segunda-feira, 28 de maio de 2012

ALIMENTAR O CORPO E O ESPÍRITO (de ValériaC)


Fala-se tanto sobre o cuidar do corpo, em seu exercitar, em seu alimentar, o que  denota sua importância, afinal nosso corpo é morada do nosso espírito, é através dele que nosso espírito pode se manifestar concretamente nesta dimensão. Daí vemos a grande importância de equilibradamente cuidarmos do corpo assim como do nosso espírito, uma vez que este último,  traz o perfume da nossa verdadeira essência, é  ele que nos possibilita  manifestar quem realmente somos, de acordo com nossa maturidade e grau de  consciência .

Na vida, aprendemos muito com o crescimento e maturação do nosso corpo e simultaneamente enriquecemos nosso espírito pelo amplo experienciar do nosso ser como um todo, porém por geralmente darem uma ênfase muito maior no lado físico do que no espiritual, hoje quero falar um pouquinho mais deste lado, que é tão significativo, vital e eterno de todos nós.

Sei que orar é um dos caminhos de conexão com nosso Eu Superior e com  o Divino,  desde que não seja um mero derramar de palavras, lamúrias e pedidos sem fim,  soltas ao vento, mas sim, sejam sublimes energias declaradas e sentidas com o coração, num doce traduzir do que nos vai na alma.

O que poucos conseguem perceber é  que para nutrirmos nosso espírito, podemos ir muito além do orar somente em palavras, podemos “orar” através de tudo o que em nós  reflita nossos melhores sentimentos e atitudes, na nossa fala, em nosso pensamento, mas também no silêncio, que nos leva às profundezas de nosso interior, assim como na manutenção de  um  constante estado de gratidão, na  meditação, [...] . Tudo pode ser como uma oração, assim como tudo de fato é espiritual, quando feito com alma e coração.

Que o  equilíbrio se faça presente  no corpo e no espírito, escolhamos  bem cuidar do  nosso corpo, para que tenha saúde e para o nosso espírito, escolhamos nutri-lo com as nossas  mais elevadas e puras  vibrações, oremos de coração, quando e se assim o desejarmos, porém,   alcemos voos muito além, oremos de todas as formas, pois  assim o fazemos quando vibramos  e expandimos o  amor, a harmonia, a alegria, quando comtemplemos a beleza da flor, os tons  do céu de cada dia, o variar  das estações, quando  semeamos a paz em nós e no mundo, quando apreciamos o valor das  oportunidades  e lições que cada dia a seu próprio modo nos traz, quando regamos de ternura  nossas amizades e companhias, quando sentimos os tantos  sabores, as  infinidades de  perfumes, quando percebamos as belezas da natureza,  quando olhamos e sentimos amorosamente a tudo e a todos, quando temos a sabedoria de  sorvermos  as delicadezas de cada momento, quando entramos  em comunhão com as  sutilezas que a vida nos traz, no encantamento para com os pequenos milagres da vida, pela  capacidade de sorrirmos  com os lábios, com os olhos e com os nossos corações, [...]

Texto de: ValériaC (em 27/05/12)
Imagem: Google

36 comentários:

✿ chica disse...

Qualquer palavra pode virar uma oração, desde que venha de dentro e crie uma conexão com o Alto.

Detesto rezas prontas, iguaizinhas. Gosto de inventar as minhas, falar com minhas palavras e pra isso, nem igreja preciso.Na cama, no carro, na natureza, a conexão se instala.


Linda semana,beijos,tudo de bom,chica

Mari Rehermann disse...

Que bela mensagem, querida Valéria! Se cuidar do corpo é importante, cuidar do espírito é imprescindível, pois somos seres eternos...Um gesto de amor, de carinho, uma gentileza, tudo são formas de oração ao Pai!

Tenha uma excelente semana, repleta de luz e paz, querida Valéria!!
Beijos!♥

Maysa disse...

é interessante que com a maturidade vamos agradecendo mais e reclamando menos , aí! tudo vai fluindo melhor , os dias mais prazerosos até mesmo uma segunda é linda, boa semana Valéria,
forte abraço
elisa

Célia Rangel disse...

Corpo e espírito em equilíbrio reforça o nosso bem viver. É uma simetria. Não pode ser diferente.
Bj. Célia.

♫*Isa Mar disse...

Bom dia Val, realmente a maioria ainda dá mais importância ao lado físico e deixa de lado o espiritual, esquecendo que só o equilíbrio entre os dois pode nos trazer uma vida mais plena.
A nossa maior oração é sem dúvida contemplarmos as belezas da vida, vibrando o que há de melhor em todos os sentidos.
Beijos e linda semana!

Marlene disse...

uma linda mensagem de fé esperança
que nos lembra de reconhecer que nosso corpo é morada do espirito e por tanto deve ser sempre muito bem cuidado limpo perfumado consagrado
com pensamentos elevados puros
buscando sempre aperfeiçoar nosso conhecimento nossas atitudes e
sentimentos para com nosso proximo
para com nossa vida num todo,um texto maravilhoso para nossa reflexão um abraço grande amiga que deus seja sempre contigo bjs marlene

Anne Lieri disse...

Valeria,que bonita e importante msg!A oração feita com o coração é mesmo essencial para nossa vida!Bjs e boa semana!

Smareis disse...

Olá Valéria, toda mudança tem que começar primeiramente em nós, assim a paz reina sempre...
Essa mudança é quase uma oração, é perfeita e válida, e é isso que alimenta nossa vida.

Beijos e ótima semana.

Valéria disse...

Oi Valéria!
Linda mensagem! Quando deixamos nosso coração falar mais alto o bem o alimenta e transborda para tudo, até pequenas coisas que podem se transformar em grandes como sorrir.
Beijinhos e uma semana iluminada!

Élys disse...

Em tudo deve haver o equilíbrio.

Orar é entrar em comunhão com Deus, não só através das palavras sentidas, mas também, vibrando com uma bela flor a desabrochar, com o sorriso de uma criança, o olhar doce de um ancião, um pássaro que afaga os seu filhotes no ninho, etc, etc, etc...
Tenha uma boa semana. Beijos.
Élys.

Leninha disse...

Oi Valéria!!!

Mens sana in corpore sano,já nos ensinava Platão e é o que realmente precisamos cultivar...muitas vezes nos esquecemos do nosso espírito,habitante de nosso corpo,para só nos dedicarmos ao culto da perfeição das formas,à escravidão dos modelos a nós impostos pela sociedade.
A oração nos aproxima do Eterno e se reflete em nossa aparência,na harmonia ao nosso redor e na melhor aceitaçào dos fatos da vida.

Com carinho,bjsssss,
Leninha

Cadinho RoCo disse...

Devemos cuidar da vida como um todo.
Cadinho RoCo

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida Amiga, hoje eu quero muito lhe agradecer a sua linda e carinhosa presença no meu cantinho! Meu carinho sempre.
Tem um selinho lá no meu cantinho, feito com muito carinho! Se gostar leve com você!
Abraço amigo!
Maria Alice

Zilani Célia disse...

OI VALÉRIA!
O SORRISO É UM PODEROSO VEÍCULO DE EXPANSÃO DO QUE LEVAMOS NA ALMA, FAZ MILAGRES.
TEU TEXTO ESTÁ TÃO LINDO E COMPLETO QUE FALTAM PALAVRAS PARA COMENTÁ-LO.
ABRÇS
zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Cidinha disse...

Oi, Valéria. Linda mensagem! A forma para que possamos viver melhor é o equilibrio corporal e espiritual. Linda partilha! Obrigada. Agradeço a carinhosa visita. Bjos e feliz semana!

Vera Lúcia disse...

Olá Valéria querida,

O equilíbrio, sem dúvida, nos proporciona uma vida saudável e plena. É indispensável os cuidados com o corpo, já que o espírito necessita dele para cumprir sua missão. E é o espírito que é eterno em nós e necessita de alimento diário, através da conexão com o Criador e com os valores que o engrandecem.

Parabéns pelo belo e reflexivo texto.

Que sua semana seja iluminada!

Beijos.

Bergilde disse...

Equilíbrio é a palavra- chave nas nossas necessidades cotidianas e que pode ser buscado também e principalmente por meio da oração.
Estamos precisando,o mundo precisa da misericórdia divina!
Abraço carinhoso,

Nyce Pinto. disse...

Querida Valéria, vim lá do Blog da amiga Isa Mar, com a intenção de dizer que adorei teu comentário e como disse lá, aprendo com os textos e com os comentários que quando posso leio... Chegando aqui sou "recebida" com essa belíssima mensagem "alimentar o corpo e o espírito"... e tenho certeza que tudo na nossa vida está interligado, não acontece ao sabor do acaso! Não posso sair daqui, embora tenho aprendido com todo texto, sem dizer o que mais profundo ficou:

"Na vida, aprendemos muito com o crescimento e maturação do nosso corpo e simultaneamente enriquecemos nosso espírito pelo amplo experienciar do nosso ser como um todo, porém por geralmente darem uma ênfase muito maior no lado físico do que no espiritual, hoje quero falar um pouquinho mais deste lado, que é tão significativo, vital e eterno de todos nós."

Somos mais que um corpo, não é mesmo amiga? Muito obrigada por mais esse aprendizado! Muita luz na tua vida! Um abraço!

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Valéria minha flor,

Sempre tive em mente de que não devemos desprezar o nosso físico e também tudo que se refere ao lado material, pois através de tudo isto que podemos manifestar nossas vivências que sempre nos levarão á grandes aprendizados.
Minha irmã, sabes que aprendi contigo uma nova forma de entrar em comunhão comigo mesma, através de suas palavras que sempre me fizeram “perceber” todas as sutilezas que existem á nossa volta.
Isto sim é a mais preciosa forma de oração que podemos fazer: apreciar a vida em toda a sua plenitude, e emanar muito Amor em todas as nossas atitudes.

Cada vez mais me encontro com suas postagens, cada mensagens Maravilhosas e grandes lições que escreves, que estava aqui pensando comigo: porquê você não escreve um livro?
Tenho certeza que ajudaria muitas pessoas a expandir a mente e também a mudar suas vidas de forma positiva.

Tenhas uma semana muito abençoada!!!!
Beijos na Alma!!!

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Minha vida é toda puro milagre...
Bjm de paz

Sérgio Santos disse...

Valéria, adorei seu blog. Parabéns! O seu texto é muito reflexivo. Não é fácil equilibrar espírito e corpo, e é necessário ficarmos atentos a isso sempre. Tem tanto um e nem tanto o outro. Beijos.

marciagrega disse...

Corpo, mente e espírito devem estar em equilíbrio. Tudo é necessário, por este motivo temos que ficar atentos...
O ser humano tem a tendência de pender somente para um lado da balança...aí fica com as energia todas desequilibradas...

Beijão

Ana Bailune disse...

Olá, Valéria! Interessante eu deparar com esta postagem, pois ontem mesmo eu estava dizendo ao meu marido que não tenho mais conseguido rezar. Mas vou continuar tentando.

Calu disse...

Alimento d'alma, oração/ meditação nutre, revigora, fortalece.È motor de cada dia, nos equilibrando para sua vivência em plenitude.
No templo do corpo, há o altar da alma,e ambos devem ser cuidados e ornados na grandeza que representam: o dom Divino na vida de cada um de nós.
Aqui ,é uma fonte constante de boas iniciativas.Obrigada, Val.
Bjos,
Calu

Kellen Bittencourt disse...

Oiii Valéria, não tinha visto essa postagem, mais uma reflexão importante para nós, as vezes é difícil manter o equilíbrio e a sintonia, trata-se de um exercício diário! Bjooooss

blog da Paraguassu disse...

Olá Valéria querida,
A forma como entramos em contato com Deus pode ser feita de diversas maneiras. A mais usual é através da prece. Porem, em qualquer lugar em que estejamos, isto pode ser possível.
Caminhando pela rua, p. ex., podemos, através do pensamento, ligar-nos ao Altíssimo, numa conversa, num bate-papo entre nós e a Divindade. Deus aceita-nos como somos, para que tenhamos, se for o caso, chance de mudarmos nosso modo de ser e de entender o lado espiritual da vida.
Um grande beijo, amiga.
Maria Paraguassu.

**♥✿Franciete-✿♥** disse...

Minha querida amiga, prometo que venho ler sua postagem que deve de estar linda, mas peço desculpa me diga por favor se eu a magoei em alguma coisa que tivesse dito.
Como era sempre tão presente e há tempos que aqui não vem , repare meu bem, que com isto eu não istou a criticar, longe de mim tal coisa mas confesso que me sinto preocupada, cada amigo para mim é uma estrelinha que brilha no céu, tenha um feliz dia beijinhos de luz e muita paz.

Jorge (Nectan) disse...

Cuidar do Espírito é cuidar também das emoções. Afinal são elas que nos fazem sofrer com tanta frequencia.
Anjo, beijo em teu coração!!!!

ONG ALERTA disse...

Cada momento em nossa vida buscamos compreender que o simples é mais, tudo se cria, tudo se conquista, beijo Lisette.

jose claudio disse...

Eu tenho como minhas melhores orações para me enriquecer o espírito os gestos. Deles emanam toda a minha intenção de amor ao próximo e a mim mesmo. Quanto mais semeio harmonia, justeza, bondade e solidariedade, mais sinto que me aproximo de Deus. Maravilha a sua reflexão, Valéria. um abraço e ótimo final de semana. Paz e bem.

Marlene disse...

ola valéria querida passei para mais uma vez reler esta mensagem linda e tão especial vim tbm desejar que tenhas um final de semana lindo e abençoado bjs marlene

Lua. disse...

Olá adorei seu blog bjs.

Denise disse...

Valéria, admirarmos a natureza e reconhecer seu criador é um ato de louvor a Deus.
Mas tb oramos através de nosso atos e atitudes. E é aí q nosso corpo é importante, como intermediário de nossos bons atos. Muita paz!

Ricardo Miñana disse...

Interesantes reflexiones,
un placer leerte.
saludos.

Ilca Santos disse...

Olá querida Valéria,
Quando estamos em perfeita sintonia com Deus conseguimos alcançar esse equilíbrio, o verdadeiro alimento para o nosso corpo e o nosso espírito, tendo o Pai no coração tudo flui.
Parabéns pela sua maravilhosa postagem, sempre é um grande aprendizado para nós.
Beijos de luz!

pensandoemfamilia disse...

Equilíbrio corpo e mente, cuidar da saúde física e mental, estarmos conectados com tudo que nos rodeia, apreciando o belo enquanto natureza, amando e sendo amados.
bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails