terça-feira, 28 de agosto de 2012

RESOLVENDO A VIDA (de ValériaC)


Quase sempre temos muita facilidade em  ‘aconselhar’ os outros, em até  ‘resolver’ os problemas dos outros, mas nem sempre temos esta mesma facilidade para conosco, daí então, quando temos algum problema, seja ele,  profissional, familiar, de relacionamento ou doenças,  nos descabelamos, nos deprimimos, temos vontade de mudar de emprego, de casa, de parceiro, de cidade, ir pra Lua, na vã tentativa de não termos que enfrentar o que de fato é nosso maior problema: nós mesmos diante do que nos preocupa, nos entristece ou alguma doença que nos acomete.

Infelizmente é comum  não nos darmos conta de que onde quer que a gente vá, os nossos mais sérios problemas vão conosco. E por este motivo que digo que o problema maior não está no exterior em si, mas no modo como digerimos  interiormente o que este exterior nos traz. Porque na  verdade, só conseguiremos nos sentir bem, de fato, se estivermos bem interiormente.

Portanto, não adianta a gente se esconder, tentar fugir, fazer de conta que nada está acontecendo ou  de repente, querer resolver tudo impulsivamente, no calor da emoção, jogando tudo pro alto,  porque os maiores problemas e desafios são aqueles que por mais que nos agradasse escapar, jamais poderemos escapar deles.

Cada um de nós tem sua cota e há de se encarar de frente, pois são situações que ninguém, por mais que nos ame pode viver em nosso lugar, assim como também não podemos viver no lugar dos outros.

O jeito é nos dar as mãos* e nos conduzir carinhosa e pacientemente pela vida, sem julgamentos e criticas, mas sim, acreditando que somos capazes de superar, pois tudo é passageiro e depende somente de como  iremos lidar.  Com nossa mente inteligente aliada especialmente ao que trazemos em nosso interior, sentindo em nosso coração o que nossa alma diz, vamos nos levando adiante, escrevendo a mais bonita história, semeando belas sementes através de nossas escolhas e seja colhendo o que for, que  consigamos humildemente  tirar as melhores  lições, para que enfim, consigamos despertar e apreciar  os sabores e perfumes de cada passo desta nossa  jornada sem fim.


*e se sentimos que não estamos conseguindo resolver nossos ‘problemas/desafios’ sozinhos, procuremos a ajuda de um terapeuta, cujo papel , não é resolver os nossos problemas por nós, mas  atuar como um ‘facilitador’ para  vivenciarmos este nosso  processo pessoal, até porque tudo está sempre em nossas mãos, certo?

Texto de: ValériaC (em 30/04/12)
Imagem: Google    

24 comentários:

✿ chica disse...

Lindo e bem acertado teu tema e texto... Parece fácil sugerir caminhos aos outros. O importante é nós saber trilhá-los também, sabendo de cada tombo, das pedras que teremos que tirar. E, não adiante: cada um tem o SEU MODO de ver as pedras e retirá-las. Uns com lágrimas, outros com força, outros com sorriso... beijos,lindo dia!chica

Élys disse...

Uma verdade. Não podemos fugir, temos que procurar vivenciar da melhor forma possível os problemas que nos chegam, pois só assim vamos superá-los, até que um dia não mais existirão.
Beijos querida amiga.

Maysa disse...

Pois então , ainda estes dias estava pensando o pq? que tenho facilidade de ajudar as pessoas a raciocínar seus problemas e alivia-las um pouco daquela situação e quando é comigo é complicado mais é tudo isto que vc postou Valéria,
forte abraço
elisa

Kellen Bittencourt disse...

Oii Valéria, tem toda razão amiga, não adianta fugir onde que que vamos os problemas sempre irão juntos, o melhor é enfrentá-los mesmo e seguir de cabeça erguida! Bjoooossss

Ana Bailune disse...

Olá, valéria! Concordo!

Imac by Artes disse...

Valéria querida!
Grandes verdades contidas nesse texto. Amei te ler!
Abraços! Boa noite e um amanhã radiante pra ti.

Leonice disse...

Grande verdade Valéria! Com ou sem ajuda nós é que temos que enfrentar nosso problema,fugindo.....ele estará sempre a nossa frente.

Como sempre um ótimo texto.
Um grande abraço querida e muita paz.

Anne Lieri disse...

Valeria,esse tipo de aconselhamento acontece muito nos blogs e redes sociais.Cabe a nós ter sempre a posição de aprendizes,nos incluindo tb nessas msgs,como se falássemos tb para nós!Excelente seu texto e bem na hora certa!bjs e meu carinho,

Bergilde disse...

É mesmo viu Valéria,dar conselhos e opinião sobre uma questão alheia é muito mais fácil do que refletir sobre nós e nossa própria vida.Pessoalmente, tento fazer isso através da oração.E,se não encontro a resposta imediata,ao menos me consola o que já é um grande,enorme bem!
Abraço carinhoso,

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

É, seria bom se ao fugirmos para espairecer, pudéssemos deixar a nossa mente, pois tudo está nela. E com esta sempre nos acompanha, o jeito é enfrentar. Se enfrentarmos, um dia perceberemo que não era tão difícil assim como imaginávamos...

Um beijo enorme, Valéria querida!!!

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " disse...

Olá minha flor querida,

Que inspiração!!!
Maravilhoso seu texto minha irmã!!!

O engraçado é que ao resolver os problemas dos outros, somos até rápidos e as respostas estão na cara e na ponta da língua, não é mesmo?....rsrsrsrss.....mas quando é com a gente, parece que tudo trava realmente.
Acho que é porque estamos "de fora", e quando isto acontece ampliamos nossa percepção quanto aos problemas dos outros.
E este seria um ótimo exercício para começarmos a "nos enxergar" e "nos enfrentarmos" cara a cara.

E suas palavras foram muito lindas.....que nestes momentos precisamos nos aceitar, nos enfrentarmos de uma forma leve e amorosa, e com todo este "acolhimento interior" conseguiremos tirar preciosos aprendizados.

Um grande beijo em seu coração!!!


Lamarque disse...

é assim mesmo né valeria, nem sempre damos conta de que os problemas nos acompanham. é com eles convivemos, lidamos com a vida... abraços e parabens pelo texto lamarque

Maria Alice Cerqueira disse...

Querida amiga

Peço desculpas pela minha ausência, mas não é por esquecimento, mas sim por conta de meu novo projeto, o qual me está retirando muito tempo.

Ser esposa, mãe, amiga, dona de casa, e ainda aprendiz de escritora, não é tarefa muito fácil, requer de nós um grande equilíbrio.

Queria muito agradecer por sua presença amiga lá no meu cantinho, presença que me alegra por demais meu coração e minha vida! Muito Obrigada!

Me perdoe por alguma coisa.

Um lindo dia para você.

Abraço amigo

Maria Alice

António Jesus Batalha disse...

Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

Calu disse...

Pormo-nos diante de nós mesmos e sabermos discernir as escolhas que mais serão benéficas é uma arte a ser apreendida e praticada.Como vc frisou, não é fugindo ou encobrindo a realidade que poderemos equacioná-la e sim, buscando compreendê-la, seja só ou com uma ajuda profissional.
Mais um foco de suma importância vc nos traz, Valéria.
Bjinhos,
Calu

Professor Gilberto Cantu disse...

Eita pêga!(como falamos aqui no Mato Grosso do Sul).
Oi Valéria, tudo bem?
O chapéu serviu para mim.
É exatamente assim que acontece comigo. Resolvo os problemas de meio mundo, mas os meus... parecem que são pesados demais para minha costas.
É uma boa sugestão: dar-nos as mãos e seguir a vida.
Um grande abraço.
Ótimo final de semana.

Maria Luiza Silveira Teles disse...

Amiga: Você extraordinária. Escreve muito bem e vive de verdade a nossa belíssima doutrina! Eu a amo muito minha irmã!
Obrigada por ser quem é e compartilhar conosco sua enorme fé em Deus e no ser humano! Que Ele continue iluminando-a cada vez mais e você só cresça em luz e espalhe-a por todo canto.
Gjs,
Maria Luiza

Vera Lúcia disse...


Olá Valéria querida,

Concordo literalmente.
É mais fácil tentar aconselhar e ajudar o próximo do que nos ajudar. Sempre nos desequilibramos quando o problema é conosco.
Creio que todos desejamos fugir diante das dificuldades, como se elas se resolvessem por si. Se elas chegam é porque precisamos aprender algo através delas. Portanto, o melhor caminho é mesmo enfrentá-las, rogando ajuda a Deus e a quem tem capacidade e amor suficiente no coração para nos orientar. O que é nosso ninguém poderá vivenciar por nós.

Ótimo final de semana.

Beijo.

Jeanne Geyer disse...

mais um texto repleto de sabedoria e bons conselhos que podemos aproveitar. admiro tua lucidez perante a vida. beijos

ॐ Shirley ॐ disse...

Querida Valéria, sua crônica me fez lembrar essa linda frase: " Nunca diga a Deus que você tem um problema, mas, diga ao seu problema, que você tem um grande Deus". Um beijo!!!

Sônia Silvino (Crazy about Blogs) disse...

Brilhante, sábio e útil reflexão como sempre, amiga!
Bom domingo!
Ah... já ia me esquecendo!
Divulgue seu blog no meu agregador de links The Best Blogs 2:
http://soniasilvino38.blogspot.com.br
É fácil, rápido e gratuito. Passe por lá e confira!
Beijocas!

Severa Cabral(escritora) disse...

Belo dia de domingo !!!!
Sabias que tens o dom do conhecimento!
Ès forte nas palavras e sabes conduzir muito bem um texto,a pena que todos nós juntos sabemos sempre encantar o outro,e ficamos muito fragilizados quando é conosco o problema.Mas vejo que um terapeuta será meio caminho andado para a resolver um problema ...
bjsssssssssssssssssssssssssssssss
de dia de domingo !

marciagrega disse...

Ótimo texto! Já tive que recorrer à terapia e me dei bem! Foi muito útil pra mim e para minha filha que também fez análise. Eu recomendo. Porém, temos que ter cuidado ao escolher um bom profissional, pois, conheço algumas pessoas que só gastaram dinheiro e não resolveram seus problemas emocionais. Eu tive sorte de encontrar bons profissionais.

Valéria, eu vou precisar reformatar meu PC porque, creio que só minhas páginas foram infestadas de anúncios...deve ser algum vírus, ou algo parecido. De qualquer forma, obrigada pela observação!

Beijos e bom domingo

Elisa T. Campos disse...

Valéria

Tudo está em nossas mãos.
Sempre com lindos textos de sabedoria

Amei,
bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails