você coloca sob um ponto angular vital que é o auto-amor. É somente nos valorizando para sabermos valorizar mais os outros e a própria vida.

Anjo, um beijo!!!

Rô... disse...

oi Va,

quanta saudades de você,
e de tudo que escreve,
vir aqui é ter uma aula de vida
todos os dias,
adorei a postagem é perfeita,
carência está mesmo dentro de nós...

e olha minha querida,
você vai adorar o cruzeiro,
é maravilhoso,
aproveite tudo,
participe das atividades
faça muitas amizades,
garanto que vai ficar surpresa com tudo de bom que acontece...

depois me conte!
beijinhos

Anne Lieri disse...

Valeria,que belo texto e assunto!A carencia muitas vezes até afasta as pessoas,que não aguentam tanta cobrança do outro para ser amado!Ótima reflexão!Seu blog está lindo!Bjs,

Del Rodrigues disse...

Olá Valeria,sou professora,conheci seu blog através de uma amiga, gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
Será que vc pode me dar uma força?
Conto com a sua ajuda!
Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
Obrigada!Paz e Luz!
Esse é o link:
http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

Evanir disse...

Antes que o dia acabe e te roube a esperança,
antes que a noite chegue e traga incerteza,
e quando menos esperar, eis você realizando,
e sem perceber, já estará mais uma vez,
sonhando um novo sonho, pra começar tudo de novo,
por que a vida, a vida é um eterno recomeçar.
Que Deus te proteja hoje e sempre.
Não se esqueça que ♥ ... ♥ Estou seguindo -te e te amando .
Um feliz final de semana.
Beijos no seu coração.
Evanir..

SONINHA disse...

Até acho que podemos nos permitir uma fase de carência, mas isso não deve ser uma forma de viver.Beijinhos meus, amiiiiga!

ELAINE disse...

Passando pra desejar um ótimo sábado!Dá uma olhadinha lá no blog,tô participando de uma campanha e te convido a participar também, se quiseres, é claro, e/ou ajudar a divulgar! Abraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

Hana disse...

O doar é tão importatne né amiga linda, as pessoas esperam a colheita sem plantar, então nada acontece de bom em suas vidas, o doar e receber é um ciclo, mas se nada plantarmos, como colher!!
beijossss millllll, e abraços de urso, te amo!!
Com carinho
Hana

Ivana disse...

Confesso que sou um pouquinho carente, rsss
Bjs minha querida, uma ótima noite!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails