segunda-feira, 12 de março de 2012

PRA QUEM QUISER SABER DE MIM... (de ValériaC)

É interessante quando pensamos em quem somos, no que aparentamos, em como nos vemos, no como cada um nos vê [..].

Costumamos julgar, classificar as pessoas de acordo com o lado que elas nos mostram mais ou o que nos chama mais a atenção, porém, muito além(e distante) do que na realidade cada um é de fato, há o que nós percebemos delas e que está diretamente relacionado a um referencial nosso, sob uma lente muito pessoal, ligado a toda nossa história de vida e experiências diversas que tivemos e neste nosso ver, indubitavelmente podem haver algumas distorções. Na verdade é o nosso ego quem vê e “interpreta” a seu próprio modo. Sob este ângulo, eu poderia dizer que cada um de vocês, me percebem de uma maneira particular.

Tem gente que olha pra mim e pode me ver como pretensa dona da verdade(o que literalmente sei que não sou) , outros podem me perceber como arrogante, indiferente, outros como iluminada, uns veem somente meu lado sério, centrado, equilibrado, outros me veem conselheira, uma pessoa crítica, doce, dura, amiga, mas quase sempre se esquecem que somos cheios de “lados” e ainda assim, somos a mesma e única pessoa e acabam nos rotulando, mesmo que no seu melhor sentido, baseados em partes nossas, não num todo que realmente somos.

Quem me conhece bem, sabe que sou um pouco de tudo rsrrs e quem disse que a gente tem que ser só de um jeito o tempo todo? Ser constante, sem defeito, como ser imutável se vivemos o impermanente? Somos seres que evoluem, despertam, portanto, mudam, com consciência, com coerência, mutáveis física e espiritualmente, por natureza.

Às vezes fico brava, como todo mundo, apesar de ser muito calma quase sempre, extremamente paciente(meu marido diz que sou e muito), às vezes eu exagero em ser politicamente correta, mas logo tento achar a justa medida para não cair no exagero, mas também adoro alegria, gosto de leveza, de ser livre, de não seguir formalidades ou regras, apesar de segui-las quando a situação “pede”, gosto de andar pela natureza, descalça, comer sem talheres rsrs, sou bastante eclética e eu diria até que bem moderna no meu gosto musical, amo a calmaria das sinfonias e tenho apreciado muito da alegria de um forró universitário, um convite à dança rsrsrs... sou séria, mas sou brincalhona, sou o tipo de pessoa que ri até nos momentos mais delicados, porque sabe que tem momentos da vida que só nos resta rir, não é mesmo? Aprendi que não podemos levar a vida tão à sério, que bom humor é sinal de inteligência, seriedade em excesso nos limita e quando sorrimos, abrimos mais os caminhos, é um bom meio de conseguirmos calma, equilíbrio nos descontraindo e assim é que as soluções aos poucos nos aparecem.

Sou um pouco de tudo, afinal, sou mulher, caleidoscópica, às vezes monocromática, às vezes todas as cores, sensível, ponderada, intensa, às vezes chorona, noutras, piadista, falante, calada, não sou de um único jeito, sou como as estações do ano, só que às vezes todas no mesmo dia, sou flor, mas sei que há momentos que sou espinho, sou a leveza no voar da borboleta, às vezes, nuvem carregada, sou Sol, sou Lua, sou o frescor da chuva ou a força da tempestade. Sou além da dualidade. Sou como sou, enfim, aprendi a seguir o meu coração... *

Não justifico meu comportamento, digo o que penso, o que sinto, com jeito, não tenho como controlar nada sobre o que de mim pensam ou sentem a respeito, simplesmente vou vivendo o melhor que posso , do jeito que sei, sem arrependimento, plantando todo o amor que carrego no meu peito, porque minha alma quer ser cada dia mais livre, meu espírito assume a cada instante mais, a soberania sobre o meu corpo e vou deixando transparecer quem eu simples e naturalmente sou.

Porque disse tudo isso? Pra serem como sou?

De forma alguma.

Que estas minhas palavras sejam sentidas como um estímulo à todos vocês cada vez mais serem QUEM VERDADEIRAMENTE SÃO, que vocês permitam suas essências dominarem seus seres, pois na medida que assim o conseguirem, sentirão mais paz, harmonia e alegria em seus dias.

Texto de: ValériaC

*este trecho da prosa, virou poema livre AQUI, neste meu outro Blog.

Imagem: daqui

42 comentários:

  1. Muitas vezes vivemos pela metade né, Srta, mas podemos dizer sempre p quem amamos o que sentimos, e acho, não dói! abraços

    ResponderExcluir
  2. Que legal,Valéria e ser autênticas em todas as situações é muito legal! Gosto disso e como tu, rodo a baiana, sei rir, choro, fico p da vida com certas coisas e por aí vai. Somos tantas em uma... E assim vamos levando. Não somos monocromáticas... Alternamos cores,rsrs beijos,chica e linda semana!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Valéria!!

    Vim do outro blog!Ficou linda a sintonia do texto com o poema(ou vice-versa...rsrs).
    O que mais se salienta, pra mim, quando penso em você é alguém em busca da evolução, que procura aprender, e divide o que já aprendeu!
    Isso, pra mim diz tudo!rsrs
    Estamos em constante mudança, aprendizagem e isso faz parte da vida, não tem como, acertrmos sempre!!Tentamos, é verdade...rsrs
    Beijos minha amiga!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amiga, hj to de BOM DIA kkkk mas depende né? sim, com certeza minha postagem e a tua tem tudo haver rsss
    Sobre o que escreveu? maravilhaaaaaa, já te conheço o suficiente pra saber que vc é muitas em uma,e é essa impermanência que nos faz "sermos quem somos", pois vamos dançando conforme toca a música.
    Somos "multi" e nessa multidimensionalidade é que nos descobrimos, que deixamos o nosso "Eu" interior se manifestar das mais variadas formas.
    Eu tb sou eclética, gosto de música clássica, forró, bolero e tantos outros, afinal faço aula de dança e curto cada ritmo, cada passo, e assim também é na sinfonia na vida.
    Eu também deixei de justificar meu comportamento, até pq as pessoas acham que temos que ser sempre desse jeito ou aquele, nos julgam pelas partes que vêem e conseguem captar, mas somos muito mais...somos a "totalidade" divida em fragmentos, então que todos esses fragmentos possam se manifestar de acordo com o que vamos vivendo.
    Quanto a Adamus, com certeza, vc é tão ligada á ele quanto eu, e que bom, afinal somos "Shaumbras" assumidas e temos mais é que honrar quem verdadeiramente somos.
    Eu poderia ficar aqui escrevendo jornais, mas ultimamente estou escrevendo textos grandes e comentários curtos rsss hoje aqui dei uma "emcumpridada" porque o tema pedia, mas se eu for me dar corda já viu...outros textos kilométricos se formam kkkkk
    Beijos Val e ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
  5. BOMDIA VALÉRIA ADOREI ESTE LINDO TEXTO QUE EXPRESSA A ALMA DA MULHER
    PENSEI AO LER MAS ESTA NÃO É VOCE!!! SOU EU!! E LOGO ESCUTEI UMA VOZ QUE VINHA LÁ DO MEU MAIS PROFUNDO SER DIZER!!!
    MAS QUE IMAGINAÇÃO PEQUENA SERÁ QUE NÃO CONSEGUE SENTIR OUVIR QUE ESTE
    É EM CONJUNTO O SENTIMENTO DE TODAS AS MULHERES EXPRESSADO POR UMA EM
    ESPECIAL,QUE POSSUE ENORME SENSIBILIDADE UM CORAÇÃO SEMPRE AMOROSO APAIXONADO QUE AMA A VIDA O SOL A LUZ A NATUREZA,,HÁ EM TÃO
    ME DEIXEI CONVENCER,É A MULHER POÉTA QUE DESCREVE SEU SER SEU
    SENTIMENTOS SEU AMOR SUA VIDA
    É UM SER DE LUZ ILUMINADO PELA GRANDEZA DO CRIADOR PARABENA AMIGA
    UMA EXELENTE SEMANA DE MUITA INSPIRAÇÃO BJS MARLENE

    ResponderExcluir
  6. Val,para mim vc é uma pessoa iluminada e que sempre tem bons ensinamentos a nos passar!Adorei saber mais de vc e desejo que continue sempre a nos elucidar com seu conhecimento e espiritualidade!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria!
    Que texto maravilhoso! Um depoimento poético vindo do coração. Somos multifacetadas e só assim conseguimos a leveza mesmo diante das piores situações. Sinto voc~e como uma pessoa verdadeira, culta e muito sábia.
    Beijinhos e uma super semana!

    ResponderExcluir
  8. oi Valeria...vc é linda...vc é um ser humano...com toda complexidade que ele exige...graças a DEUS...

    UM BELO EXEMPLAR DE UM LINDO SER HUMANO!

    boa semana e um forte abraço...

    Zil

    ResponderExcluir
  9. O seu texto tem uma imensa aura poética. Estamos neste planeta em evolução e como seres humanos temos que acertar, errar e viver diversas facetas da vida. Falando um pouquinho de mim, gosto da simplicidade, da paciência, de ser alegre e de estar sempre buscando aprender com tudo e com todos, visando o meu crescimento. Existem momentos que gosto de justificar não por qualquer insegurança, mas como uma forma de carinho.
    Valéria, minha querida amiga seu texto é muito bom...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Valéria
    Obrigada por passar com sua escrita as boas maneiras de se tornar uma pessoa mais verdadeira e consequentemente melhor.
    Estimulas o bom senso , a lealdade e o viver com verdade.
    Bom texto pra ler e reler,sempre.
    uma boa semana e meu abraço caloroso

    ResponderExcluir
  11. Oi Valéria!
    Voltei para agradecer suas palavras amigas e sempre tão sábias.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Importante é sermos sinceros principalmente consoco mesmos, vocë é única, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  13. Valéria
    Gostei muito de conhecer um pouquinho mais sobre você, uma mulher moderna, uma mistura boa de muitas coisas, e ser verdadeira sem ferir ou julgar alguém é muito importante, faz toda a diferença. Muito bacana você ter contado mais sobre você, um forte abraço, uma semana repleta de alegrias, bjs

    ResponderExcluir
  14. Ser sempre o que se é,ainda que isto nos cause certos transtornos na caminhada.Mas o lindo é assumir este lado quente de ser.
    Uma bela semana amiga.
    Meu abraço de paz e luz.
    Beijo.
    Seguindo este cantinho tambem.

    ResponderExcluir
  15. "caleidoscópica": uma bela definição, amiga!!! Amo teus textos!
    Beijocas, muitas!

    ResponderExcluir
  16. Olá, sábia amiga Valéria!
    Realmente somos muitos "eus",mas o nosso "eu" não é e nunca será igual aos "eus" dos outros, pois o nosso é formado a partir de tudo que sentimos, pensamos e agimos, enquanto os demais são constituídos apenas de impressão ou conjetura sobre nós.
    Porém, o mais importante é nos conhecermos bem.

    Parabéns por mais um texto com ponto de vista brilhante!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  17. Mudamos, realmente, pois ao ser humano é permitido não ser igual em todos os momentos. Isso é ótimo, pois acompanhamos as transformações do mundo e alteramos nossas posições, com o aprendizado que a vida nos oferece. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. A medida que conhecemos melhor nós mesmos e aceitamos nossos defeitos,buscando mudar,mas também sem tanto nos cobrar,passamos também a compreender melhor as limitações do outro.Grande sabedoria sempre encontrada aqui.Esse texto particularmente a mim foi muito precioso hoje pois estou num dilema entre manter o blog publico ou torná-lo de leitura privada.Grande abraço amiga!

    ResponderExcluir
  19. Assim como a Marlene, achei que estava lendo sobre mim.
    Coisa boa a gente ser quem é a cada momento, a cada situação.
    Somos seres humanos, passando pelo "burilar" da vida.
    Isso é VIVER em plenitude.

    Beijinhos Valéria

    ResponderExcluir
  20. Queremos saber quem somos e como somos? É só observar o que olhamos nas pessoas.

    Um beijo, Anjo!!!!

    ResponderExcluir
  21. Acho que todos nós somos múltiplos e uno ao mesmo tempo!
    Mas concordo plenamente que cada um nos interpreta de acordo com o seu padrão de crenças e pensamentos.
    Conheço pessoas que só conseguem ver o lado mal das pessoas. Só as negatividades nada mais! Outras conseguem dosar e algumas só percebem o lado bom!
    Creio que o que vemos nos outros é exatamente aquilo que queremos e que estamos propensos a ver!

    Beijos lindinha!
    E.T. Eu vejo você como uma criatura muito doce!

    ResponderExcluir
  22. Que lindo, Valéria. Em muita coisa que escreveu me vi. Vou publicar uma parte desse texto no "Brincando e Filosofando". Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá Valéria,

    Creio que é uma característica da mulher ter multifacetas, ALIÁS, adorei conhecer as suas (rrsrsrs).

    Ser autêntico é uma grande qualidade e traz o bem estar de agir segundo a própria natureza e princípios.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá moça!
    A verdade em se saber de si é primordial.Amo ser o que sou, e adorei o jeito que te diz ser.
    Amei teu texto Valéria.

    Um beijão amada

    ResponderExcluir
  25. Querida amiga

    Há palavras
    que nos semeiam
    de pensamentos.

    Quem somos?
    O que os outros
    acham que somos?

    Penso que uma vida
    só é insuficiente
    para sabermos
    as verdadeiras respostas.


    Desejo que a alegria
    faça folia em sua vida.

    ResponderExcluir
  26. Valéria querida,

    Mutantes somos todos,nada é imutável na face da terra.Seres dotados de pluralidades nos admiramos ao sentir facetas nunca antes vislumbradas em nossa personalidade...
    Lirismo foi o que encontrei em seu multifacetado texto...magia,encanto e sedução,misturados a uma intensa alegria de viver.
    Obrigada pela beleza!!!
    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  27. A-Do-Rei, estes muitos reflexos no espelho da vida que vc tão lindamente revelou e com quanta propriedade mostrou a beleza do caleidoscópio, fonte de formas e cores que enfeitam os olhares , motivam os dias,convidam a alma, libertam o corpo, sugerem alegrias e fazem sonhar.

    Um pouco de tudo, na medida certa, traz brilho ao olhar.
    Bjkas querida,
    Calu

    ResponderExcluir
  28. Adorei seu texto pois me encontrei nele!!
    Sou como as fases da Lua!!

    P.S: Querida tenha um lindo Dia da poesia!
    Parabéns poetisa!!
    Muita Luz!!

    ResponderExcluir
  29. Marvilhoso texto Valéria. Eu também por vezes exagerava em querer ser correta demais, exigente demais. Hoje sigo mais meu coração, ele sabe tudo...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Minha amada flor,

    Lindo desabafo!!!
    Falo desabafo porque é a mais pura verdade, existem pessoas que idealizam uma imagem de todos que conhecem, projetando expectativas em cima delas.
    E não tem jeito, cada um tem seu olhar particular em cima de todas as pessoas.
    Cabe a cada um, não se permitir ser levado por tantas sugestões que lhe chegam até a mente.
    E preservando nossa verdadeira essência, sem nos incomodar e (como você sempre diz), nos "bancando" em tudo, já estaremos no caminho certo.
    Mas não podemos negar que é muito interessante observarmos como cada pessoa nos olha.
    Eu mesma, já fui rotulada de séria, de palhaça, de nervosa, louca, meiga, chata, delicada.....e por ai vai....
    Tudo vai depender do tipo de relação que temos com as pessoas, pois vivemos muitos papéis nesta realidade: familiar, profissional, amizades, etc....
    Quando somos crianças e até na adolescência, parece que deixamos tudo fluir de forma mais natural, não nos deixamos influenciar.....mas parece que basta entrarmos na vida adulta e pronto!!!! parece que acontece um bloqueio e perdemos uma ligação muito especial com nossa essência.
    Mas Graças a Deus estamos num precioso momento de transformação, e com o "despertar" todos estão recobrando a consciência.
    Eu não sou muito de me definir, mas como você disse.....eu também "Sou como sou, enfim, aprendi a seguir o meu coração".....e agora muito mais, me permitindo me expressar de forma mais livre e aberta....dando vazão aos meus sentimentos e minhas verdades.

    Tudo muito Lindo o que dissestes minha irmã, foi de arrepiar!!!
    Ontem já voltei para o blog, pois estou tão bem, e quando nos sentimos na nossa Força tudo flui melhor.
    Obrigada por tudo amada.

    Um beijo enoooorme em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá...bom dia! Eu acho que devermos aceitar quem somos e sermos humildes para enxergar os erros e tentar melhorar...nossas atitudes, respostas, sentimentos e sonhos...
    Adorei te ler...me vi em alguns momentos!
    Beijos, que vc tenha uma ótima sexta-feira e um fim de semana de muita paz e boas energias...
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  32. És uma gostosa misturinha de "partes", e muitas delas encontro em mim e em muitas pessoas, a refletirem o que somos: seres completos aprendendo a ser livres, domando e dominando suas partes, conhecendo-se e lapidando o viver...crescer é desapegar dos pensares do Ego, apenas ser, em essência e verdade, aquilo que somos, com essas polaridades a nos tornarem indecifráveis aos olhos do outro, mas amados apesar de...

    Linda tua conversa conosco...adorei, vc é doce criatura que faz falta e tem lugarzinho especial na vida de tantos de nós...
    Beijos, lindo fds pra ti!

    ResponderExcluir
  33. Minha linda, muitas vezes conseguimos afloras vários lados de nós. E digo mais, acho que mesmo nosso lado obscuro é lindo pq nele aprendemos muitas coisas. Sou flor, mas tbm rocha e espinho e não dispenso nenhum dos meus "eus" pq com eles sou inteira.

    E eu te vejo como uma fofa sensata que eu adoro ter por perto ;)

    Seu texto ficou divinoooooo! Beijos de carinho na bochecha.

    ResponderExcluir
  34. Valerry minha querida

    Muito prazer.
    Somos o que somos com defeitos e qualidades,
    temos nossos segredos, o que nos traduz em nossas verdades,
    mutáveis sim ao tempo pelos rebolos do vento, que sem notar renovamos,
    tanto tinhamos e tanto adquirimos,
    trocas de nossas roupagens, quando
    os males vão se diluindo...

    CVomo é bom te ler, tua sensibilidade, tuas palavras cheias de encanto e sabedoria.

    O que sei é que com teus defeitos nada piores que os meus, em nossas afinidades o que posso dizer é que gosto muito de você e te aceitou como és sem mesmo nada entender...

    Beijos e lindo fim de semana pra ti

    Livinha

    ResponderExcluir
  35. Vim deixar os meus votos de um fim de semana glorioso!
    Paz e harmonia!

    Bjusssssss

    ResponderExcluir
  36. Minha amiga é importante conhecermo-nos para tentarmos corrigir os nossos erros e melhorarmos como seres humanos. Excelente texto, excelente reflexão.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  37. Hoje é domingo e venho lhe fazer uma visita bem especial. Agora só posso visitar os amigos nos finais de semana. Tenho um pouco mais de tempo.

    Gosto das Pessoas que são Gente muito Espciais.

    "Gosto de Gente que ama e curte saudades, gosta de amigos, cultiva flores, ama animais.
    Admira paisagens, poesia e mares.

    Gente que tem tempo para sorrir bondade, semear perdão, repartir ternuras,
    compartilhar vivências e dar espaço para emoções dentro de si,
    emoções que fluem naturalmente dentro de seu ser".

    Um grande abraço bem Especial para Ti.
    Sandra

    ResponderExcluir
  38. ai de quem se imagina imutável e constante. este ser é fadado à estagnação. adorei esta abordagem de hoje, muito importante.
    beijos

    ResponderExcluir
  39. Adorei Valéria, não sabia que tinha outro Blog, parabéns, vou ficar por aki tbém! bjosss

    ResponderExcluir
  40. Uma bela temática sobre a filosofia, além de um belo blog.
    Geraldo

    ResponderExcluir
  41. Lindíssima reflexão!

    Beijo da Nita.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pelo blog, já sou tua seguidora.
    Tenhas um lindo dia.
    beijocas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails