segunda-feira, 23 de abril de 2012

A VIDA NÃO PARA (de ValériaC)


É... a vida não para!

A ela não importa o tamanho da dor, do problema, da doença, do que quer que seja que venha a nos incomodar, machucar, magoar, ela segue impassível no correr das horas, mantem sua imparcialidade, tanto que o Sol nasce para todos, o ar nos envolve  para ser respirado, as estações do ano seguem, esquentando, caindo folhas, esfriando, florescendo num contínuo renovar,  fervilhando  vida por todos  os cantos, o Universo é abundante e está  a disposição de todos nós. E que benção que ela não para, pois se assim fizesse, viveríamos como que presos nos limbos de nossas dores eternamente e pelo contrário,  neste correr do tempo, a vida, mestra  paciente,  espera que liberemos o que nos tem sido percebido como “nocivo” e decidamos dar as mãos aos novos momentos, que enfim, fiquemos de braços dados com o novo que incansavelmente sempre está a chegar.

Porém para nos libertarmos da situação que nos atinge, temos que primeiramente nos tornar conscientes dela, que deixemos de fugir, muitas vezes até de nós mesmos, que paremos de querer tapar o sol de nossas vidas, com peneiras, mas que tenhamos a coragem e a humildade de enfrentar o que quer que nos venha, de frente. Sei que nem sempre temos estrutura, e se não temos, busquemos ajuda, seja em leituras que nos orientem , seja na busca de um amigo ou um terapeuta que  confiamos,  que tenha uma abordagem holística, espiritualista, para quem prefira, tudo o que menos devemos fazer é ficarmos parados, ruminando o que nos incomoda, nos vitimizando pelos acontecimentos que nos abalaram, nos culpando até pelas doenças que desenvolvemos.

Quando digo que somos responsáveis por tudo o que acontece em nossas vidas, jamais quero dizer que somos “culpados”, não tem nada a ver com julgamento, tampouco com condenação, que isto fique bem claro. Somos seres humanos em construção permanente, portanto muitas situações não sabemos ainda lidar, mas podemos aprender, ampliar nossos pontos de vista, tentar outros modos de ser, agir, de pensar, de vibrar energeticamente e transformar muito, às vezes de formas surpreendentes.

Mas isto é escolha de cada um, podemos ficar sentado à beira do caminho, sofrendo, o resto da vida, pelas coisas que aconteceram ou não em nossas vidas ou darmos um passo de cada vez e seguirmos novos caminhos que a vida possa nos oferecer. Lembrando-se sempre que de certo modo, somos reflexos do que sentimos e vibramos, portanto, cuidar do que escolhemos  em todos os níveis, é vital e é aí que entra a nossa responsabilidade.

Se a tristeza aflige, mande ela passear e coloque a alegria em seu lugar.

Se foi abandonado, lembre-se que a maior perda pode nem ter sido a sua, mas a do outro, que não soube te valorizar. Pessoas podem ir embora, nos deixar, mas o importante  é que jamais nos abandonemos.

Se a doença é sua atual companhia, busque entender o que em você pode ter colaborado para que ela fizesse morada em seu corpo, tente trabalhar e mudar seus “velhos e equivocados” padrões mentais, não tenhamos medo de mudar, de experimentar novas formas  de viver.

Se a preocupação, se ansiedade  te atinge, entenda que preocupação é um tipo de medo, ela não evita, não protege, não resolve situação alguma em nossa vida e quase sempre nunca acontece o que  motivou a nos preocupar.  Ansiedade é pretensão nossa de querer resolver  as coisas, lá no futuro e o único momento real que temos de fato, é o presente. Nos conscientizemos mais da importância dele, mande a preocupação para bem longe e em seu lugar plante bons pensamentos,  no começo a mente pode teimar e resistir, mas com o tempo verá que vai trazer bons resultados e vai  observar mais o que pensa, sente e quando preciso, vai  trabalhar mudanças.

Enfim, o que quero compartilhar com vocês é que está em nossas mãos o curso de nossas vidas, não importa o tamanho do que nos aflija ou de fato  nos atinja, podemos escolher como experienciar  tudo isso, se vamos ficar presos, agarrados ao nosso pesar ou se vamos mudar nossa percepção e entender que absolutamente tudo é lição de vida, é uma oportunidade para aprendermos a enfrentar e superar.

Fomos criados para sermos felizes e o seremos na medida que mesmo a aparente adversidade que nos venha, seja enfrentada de forma construtiva, que nós consigamos tirar flores até das dores, sermos chama de luz  na escuridão, fazermos da dor, benção e oportunidade de crescimento, e olha que não quero de modo algum fazer apologia à dor, na verdade se o sofrimento vem é porque foi o único meio que a vida encontrou para agir em nós, se tiver que fazer apologia eu faço sim é da alegria, santo remédio para tudo na vida.  Entendamos que seja o que for que tenhamos que  enfrentar,  o que tem que mudar é a nossa maneira de lidar, pois, tudo muda quando nosso “olhar” muda sobre toda e qualquer situação. Isso sempre há de fazer  toda a diferença.

O exterior pode aparentar ser o mesmo, a mudança tem que ocorrer  a partir do nosso interior. Então,  quando eu ou vocês tiverem algum tipo de problema, vamos  refletir, procurar mudanças,  para criarmos e atrairmos  boas energias, boas companhias, tudo de bom que tanto queremos, porque a vida não para, não mima ninguém, mas é rica em  oportunidades que se abrem pelos mais diversos caminhos, cabe a nós, seguirmos  o de espinhos ou aquele cheio de flores, com perfume de alegria e amor.

Tudo pode ser mudado, se assim o escolhermos.  Acreditem e assim o será.

Texto de: ValériaC 
Imagem: daqui

39 comentários:

  1. oi Va,

    que lindo texto,
    li com muita atenção,
    mas vou reler e reler,
    tenho muito que aprender...

    beijinhos
    obrigada por dividir!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a vida anda, independente do que vamos nela vivendo... E trocar sentimentos ruins por bons, tentar ser felizes, ajuda muito ! beijos,linda semana com boas trocas sempre!chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Acho que temos duas alternativas, diante das situações da vida: continuar ou perecer. Prefiro a segunda.

    ResponderExcluir
  4. Valeria, seu texto chegou na hora, realmente apesar de tudo o que possa aocntecer , a vida continua, um novo dia começa cheio de possibilidades.

    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga,

    Uma delícia te lê, tudo tão bem desenvolvido, explicativo que hora não deixa duvida alguma.
    Sim somos unicos responsáveis pelos efeitos em massa que nos chega, pelas causas muitas que vivemos e na ventura mesmo d'outras que nossas memórias adormecidas, não cogitam a mínima ideia do que seja. Somos magnetos, senhores de atração e nada nos chega por entrega errada de endereço, por isto é necessário que fiquemos atentos as nossas mudanças, reformas necessárias, bem como a propria sintonia que seja direcionada a coisas bem fazejas, pois que o universo conspira nessa aliança que se agiganta a cada chegada, cada partida, cada força que nos atinge o profundo e sem forças não damos conta de receber...
    Porém de um jeito ou de outro, chuvas fina ou grossa, qualquer coisa serve a nós como sabedoria de fazer um bom proveito. Que sejamos felizes e saibamos aproveitar cada quirela a juntar os grãos, estender como um tapete a dar continuidade a caminhada...

    Fica difícil né minha amiga, não dá uma esticadinha, adentrar as tuas letras e rrefletir um pouco mais, o que ainda ficamos a saber que tudo não foi dito, mas o tempo nos cobra presença em outros afazeres...

    Fica aqui um beijo forte no teu coração no ensejo de que tenhas uma feliz semana...

    Livinha

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Valéria,

    Uma amiga muito querida sempre me falou aquilo que a Nivinha disse,o sofrimento não chega no endereço errado,nunca...mas eu também acho que nossas forças mentais nos ajudam a tirá-lo de nossa casa e de nossas vidas.Sou uma pessoa comum,igual a tantas,mas dificilmente sinto dor,desde que fiz um curso intensivo(por conta própria)de Parto sem Dor.Em se tratando de dor física,causo espanto entre os que comigo convivem...outros tipos de dores relacionadas a sentimentos me atingem um pouco,mas uso desde criança o jogo do contente da Pollyana e assim vou vivendo.

    Seu texto está excelente,vou até relê-lo e refletir sobre ele.

    Uma semana muito feliz para você.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo:o sofrimento não chega ao endereço

    ResponderExcluir
  8. LINDO MINHA AMIGA HOJE ÉDIA DE REPENSAR A VIDA DIVULGAR PARA OS OUTROS O QUE SABEMOS E APRENDER COM HUMILDADE AQUILO QUE OS AMIGOS TEM PARA NOS ENSINAR MEU MARIDO HOJE CEDO ME QUESTIONAVA O PORQUE DAS PESSOAS BOAS QUE NÃO FAZEM MAL ALGUM AOS OUTROS SOFREREM TANTO AS VEZES ATÉ MAIS QUE LADRÕES BANDIDOS PESSOAS RUINS E EU ESPLIQUEI A ELE O QUE TENHO LIDO E APRENDIDO A RESPEITO
    MAS HOJE PARECEQUE EM QUASE TODOS OS BLOGS A MENSAGEM É ESTA REVER
    O APRENDIZADO DIVIDIR CONHECIMENTOS AMAR AO SEMELHANTE ACHEI MARAVILHOSO SEU TEXTO E AGRADEÇO POR COMPARTILHAR BJS BOA SEMANA MARLENE

    ResponderExcluir
  9. Gosta da sua filosofia de vida, Valéria. Muito.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Valéria.
    Responsabilidade pelas escolhas, assumir em nossas mãos o que tivermos como consequência e nisto fico a pensar no que a Calu escreveu sobre Niterói e que assino em baixo. Penso que o ser humano está tão voltado para a matéria que tem deixado de lado o humano e vivenciamos e presenciamos o caos, e somos parte desta parcela e nos cabe como ser humano fazer a virada.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Valzinha, te ler sempre nos traz grandes lições de vida.
    Tenho aprendido que o sofrimento só faz morada nos corações que ainda não conseguem ver o outro lado do véu e que não se abrem para a vida.
    O importante não é a situação em si, mas sim como reagimos á ela, e quando nossas reações passam a ser diferentes todo o quadro muda.
    Quando passamos a fluir com a vida em vez de resistirmos á ela, o sofrimento desaparece, novas portas se abrem e coisas maravilhosas passam a acontecer.
    Todos os dias temos oportunidades de rever valores, e quanto mais fazemos isso melhor nossa vida se torna.
    Agradeço de coração por toda sua força e seu carinho, estamos sempre juntas, beijos na alma!

    ResponderExcluir
  12. Como sempre, um belo texto!
    Queremos ser felizes?...Vamos buscar pensar no que nos traz felicidade, vamos sorrir mais, vamos principalmente
    colocar amor em nossos corações, amor puro e também vamos deixar de lado a auto piedade e nos amar com bastante ternura...
    Uma bela semana pra você minha querida amiga.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que lição este seu texto...deveríamos ler todos os dias!!!
    Bom...eu não sou do tipo de ficar sentada à beira do caminho...mas para vencer o dia a dia e as dificuldades as vezes precisamos acreditar mais na gente e nos amar!
    Parabéns pelo post...
    Bjs e te desejo uma ótima semana com muitas ideias e paz!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  14. Oi Valéria!
    Ler suas mensagens é sempre um bálsamo e este texto está um primor. A vida passa independente de nós, de como estamos e de como chegamosaté ali por nossas escolhas, por isso devemos procurar viver o melhor, o nosso melhor.
    Beijinhos e uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  15. Excelente reflexão de maturidade de vida. Parar. Analisar. Confiar. Projetar. Solucionar... são ações favoráveis às nossas mudanças necessárias em nossas vidas!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  16. Val,mais um texto super util para nossa vida!Eu adorei e aprendi aqui!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. querida Valeria,

    eu preciso lhe dizer que qd entro aqui e leio seus textos, tem sido bençãos pra mim...

    tenho levado daqui grandes ensinamentos...eu quero lhe dizer OBRIGADA!

    DEUS lhe abençõe...lhe cubra de bençãos...

    boa semana!

    bjos!

    Zil

    ResponderExcluir
  18. Valéria querida!
    Preciosa sua postagem!
    A vida não para e vivê-la bem só depende de nós.
    Amei ler seu texto!
    Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  19. Valéria
    Este texto me fez refletir muito, e com certeza vai me ajudar na caminhada, obrigada. Boa noite, beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi Valéria,

    Uma preciosidade sua postagem.
    Um grande ensinamento.
    A mudança precisa ocorrer a partir do nosso interior, se assim quisermos e aceitarmos.

    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  21. Valzinha, primeiro, me emocionei com o comentário da Zil, que é uma amiga demais de especial pra mim.

    Eu só consegui perceber o quanto a vida tem a me ensinar quando parei de me portar como uma criança mimada, quando não tapei os ouvidos ou os olhos pra escutar e/ou ler o que tinham pra me dizer, quando comecei a encarar a mim mesma sem medo de ser quem eu era, tudo ficou tão mais leve. E atrai pessoas de uma riqueza de coração imensa e sou grata por isso, muito mesmo. Não preciso falar que vc é uma delas, né?! Minha fofura iluminada, ameiiiiiiiiii a imagem :)

    bjos na bochecha linda!

    ResponderExcluir
  22. Querida,
    Se não mudarmos por dentro nada muda por fora...Não adianta mudar a cor da casa, do escritório e do cabelo....Vc continuará cinza por dentro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Valéria! Vim através do Pintando Borboletas e amei seu cantinho.
    Suas palavras são energizantes e encantadoras. Lindo texto!

    Um terno abraço

    ResponderExcluir
  24. Valéria que texto rico, admirável, digno de nota mil, por isso colei e vou aproveitar ele, para passar para um grupo de pessoas com depressão, lá sou voluntária e seu texto vai ser maravilhoso repassar, se me permitir!! beijosssss millllll!!
    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  25. Valéria minha flor,

    Olha só a sintonia, pois respondi seu comentário do “Essência” justamente tocando neste ponto.
    Diante de tudo que me chega, procuro não desanimar, primeiramente tento compreender “qual o sinal” que o Universo está me mandando, e quando as coisas parecem fazer mais sentido e começo a ter uma percepção maior, as coisas vão clareando.
    Mas é bem aquilo que você disse, não é fácil, mas com muita Força e Fé vamos aprendendo e amadurecendo em nossa vida.
    O que dissestes da ansiedade, foi Fantástico!!!.....estou copiando para ler, reler, e reler, e reler.....rsrsrsrsssss.......pois ela ainda é muito forte em mim......e concordo plenamente, é pura pretensão em querer resolver tudo.
    Mas vou mandar a preocupação longe, e mesmo que minha mente teime e resista, vou persistir.
    Parabéns minha irmã, uma postagem MAGNÍFICA, um grande bálsamo para muitas almas e uma grande lição de vida.
    Que todos possam compreender cada palavrinha que dissestes, pois tocastes em pontos muito importantes sobre o Poder que existe em nosso interior.
    A forma como você escreve sempre valorizando o melhor que existe em todas as pessoas, é de emocionar........
    AMEI!!!!
    Aprendi muito com suas palavras, minha gratidão flor querida.
    Aliás, eu vou imprimir ela todinha......pois é digna de ficar na minha cabeceira junto com o “Eterno Presente”, e tenho certeza que irei aprender mais ainda.....

    Beijos carinhosos em seu coração minha irmã, que espírito de Luz és.......fico muito emocionada e agradecida por ter lhe conhecido.
    Suas mensagens me tocam muito......
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  26. Sabedoria e lucidez! Parabéns! - Abração

    ResponderExcluir
  27. Você nos deu razões para uma reflexão imprescindível. Quando algo não vai bem, ou não nos satisfaz, é preciso parar e ver o que precisa ser mudado. A chuva e o sol estão dentro de nós. Os desafios, para serem vencidos, exigem entendimento e capacidade de adaptação a fatores que não nos eram previsíveis.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  28. Olá Valéria querida,

    Que belo texto, hein? Você é detentora de muito bom senso e sabedoria.
    A vida não para mesmo e ninguém deve ficar parado no meio do caminho se não quiser ser atropelado por ela.
    Dificuldades e dor fazem parte da
    vida e são necessárias ao nosso crescimento e aprendizado. Ter consciência disso já é um passo para erguer-se e procurar seguir em frente. Está em nossas mãos optar por permanecer estático diante das dificuldades ou procurar caminhar com equilíbrio e serenidade, passando pela vida de uma maneira
    satisfatória, gratificante e feliz.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Oi Valéria,
    com mais este preciosa parada, vc nos leva a abrir os olhos d'alma e vermo-nos por inteiro, minuto a minuto refletido nos sentimentos e ações que aconteceram e que só terão continuidade se assim o escolhermos.
    Olhar de dentro e olhar de fora convergem para o mesmo ponto:a vida não pára; como queremos vivê-la?
    As escolhas são a síntese duma vida corrente e proveitosa.

    Belíssimo texto, amiga,
    muitos bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  30. Valéria,
    Fica sempre no meu pensamento algo de tudo que leio aqui.Hoje, particularmente, vou guardar como tesouro:"(...) tudo é lição de vida, é uma oportunidade para aprendermos a enfrentar e superar.(...)"
    Meu abraço carinhoso pra ti!

    ResponderExcluir
  31. Pura verdade a vida náo para quem conserta os problemas e busca uma saida é cada um, faz quem quer de verdade, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,Valéria!!!

    Lindo e verdadeiro minha amiga!!!
    Desde que conheci esta maneira de pensar, de ver a vida,procuro nortear minha vida nela.
    Nem tudo é fácil, nem todas as mudanças são de primeira,mas com persistência e paciência,vamos conseguindo lapidar nossa essência.
    A consciência que o poder de escolha é nosso, é fundamental para pormos em marcha o conhecimento adquirido.
    Saber distinguir o inevitável(morte, velhice,etc...) das coisas que nos compete mudar ajuda a ter leveza no dia a dia.É preciso aceitar as coisas que não estão ao nosso alcance.Assim como é preciso "lutar",pelas coisas que estão!
    Beijos minha querida!!!!!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  33. Olá ValériaC!!
    Texto cheio de sabedoria...o relógio não pará!!

    "...Se a tristeza aflige, mande ela passear e coloque a alegria em seu lugar...."

    Tenha uma Belo Fim de Semana!!
    Muita Luz!!

    ResponderExcluir
  34. pena que a maior parte de nós ainda não entendeu que somos os criadores da nossa felicidade ou infelicidade,que sempre podemos mudar que a vida tem um sentido e que pela lei da atração podemos escolher o que é melhor para nós, mas os pensamentos positivos e o limar as arestas aos medos é essencial
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Olá Valeria! Que linda mensagem você compartilhou! Convite a reflexão e mudança de atitude!
    "O exterior pode aparentar ser o mesmo, a mudança tem que ocorrer a partir do nosso interior."
    Verdade, é assim! Que tenhas um lindo e abençoado final de semana!

    ResponderExcluir
  36. Olá, Valeria!

    É semopre lindo ler seus textos. Novas aprendizagens sempre acontecem.

    Abraço,
    Aureliano.

    ResponderExcluir
  37. Valéria
    Ler os teus textos é como uma aula.
    Vc fala com a alma, com o coração e isso nos traz a certeza da luz que habita em você.
    Grata por tão bela lição.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Que texto maravilhoso Valéria!
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. gostei do teu enfoque, isentando-nos de culpa inúteis. realmente a vida cabe a cada um, mas de nada adianta ficar lamentando, e quem aconselha como estás fazendo cabe o papel de iluminar sem julgar. deixemos para Deus os julgamentos. teu texto me lembrou a consciência culpada. existe o momento do confronto do ser com seus atos indevidos que causa muita dor, e esta dor é terrível! muitas vezes é suficiente para que se façam iniciar as correções no perispírito culposo...
    Beijos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails