segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PERDOAR (de ValériaC)

Cabe a nós, o perdão, não importa o tamanho da ofensa ou mal que nos tenha sido feito, até mesmo que jamais ele seja pedido por aquele que nos tenha ofendido ou nos causado alguma tristeza.

Até porque quando verdadeiramente não o concedemos, os maiores prejudicados somos nós mesmos, por ficarmos constantemente “ruminando” mágoas, que tal qual veneno, vai nos causando imensos danos, por nos manter presos à situações e/ou pessoas, não deixando efetivamente o passado, passar.

Faz-se necessário que entendamos a limitação e a maturidade das pessoas a cada situação, pois com certeza, quando “erramos”, nos achamos merecedores da compreensão alheia. Então, porque algumas vezes relutamos tanto em concede-la?

Sempre que deixarmos o nosso ego cheio de orgulho nos dominar, tudo o que mais conseguiremos será gerar doenças graves em nosso corpo, marcas profundas em nosso espírito, além de amargarmos e estragamos a oportunidade de construirmos um precioso momento presente.

Literalmente, perdoar é um ato de coragem, desprendimento, de escolha, de amor incondicional, que vale a pena ser exercitado firmemente em nossas vidas, pois liberta e nos faz livres, nos traz paz.

Texto de: ValériaC

Imagem: daqui

33 comentários:

Su disse...

Bom dia moça querida!

Seu texto é um ato de reflexão constante. Eu sou uma pessoa que não guardo mágoas ou rancores, fico brava no momento em que as coisas acontecem, choro, fico triste, penso mil coisas e me sinto muito mal, mas depois tudo isso passa e não tenho dificuldades em perdoar quem me magoa, ofende... Desde sempre fui assim, nunca soube lidar muito bem com a palavrinha "raiva", é como se eu não precisasse dela, e na verdade não precisamos mesmo, pois ela só faz mal... ficar bronqueada já tá de bom tamanho, mas melhor relevar e seguir em frente sempre desejando o melhor pra todos, que vivam em amor e paz!

Beijinhos e lindo dia pra ti!
Su.

✿ chica disse...

Que beleza,Valéria!!realmente,m ficar ruminando, nada adianta!!!Perdoar é preciso, mas de verdade e não a cada hora tirar a sujeira que está sob o tapete e trazê-la à tona!!!beijos,chica e linda semana!

Marlene disse...

QUANDO O PERDÃO É VERDADEIRO É
MARAVILHOSO PARA QUEM TEM O SUBLIME
DOM DE HUMILDADE E AMOR,
UM TEXTO LINDO PARA NOSSA REFLEXÃO NO INICIO DA SEMANA QUE SERTAMENTE IRÁ NOS PROPORCIONAR DIAS MAIS ALEGRES MAIS SUAVES E HARMONIOSOS
PARABENS AMIGA DESEJO UMA BOA SEMANA PARA VOCE COM CARINHO MARLENE

Célia disse...

Oi, Valéria... esse é um tema gerador de uma vida feliz, pois quem perdoa também recebe o perdão. Dar a outra face... tentemos, apesar de toda dificuldade!
Abraço da Célia.

Élys disse...

Perdão: sublime vibração de Amor.

Quando perdoamos enviamos amor à pessoa e eliminamos de nosso ser a mágoa, que só pode nos trazer prejuízos em todos os sentidos.

Obs. - Valéria: Agradeço muito as palavras tão carinhosas que colocou no comentário feito no Blog da Isa.
Vejo você também, como você me vê...
Beijos e tenha uma semana muito linda.

Orvalho do céu disse...

Olá, querida
Neste momento em que leio o seu post eu peço a Deus que me perdoe e me faça perdoar aos que me magoaram...
Bem como os que magoei...
Bjm de paz e esperança

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, amiga tão carinhosa. Sei que estou em falta com você, mas estava sem net, e tive de ausentar-me.
Faz pouco tempo que fui a lan house para poder postar e comentar pouquíssimo. Você sabe que eu gosto de ser sempre presente, mas espero que aos poucos eu consiga fazer isso novamente.Fico feliz em ver amigos fiéis, que mesmo eu não aparecendo eles aparecem, é muito melhor do que apenas a retribuição de uma visita. A troca é sempre boa.
Quanto à sua postagem, muito belo texto. Mesmo sabedora de que a ausência do perdão é maléfica ao ser humano, vez em quando é difícil perdoar, principalmente quando não fizemos nada para sermos tão ofendidos.
Creio que é um ato que deve ser exercitado de dentro para fora, pois senão de nada vale.
Parabéns, amiga.

Obs:estava tentando comentar em "DOLCE ALGODÃO", mas o comentário não estava indo. Se eu não conseguir, deixo registrado que eu amei o seu poema, e que ficar em paz consigo, num silêncio harmonizado é sempre muito bom.
Estar bem com o Universo é o passo para estarmos bem conosco e com o nosso próximo.
Beijo imenso na sua alma tão doce. Obrigada pelo seu carinho, sempre.
Tenha uma semana abençoada e de paz. Tenho muito a aprender contigo!

Anne Lieri disse...

Valeria,uma msg muito edificante!Toda evolução da alma começa com o perdão!Bjs e boa semana!

Santa Cruz disse...

Valéria: Parabens lindo texto adorei.
Santa Cruz

♫*Isa Mar disse...

Oi Val, beleza de texto, conceder o perdão é como nos libertarmos das correntes que nos aprisionam na dor e no sofrimento.
Tudo que fica em nós guardado em forma de mágoa e rancor diminui nossa capacidade de amar, de compartilhar, de confiar e principalmente de se doar.
O perdão é um ato de coragem e sublimação.
Beijos na alma e excelente semana!

Antônio Lídio Gomes disse...

Meu Anjo.
Confesso que perdoar não é uma tarefa das mais fáceis.
Imagino a mãe que teve seu filho assassinado(a) ou violentado(a) por alguém que conhece.
Ou mesmo alguém que lhe roubou e ainda ri de ti...
-Mas particularmente, ENTENDI a mensagem e quero lhe dizer que após esta leitura sou ainda mais fã e admirador de tua pessoa!
Já fui perdoado e já perdoei.
Isto é divino, é sublime e nos aproxima do Altíssimo.
Um abraço carinhoso, um beijo neste coração lindo e muita paz em teus caminhos e no dos teus.

Van disse...

Oi Valéria,

linda a sua mensagem, não há evolução espiritual sem perdão, ruminar mágoas é matar-se aos poucos,

Um beijo grande!

Hana disse...

Concordo com tudo em seu texto, o perdão nos faz trilhar caminhos mais leves, sai aquele peso da nossa mente, mesmo que seja difícil, vamos cultiva o perdão.
Valéria amiga linda tenha uma mega semana !!
com carinho
Hana

Meire Oliveira disse...

Sábias palavras minha linda!
Tudo nos atinge até onde permitimos. Há certas coisas que demoram mais tempo pra digerirmos e cada pessoa tem o seu tempo. Acredito que quando alguém comete algum erro em relação a nós temos que lembrar que todos estamos sujeitos a erro. Estamos na mesma escola pra aprender e não pra julgar ou condenar quem quer que seja.
Perdoar é olhar pra situação que nos causava dor com o coração leve e livre dessa dor.

Vc é DEMAIS com as palavras :)
bjooooooooooos linda minha.

Professor Gilberto Cantu disse...

Oi Valéria. Que gratificante encontrá-la em meu cantinho.
Perdoar e pedir perdão edifica a alma e liberta o coração.
Alegra o espírito ler as suas postagens.
Volte sempre em meu cantinho.
Paz de Jesus em seu coração.
Um grande abraço.

marciagrega disse...

Concordo plenamente com o que diz o texto. Só quando perdoamos nos livramos do peso de nosso inimigo.
"A maior vingança contra um inimigo é perdoa-lo. quando o perdoamos, ele morre dentro de nós e deixa de nos pertubar..""

Bento Sales disse...

Olá, boa amiga Valéria!
Seus textos sempre nos trazem valorosa mensagem ética-filosófica.
Creio que poucas pessoas são capazes de perdoar. Muitas até dizem que perdoaram, mas, na prática, não se comprova isso. Já outras, devido ao ego inflado, não tem consciência de que magoa alguém.
"A mais grave das faltas é não ter consciência de falta alguma".
(Albert Einstein).

Parabéns pela sapiência!

Abraços do amigo de sempre!

Ivana disse...

Olá Valéria
Perdoar é um ato de amor, esse é o maior exemplo que ELE nos deixou:
- Amai uns aos outros como eu vos amei.
Um ótimo dia pra você, bjs

LUCONI disse...

Boa tarde doce Valéria, estou aqui sem saber se comento tão importante mensagem, ou se te agradeço o carinho, não sabe como é delicioso quando alguém que admiramos nos trata com tanto carinho. Obrigada meu anjo, eu entendi sim que o primeiro comentário foi intuído por amigos espirituais, sabe estou fazendo a revisão (copidesque) de um livro psicografado e por incrível que pareça eu os sinto por perto, principalmente o espirito que passou a psicografia, é uma delicia, até a médiun me enviou email dizendo que está sentindo falta deles por lá, como é gostoso este intercâmbio.
Agora falando de perdão eu sempre achei que perdoava todo mundo, mas se perdoo por que quando sei que tal pessoa que tanto mal nos fez, está vindo me visitar, eu peço muito a Deus que a afaste? que a amizade fique só por telefone? Quando chega, esqueço tudo, trato muito bem de coração e até acabo me esquecendo que não é confiável e lhe conto as coisas que acontece, não sei ser apenas diplomática, ou é ou não, então sou e se precisar de mim estarei à disposição, mas que voltei a confiar não voltei. Então chego a pensar que sou falsa e não a perdoei? Bem então esta coisa de perdão é bem complexo, apesar que tirando este fato, outras mágoas corriqueiras, mais comuns eu não ligo, choro na hora, falo abro o coração e esqueço, vê como sua amiga é ainda muito demais humana? Beijos Luconi

Claudia (Perfeita Ordem) disse...

É verdade, perdoar é preciso ou então nós seremos os maiores prejudicados!
Quantas doenças podem ser evitadas se simplesmente deixarmos de lado nossas mágoas.E o pior é que as vezes é por nada, ficamos remoendo bobeiras.
Excelente texto, como sempre!
Obrigada pelo carinho Valéria!
Fico feliz que tenha visto a matéria no imovelweb!
Grande beijo minha amiga,lindo final de tarde e abençoada noite!

MARILENE disse...

O perdão concedido, com sinceridade, não só leva paz aos corações de outros, como ao nosso. Ele proporciona bem estar, alívio e esquecimento do que antes nos magoava. É atitude de sabedoria, mas como mencionou, há que ser exercitado, eis que, muitas vezes, não é de fácil concessão.

Bjs.

Jeanne Geyer disse...

perdoar não é esquecer. depois que entendi isto, saiu um peso da minha mente, pois vi que muitas pessoas que julgava não ter perdoado, na verdade já estavam perdoadas. Não esquecemos simplesmente pq tudo o que acontece fica nos arquivos da memória do esppirito eterno...
beijos

Sandra Puff disse...

Olá, Valéria Querida!
Perdoar é uma Arte!
Esse texto lembrou meu pai, que dizia sempre, "eu perdoo", e nos dizia para sempre o fazer, pois o perdão nos livrava de dores da alma, nos deixava leve, tirava nossas doenças físicas e o peso na consciência por fazer algo grandioso e ao mesmo tempo muito simples, e para as meninas, eu e minhas irmãs, tenho duas, dizia ainda: " o fígado trabalhará melhor e a pele ficará linda, acreditem"..rs, Amo de paixão meu pai.
Sábias palavras no seu texto.
Um abraço carinhoso como sempre...e um abraço delicado em Julie.
Sandra,

Calu disse...

Valéria Querida,
vejo o perdão como uma das maiores manifestações do Amor verdadeiro;difícil de ser vivido e altamente benéfico ao ser realizado.Tira-nos o peso do peito e da alma renovando-nos como pessoas.
A cada manhã, em minhas orações, eu repito: Eu perdoo, eu perdoo, eu perdoo!
Adoro poder desfrutar destas conversas maravilhosas.
Bjkas,
Calu

Vitalina de Assis. disse...

Hola amiga!

Perfeito seu texto!

Perdoar é preciso, por vezes liberá-lo custa tempo e desprendimento.

Quando finalmente perdoamos, ficamos livres de pesos que nos impediam de experimentar uma paz verdadeira.

Parabéns.
Bjs.

Smareis disse...

Maravilhosa essa mensagem Valéria.
Perdoar é preciso sempre. A gente se sente livre quando dá o perdão.

Beijos grande!

Bergilde disse...

"...Nos traz paz!"Pegando gancho nessa conclusão da sua reflexão ví recentemente uma entrevista a um senhor italiano cuja família foi toda assassinada pelos próprios vizinhos por motivos fúteis.Segundo a justiça um crime sem precedentes.Porém essa pessoa relata ter perdoado os assassinos da esposa,filha e netinho,além de uma outra vizinha que ouvindo a confusão veio até a casa e também foi morta.Terrível pedaço da crônica de uma cidade que poderia ser em qualquer lugar,mas foi aqui.
http://it.wikipedia.org/wiki/Strage_di_Erba
Valéria,minha amiga,sobre o perdão no sentido mais verdadeiro que a mim pode significar só existe quando se tem uma grande Fé para poder se ancorar.
Abraços,

ONG ALERTA disse...

Amiga saber perdoar é para poucos...
Beijo Lisette.

Minhas Pinturas disse...

Olá querida Valeria: Concordo com voce quando perdoamos o rancôr sai por uma porta e a felicidade entra pela outra.
beijos, bom fim de semana.
Léah

Sandra disse...

BOM FINAL DE SEMANA.
COMO VOCÊ ESTÁ??
PASSEI PARA DEIXAR MEU CARINHO.

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)

CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Sandra disse...

BOM FINAL DE SEMANA.
COMO VOCÊ ESTÁ??
PASSEI PARA DEIXAR MEU CARINHO.

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)

CARINHOSAMENTE,
SANDRA

Ilca Santos disse...

Olá minha querida,
Perdoar é um sentimento nobre! Uma atitude sublime, mas que poucos são capazes.
Parabéns pelo texto, maravilhoso!!!
Beijos.

Elisa T. Campos disse...

Valéria

Você sempre escreve com muita sabedoria. Esperemos que todas as pessoas se despreendam desse sentimento que só fazem mal a alma.
E use o PERDÃO para se libertar.

Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails