segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SEGUIR O NOSSO CORAÇÃO (de ValériaC)


Dia destes ouvi uma pessoa dizer que o nosso maior erro é seguir o  coração, pois ele sempre nos engana. Na hora eu pensei: o problema não está em segui-lo, mas no que as  pessoas chamam de seguir o coração, pois na verdade elas não o seguem, são movidas sim, muitas das vezes, por ilusões. E eu fico pasma em vê-las ter  determinadas atitudes (equivocadas diga-se de passagem) em suas vidas e alegarem  ter o seguido, para se justificar. Ledo engano.

A um bom tempo venho frisando  a  importância de aliarmos o bom senso ao nosso coração e se quisermos saber se estamos verdadeiramente seguindo o coração ao fazermos uma escolha, seja ela em que setor de nossas vidas for, basta ficarmos atentos  e sentirmos o que nos ecoa de dentro dele.

Se ele ficar apertado, receoso, com medo, se sentirmos que nossa escolha possa  prejudicar de alguma forma alguém e mesmo assim insistirmos em leva-la  adiante, podemos ter certeza que estamos sendo  movidos por nossas ilusões, estas sim, as maiores enganadoras de nós mesmos e não pelo coração, pois este traz em si os  nossos melhores princípios e sentimentos e se o seguirmos, faremos certamente  as melhores escolhas.

Quando seguimos nosso coração, de verdade, tudo o que mais sentimos dentro dele é uma sensação gostosa no peito, um  sentimento bom que nos invade e vai se expandindo, sentimos uma alegria e paz imensas.

Então, ao contrário do que muitos pensam, nosso coração jamais se engana, somos nós quem insistimos muitas vezes em querer encaixar e  justificar nossos atos, alegando o estarmos  seguindo, sem não nos darmos conta de que na realidade estamos,  nos contaminando e seguindo, fantasias e ilusões que infelizmente, alimentamos em nós.

Seguir nosso coração é como seguir uma bussola perfeita para nortearmos a vida, desde que nele nutramos respeito a si mesmo e ao próximo e emanemos um sentimento de paz, alegria e amor.

Nas nossas próximas escolhas, vamos nos perguntar honestamente a quem  estamos de fato seguindo? Às ilusões ou ao nosso coração? E se forem ilusões, vamos refletir melhor e buscar outros caminhos?

Texto de: ValériaC (em 05/02/12)
Imagem: Google

28 comentários:

  1. bom dia Valéria
    em primeiro lugar que dom precioso que Deus lhe dedicou quanto ao escrever , lindas suas postagens , de muito conteudo e esta tbem muito nos ajuda a pensar e repensar na vida
    forte abraço
    elisa

    ResponderExcluir
  2. Valéria minha querida
    como é bom te ler
    pensamentos maduros e bem definidos, aliado a razão.

    A razão bendita sensatez, há que fazer o peso, botar tudo na balança, saber o que vale a pena o que não cansa ou se engana, retirar de fato do meio a ilusão que são coisas de momento.
    Dizer que o coração está centrado nas emoções, mas por vezes se atrapalha, porque não se busca compreender e sim deixar-se ir como água, sem nada ver onde se vai desaguar ou se a água está límpida ou obscura, o que há de refletir...

    Gosto muito, mas muito mesmo de estar aqui, rvendo teus pensamentos, tua forma de discernir o que faz parte da vida de todos, o melhor de nós mesmo coerência acima de tudo...

    Linda semana pra ti

    Bjinhus

    Livinha

    ResponderExcluir
  3. como dizes damos tantas vezes desculpas para as nossas falhas,o coracao nao se engana somos nos que nao o sabemos escutar
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Seus textos são ótimos!
    Amo te ler...me faz muito bem.
    Concordo contigo,sempre sigo meu coração e ele nunca enganou-me.
    Abraços amiga! Uma semana linda e abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Valéria, como é difícil separar o que é razão e o que é coração! Tenho tentado entender, buscar uma razão, mas não consigo! Estou sempre em cima do muro...são duas décadas em cima do muro, ora pendendo pra um lado, ora para outro, mas nunca decido de que lado quero realmente ficar! Quero entender meu coração, mas o medo, a falta de coragem de enfrentar o novo, o desconhecido, me assusta. Talvez, meu coração já tenha me dado a resposta há muito tempo...talvez, eu é que não queira enxergar a realidade!!

    Tenha uma ótima semana!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  6. A razāo as vexes atrapalha o coração ou vice versa beijosss Lisette.

    ResponderExcluir
  7. Se tem algo que nos ajuda é isso:seguir o que fala e até mostra o coração...LINDO! beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  8. Gosto do termo NÓS e isto é uma qualidade que admiro em voce Val.
    Sempre se incluindo na lista dos desejosos por acertar.
    Realmente é dificil saber discernir a razão da emoção e é nesta pedra que a gente titubeia.
    Mas a vida é uma escola e os alunos estão sempre prontos para aprender e depois mais firmes ainda para APREENDER...
    bjs ..........

    ResponderExcluir
  9. Perfeitamente fotografada em teu texto a teimosia que em muitas pessoas, insiste em "vestir uma roupa que não lhe cabe"e se convencer que tudo está no lugar.Quando a vida mostra o engano, se desesperam procurando um culpado;o pobre coração que tentou falar e não foi ouvido.

    Tua sensível clareza destaca-se na mensagem do texto, Valéria.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir

  10. Olá querida,

    Como sempre, um texto de grande lucidez.
    Creio que o coração dificilmente nos engana. Ele funciona como um sexto sentido, sempre alerta. O equívoco é mesmo nosso, que recusamos os alertas para fazer o que, no fundo, desejamos. Aí, quando tudo vai mal, o pobre do coração é apontado como culpado.
    Creio também que o ideal seria considerar também um toque de razão em nossas escolhas. Quando somente o sentimento fala ele poderá nos trair. O equilíbrio entre os dois seria perfeito.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  11. Destaco o penúltimo parágrafo de seu artigo. Excelente! Acentuo que razão e emoção quando equilibradas, fazem com que sintamos paz e harmonia em nosso coração. Isso é fato.
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  12. oi Va,

    se está errado seguir o coração,
    eu sou a primeira que erro...
    pois o meu, é meu constante orientador...
    muito bom te ler!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Valéria!
    Gosto de seus escritos, eles são muito sensatos. É verdade, quando seguimos o coração sentimos firmeza, uma paz por estarmos fazendo a coisa certa. Se há medo, não é o coração que está no comando.
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  14. Valéria...A sua lucidez, não me surpreende, pois a minha sensibilidade me mostra o quanto és lúcida. Bom ter a amizade com pessoas como você!...

    Claro que seguindo verdadeiramente a pureza do coração, todos estaremos sempre protegidos em nossas ações e a felicidade aos poucos virá fazer morada em nossas vidas.

    Minha querida amiga, tenha uma sublime semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Querida Valeria,tem razão!Seguir o coração deve sempre nos dar bons sentimentos,leveza e certeza de que estamos no caminho certo!Linda msg e modo de pensar!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  16. Talvez o coração nunca nos engane amiga.Bom refletir sempre em cada passo dado.Otima sua inspiração de vida para tão belo texto.
    Meu abração.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  17. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir o meu humilde blog, Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir, se encontrar seu blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga. Nosso coração nunca se engana. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Acho que podemos seguir sim nossos corações.
    Antes podemos buscar entendimento no silêncio.
    Um dia de paz Valéria.
    Xeros

    ResponderExcluir
  20. Valéria, creio que seguir nosso coração é avaliarmos com a razão e o bom senso se tal atitude é a mais correta.
    Creio que quem diz que seguiu seu coração, ou que não manda nele, é porque não quer enxergar o mais essencial: A auto avaliação! Dizem seguir o coração porque não querem enxergar os prós e os contra, pois se assim fosse, não tomariam certas decisões, que sabidamente, irão lhes prejudicar com prantos, dores e sofrimentos. E isso vale para o sentimental, o familiar e o profissional.
    Mas como AS VEZES nunca aprendemos com os tombos e as quedas, jogamos a culpa no pobre coração, rsrsr.
    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Valéria querida, que trecho mais lindo:
    "Seguir nosso coração é como seguir uma bussola perfeita para nortearmos a vida, desde que nele nutramos respeito a si mesmo e ao próximo e emanemos um sentimento de paz, alegria e amor."
    Vou sempre me perguntar se estou me iludindo ou seguindo meu coração a partir de agora.... Outro dia minha filha me disse que eu me iludo muito e lendo seu texto, as palavras dela ecoaram em meus ouvidos..
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  22. Belíssimo texto Valéria!
    Acredito que seguir nosso coração, de verdade mesmo, deixando de lado a ilusão....ele não nos engana.
    Um carinhoso abraço e muita paz!

    ResponderExcluir
  23. Sabe Valéria,já ouví muito dizerem que o coração é traiçoeiro,mas nunca fui de me deixar levar por essas opiniões.Até hoje não me arrependo das escolhas que fiz por seguir os sussurros do meu.
    Grande abraço e um maravilhoso final de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  24. Valéria querida,
    Um texto perfeito, como sempre... enriquecedor, sábio e belo!
    Concordo! Seguir o coração é sempre o melhor caminho.
    Parabéns pela postagem, amiga. Linda!
    Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir
  25. Valéria como sempre uma excelente reflexão. Seguir o coração nunca é errado, as escolhas que por vezes fazemos é que não são as mais certas e depois culpamos o coração.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde amiga Valéria! Infelizmente nem sempre podemos seguir a voz do nosso coração, algumas vezes o que nos move é a própria razão, o importante é analisarmos com calma...coração ou razão? E só então decidir. bjnhos.

    ResponderExcluir
  27. Oi Valéria,
    Tem toda razão,devemos prestar bem atenção se estamos alimentando nossas ilusões ou seguindo nossos corações,até porque ele não nos leva por caminhos errados e muitas vezes temos uma noção do que pode acontecer,mas ainda assim continuamos correndo atrás das ilusões.
    Por isso é sempre bom parar pra pensar...Adorei o post!
    um ótimo domingo,abraço,=)

    ResponderExcluir
  28. Valéria
    Um texto digno de reflexão.
    Estamos sempre entre a razão e a emoção. Também costumo perguntar ao coração o rumo que devo tomar numa decisão. Buscando a sensação, a intuição não temos como errar.

    Um lindo final de semana
    Bjs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails